quarta-feira, 13 de maio de 2009

Euro2012: UEFA indica 4 cidades polacas, ultimato à Ucrânia

A UEFA escolheu hoje quatro cidades polacas para receberem o Euro2012 de futebol, mas apenas validou a cidade ucraniana de Kiev, dando um ultimato de seis meses para que a Ucrânia melhore as suas infra-estruturas. A UEFA entendeu que Varsóvia, Gdansk, Wroclaw e Poznan cumpriam os requisitos e serão cidades anfitriãs do Euro2012, enquanto as "suplentes" Cracóvia e Chorzow foram postas de lado.

Nas decisões do comité executivo, a nota mais importante foi o sério aviso à Ucrânia, país que para já conta apenas com a capital Kiev para o Europeu, prevendo-se que receba jogos da fase de grupos, quartos-de-final e meias-finais. A UEFA disse também que Kiev apenas poderia receber a final caso venha a fazer, até 30 de Novembro, melhoramentos significativos no Estádio Olímpico, aeroporto, infra-estruturas e hotéis. Existem outras cidades ucranianas, nomeadamente Lviv, Donetsk e Kharkiv, com ultimatos para melhorias ao nível de estradas, aeroportos, estádios e hotéis.

"Deixámos bem claro quais as condições que as cidades ucranianas têm que preencher antes de 30 de Novembro para que possam receber o Euro2012", disse o presidente da UEFA, Michel Platini. O francês disse ainda que haveria vontade para uma distribuição equitativa quanto ao número de cidades polacas e ucranianas, mas que se a Ucrânia não responder aos avisos o Europeu poderá ter um maior pendor polaco. "Organizaremos o Europeu em quatro cidades polacas e nas duas cidades ucranianas melhor preparadas", disse Platini.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários: