quinta-feira, 14 de maio de 2009

México: Férias grátis para quem apanhar Gripe A em hotéis

Um grupo de hotéis de Cancún e da Riviera Maya estão a convidar turistas mexicanos e estrangeiros a visitar a região e oferecem férias gratuitas durante 3 anos se comprovarem que se foram contagiados com Gripe A após a estada nas Caraíbas mexicanas, disse hoje um dos organizadores.

«No caso de ser comprovado que um turista foi contagiado aqui nas férias, se nos mandarem uma análise de sangue que confirme que se trata do vírus AH1N1 e que o contágio se manifestou até 14 dias após a saída, terá férias de graça durante 3 anos com um acompanhante», disse à imprensa empresário Fernando García Zalvidea. O também diretor-geral do consórcio Nacional Real Resorts disse que oito hotéis aderiram à iniciativa, que visa recuperar a ocupação, que caiu para 20% neste período. A epidemia já causou 58 mortos e 2.224 infectados no México, e afectou diversos setores económicos, sobretudo o turismo. García Zalvidea explicou que os empresários do setor que se uniram à campanha desinfectam paredes, portas, varandas, escrivaninhas e quartos dos estabelecimentos. O empresário disse que os hotéis mantiveram conversas com outras cadeias mexicanas que se interessaram em participar.

A Gripe A é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado H1N1. Este é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal. Para diagnosticar a infecção, é necessário recolher uma amostra respiratória tada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinada em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultados práticos, de acordo com o CDC (Centros de Controlo de Doenças dos Estados Unidos).

Diario Digital

Sem comentários: