Vide nas andanças das 4 rodas
A BandarraFm deslocou-se até Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, com quem Trancoso está geminada desde 27 de Março de 1988, para a apresentação do Rally Terras de Vide Automóveis Antigos.Juntamente com a autarquia e embora com designação diferente, a Escuderia de Castelo Branco, leva os automóveis antigos nos dias 4 e 5 de Setembro de 2009 até Castelo de Vide para reeditar a subida da Rampa de Castelo de Vide. Será pela mão da Escuderia de Castelo Branco, que se levará a efeito a I Rali Terras de Vide.Prova denominada de concentração turística, por uma questão regulamentar, na realidade será a realização da famosa Rampa de Castelo de vide, traçado que em boa hora a Escuderia de Castelo Branco reactiva esta ano para fazer parte integrante do Rali Terras de Vide.
Este ano a Escuderia de Castelo Branco, vai colaborar com a Câmara Municipal e abalança-se na realização de uma prova aberta em duas frentes para todo o tipo de veículos, desde que portadores dos necessários elementos de segurança, os pilotos que correrem, não sendo porém necessário ter licença desportiva.Uma apresentação algo distinta, já que contou com 12 viaturas históricas, a percorrerem uma regularidade junto a Câmara Municipal de Castelo de vide que deu as gentes da vila um aliciante do que a prova poderá corresponder em termos competitivos. A Organização ofereceu aos dois melhores participantes a inscrição para a prova de Setembro.A prova decorrerá no dia 4 com a rampa, e a segunda etapa dia 5 com duas secções.
Classificação na Prova de Regularidade:
Lourenço - Paula Ferreira
José Santos Fernandes
Alexandre Calheiros
António Simões Nunes
Pedro Dinis
Fernando Vaz Pinto
Carlos Duarte Ferreira
João Carrega
Jorge Azevedo
José Borges de Castro
José Marques Pereira
Fernando Neves
Marku Alen Na Figueira Da Foz será Boa Viagem
A ideia partiu da Câmara Municipal, aproveitando a presença do piloto finlandês, Markku Alen, na Figueira da Foz, no final de Maio, por altura do "EFigueira Festival": trata-se de reeditar o mítico troço da Serra da Boa Viagem - mais precisamente a parte vísivel na imagem acima, cerca de 2,5 dos mais de oito quilómetros originais, a disputar na noite de 29 de Maio - correspondendo, desse modo, a um desejo expresso por Alen, cinco vezes vencedor do "nosso" rali, em voltar a conduzir nas estradas florestais que fazem parte da história da competição automóvel em PortugalO troço da Boa Viagem acompanhou, em 1973, a estreia do então Rali TAP no mundial; voltou a incluir o percurso do rali na década de 80 e, mais tarde, em 1997, no último ano em que a cidade serviu de base à competição. Ficam na memoria de algumas recordações fotográficas desses tempos, recolhidas na imensidão de passagens no salto. De lembrar ainda um vídeo, de pouco mais de 30 segundos, captado no interior do Ford Escort de Carlos Sainz, durante a super-especial da Boa Viagem, que acabou anulada devido, essencialmente, à má colocação (e comportamento) do público. Que, recorde-se, acorreu em massa à serra.
O regresso à Figueira da Foz do piloto finlandês, cinco vezes vencedor do Rali de Portugal, para participar no “EFigueira Racing Festival”, acabou por levar a Câmara Municipal, parceira do evento, a promover uma demonstração de pilotagem em parte da classificativa de asfalto que integrou o percurso do rali nas décadas de 70 a 90. “Recordar o troço da Boa Vigem corresponde a um desejo pessoal do Markku Alen”, disse José Cardoso, promotor do ““EFigueira Racing Festival”, evento que vai decorrer entre 29 de Maio e 1 de Junho. Já Lídio Lopes, vice-presidente da autarquia da Figueira da Foz, explicou que a reedição da “carismática” classificativa da Boa Viagem ocorre no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal e a organização do evento. O troço escolhido tem 2,5 quilómetros, a subir, entre o Cabo Mondego e a Casa de Chá, no cimo da serra, percurso idêntico à super-especial do rali de Portugal de 1997, que acabaria anulada devido à grande afluência de público.
A BandarraFm deslocou-se até Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, com quem Trancoso está geminada desde 27 de Março de 1988, para a apresentação do Rally Terras de Vide Automóveis Antigos.Juntamente com a autarquia e embora com designação diferente, a Escuderia de Castelo Branco, leva os automóveis antigos nos dias 4 e 5 de Setembro de 2009 até Castelo de Vide para reeditar a subida da Rampa de Castelo de Vide. Será pela mão da Escuderia de Castelo Branco, que se levará a efeito a I Rali Terras de Vide.Prova denominada de concentração turística, por uma questão regulamentar, na realidade será a realização da famosa Rampa de Castelo de vide, traçado que em boa hora a Escuderia de Castelo Branco reactiva esta ano para fazer parte integrante do Rali Terras de Vide.
Este ano a Escuderia de Castelo Branco, vai colaborar com a Câmara Municipal e abalança-se na realização de uma prova aberta em duas frentes para todo o tipo de veículos, desde que portadores dos necessários elementos de segurança, os pilotos que correrem, não sendo porém necessário ter licença desportiva.Uma apresentação algo distinta, já que contou com 12 viaturas históricas, a percorrerem uma regularidade junto a Câmara Municipal de Castelo de vide que deu as gentes da vila um aliciante do que a prova poderá corresponder em termos competitivos. A Organização ofereceu aos dois melhores participantes a inscrição para a prova de Setembro.A prova decorrerá no dia 4 com a rampa, e a segunda etapa dia 5 com duas secções.
Classificação na Prova de Regularidade:
Lourenço - Paula Ferreira
José Santos Fernandes
Alexandre Calheiros
António Simões Nunes
Pedro Dinis
Fernando Vaz Pinto
Carlos Duarte Ferreira
João Carrega
Jorge Azevedo
José Borges de Castro
José Marques Pereira
Fernando Neves
Marku Alen Na Figueira Da Foz será Boa Viagem
A ideia partiu da Câmara Municipal, aproveitando a presença do piloto finlandês, Markku Alen, na Figueira da Foz, no final de Maio, por altura do "EFigueira Festival": trata-se de reeditar o mítico troço da Serra da Boa Viagem - mais precisamente a parte vísivel na imagem acima, cerca de 2,5 dos mais de oito quilómetros originais, a disputar na noite de 29 de Maio - correspondendo, desse modo, a um desejo expresso por Alen, cinco vezes vencedor do "nosso" rali, em voltar a conduzir nas estradas florestais que fazem parte da história da competição automóvel em PortugalO troço da Boa Viagem acompanhou, em 1973, a estreia do então Rali TAP no mundial; voltou a incluir o percurso do rali na década de 80 e, mais tarde, em 1997, no último ano em que a cidade serviu de base à competição. Ficam na memoria de algumas recordações fotográficas desses tempos, recolhidas na imensidão de passagens no salto. De lembrar ainda um vídeo, de pouco mais de 30 segundos, captado no interior do Ford Escort de Carlos Sainz, durante a super-especial da Boa Viagem, que acabou anulada devido, essencialmente, à má colocação (e comportamento) do público. Que, recorde-se, acorreu em massa à serra.
O regresso à Figueira da Foz do piloto finlandês, cinco vezes vencedor do Rali de Portugal, para participar no “EFigueira Racing Festival”, acabou por levar a Câmara Municipal, parceira do evento, a promover uma demonstração de pilotagem em parte da classificativa de asfalto que integrou o percurso do rali nas décadas de 70 a 90. “Recordar o troço da Boa Vigem corresponde a um desejo pessoal do Markku Alen”, disse José Cardoso, promotor do ““EFigueira Racing Festival”, evento que vai decorrer entre 29 de Maio e 1 de Junho. Já Lídio Lopes, vice-presidente da autarquia da Figueira da Foz, explicou que a reedição da “carismática” classificativa da Boa Viagem ocorre no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal e a organização do evento. O troço escolhido tem 2,5 quilómetros, a subir, entre o Cabo Mondego e a Casa de Chá, no cimo da serra, percurso idêntico à super-especial do rali de Portugal de 1997, que acabaria anulada devido à grande afluência de público.
A reedição da prova especial da Boa Viagem está agendada para a noite de 29 de Maio, a partir das 22h00.O autarca justificou com “questões de segurança” a opção por um troço mais curto do que o original, cuja escolha obrigava a uma operação logística de grande envergadura ao nível de meios de socorro e de fecho dos vários cruzamentos existentes na Serra da Boa Viagem. A classificativa original tinha mais de oito quilómetros e terminava junto a Quiaios, povoação que dava nome a um famoso “salto” existente no percurso que integrou o rali TAP de 1972 e 73. Embora ainda esteja por definir qual a viatura que Markku Alen vai conduzir na reedição da classificativa, a organização espera a participação de outros pilotos dos ralis nacionais “com carros próprios”, disse José Eduardo Cardoso.
O “EFigueira Racing Festival” vai decorrer nas antigas instalações de uma indústria de madeiras, na margem esquerda do Mondego e, entre outras valências, integra uma competição automóvel, a 30 e 31 de Maio, com a participação de mais de 30 pilotos nacionais e internacionais. Além de Markku Alen - que em 1978 venceu a Taça FIA de Pilotos, competição que no ano seguinte daria lugar ao mundial de ralis - confirmaram a presença Timo Salonen, campeão mundial em 1985, e Didier Auriol, o francês que conquistou o título em 1994, que já disse que não, (o que leva a pensar se não será outra tramóia como a que era para ser levada a cabo). Os restantes pilotos estrangeiros são os italianos Andrea Aghini e Alex Fiorio, ambos já retirados dos ralis internacionais. A lista de competidores nacionais inclui 35 nomes, maioritariamente pilotos de ralis dos últimos 30 anos, embora não esteja ainda confirmada a relação final de participantes. A competição será disputada, por eliminatórias, ao volante de carros de ralis como o Lancia Delta Integrale e o Mitsubishi Evo IX, numa pista de terra batida construída para o efeito.
Salvador Cabral / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário