quarta-feira, 20 de maio de 2009

Portugal ultrapassa Espanha em competitividade

Portugal conseguiu recuperar em termos de competitividade e tornar-se no país mais competitivo do Sul da Europa. Os dados são de um estudo do Institute for Managment Development (IMD), uma universidade suíça, que colocou o nosso país três lugares acima no ranking em relação ao ano passado.

No ranking da competitividade a economia nacional subiu três lugares em relação ao ano passado. Os dados são apresentados num estudo de uma universidade suíça que refere que Portugal ultrapassou a Espanha, o que acontece pela primeira vez desde 2005, e ainda a Itália e a Grécia. O estudo do Institute for Managment Development coloca Portugal em termos de competitividade no 16.º lugar, entre os 27 países da União Europeia, isto segundo os dados apresentados no World Competitiveness Yearbook 2009 e divulgados pelo gabinete do Plano Tecnológico. Olhando aos mesmos dados, mas já fora do âmbito dos países da União Europeia, o World Competitiveness Yearbook 2009 coloca Portugal na 34.ª posição, num total de 57 países, tendo ultrapassado a Espanha e a Estónia.

A primeira reacção a estes dados chegou do Ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, que considerou esta subida "muito positiva, especialmente num momento em que é preciso reagir à crise" e ainda que esta subida "mostra que a estratégia adoptada está a dar resultados" porque "melhorar a competitividade é uma tarefa de longo prazo" que tem de ser continuado "através de acções concretas". Segundo este estudo, a performance económica e a melhoria das infra-estruturas foram essenciais para a subida global do país, que se destacou também pela sua competitividade nos custos, pelo enquadramento legal e social e pelas suas infra-estruturas tecnológicas.
Face a 2007, Portugal ganhou também cinco posições e relativamente a 2005 outras duas, tendo sido um dos cinco países da União Europeia que mais melhoraram neste ranking em 2008.
O comportamento de Portugal no quadro da União Europeia apenas é comparável ao da Alemanha e Suécia, que também subiram três lugares, e inferior ao progresso da Lituânia, que subiu cinco posições, e da Finlândia, que progrediu três posições. O World Competitiveness Yearbook é uma publicação anual promovida pelo Institute for Managment Development que classifica e analisa mais de 250 critérios/variáveis agrupados em quatro factores de competitividade: performance económica, eficiência de Governo, eficiência empresarial e infra-estruturas.

Rtp

Sem comentários: