segunda-feira, 18 de maio de 2009

Caso MySpace: Veredicto final conhecido hoje

O veredicto final do caso MySpace, no qual Lori Drew foi condenada por ter provocado o suicídio de uma adolescente, depois de ter criado um perfil falso na rede social, será conhecido esta segunda-feira. Os advogados de acusação do caso estão a pedir três anos de prisão para a dona de casa, rejeitando a proposta de liberdade condicional sob fiança. «A acusada tornou-se o perfil público do cyberbullying», argumenta o Ministério Público, na sua proposta ao tribunal, explicando que «uma sentença de condicional encoraja outros a usar a Internet para atormentar e explorar as crianças».

A mulher foi acusada de ajudar a criar uma conta no MySpace sob um nome falso, com o objectivo de convencer Megan Meier de que estava a conversar com um rapaz de 16 anos, chamado Josh Evans. A rapariga suicidou-se em Outubro de 2006, depois de ter recebido mais de uma dezena de mensagens cruéis do falso perfil. Drew foi condenada a três violações de computador pelo que a pena poderá ir até um ano de prisão por cada crime e 100 mil dólares (73.416 euros) de multa, embora a acusada tenha alegado que não tinha criado qualquer perfil falso na rede social ou sequer enviado mensagens a Meier. Caso fosse condenada por todas as acusações, a doméstica poderia ter apanhado até 20 anos de prisão.
Contudo, de acordo com o site da revista Wired, numa avaliação prévia enviada por agendes da condicional, o cálculo levou em consideração o cadastro da arguida, o que levou a apontar uma sentença leve, que tem como referência zero e seis meses de prisão, mais o pagamento de uma coima. Drew e uma amiga, Ashley Grills, criaram o falso perfil para saber o que Megan pensava sobre a filha da primeira. Na troca de mensagens, o suposto rapaz chegou a dizer que amava a menina, mas, no dia 16 de Outubro de 2006, «Josh» enviou um recado a Megan, dizendo que «o mundo seria um melhor lugar sem ela».

Nesse dia, a adolescente suicidou-se. Quem criou o perfil foi Grills, mas afirmou que Drew é que sugeriu a «brincadeira» para saberem o que Megan achava da sua filha, tendo escrito algumas das mensagens, o que Drew, por sua vez, nega. Grills também admite ter sido ela a enviar a mensagem que, alegadamente, despoletou o suicídio, mas sublinha que a sua única intenção era terminar o relacionamento virtual, porque sentiu que a situação estava a ir longe demais.

Diario Digital

Sem comentários: