sexta-feira, 8 de maio de 2009

Rotações 08 Maio 2009

Provas em Destaque este Fim-de-Semana:
Rampa Internacional Serra Da Estrela
O GP de Portugal Campeonato Mundial de Motocross, Águeda 9 e 10 de Maio.Campeonato Nacional de Quad-Cross,Fernandinho-Torres Vedras
Sata Rally Açores
Rali De Martim Longo Algarve
Rali Do Sobral
Circuito De Karting Do Faial

Campeonato Nacional de Enduro Gonçalo Reis equilibra o duelo

Gonçalo Reis venceu o Enduro de Rio Maior e equilibrou o duelo com Felipe Zanol pelo título máximo da modalidade, pois reduziu para apenas 2 pontos a sua desvantagem face ao piloto brasileiro, deixando a discussão totalmente em aberto para a jornada de encerramento do Campeonato.A prova de Rio Maior proporcionou um "volte face" na hierarquia reinante no Campeonato Nacional de Enduro, ficando a competição perfeitamente ao rubro para a jornada decisiva, a disputar nos dias 23 e 24 de Maio em Góis. Isto porque Felipe Zanol e Gonçalo Reis estão apenas separados por 2 pontos na tabela absoluta – e 3 pontos na classe Elite 1. Por outro lado, Mário Patrão é o novo comandante da "Elite 2", só com 3 pontos de vantagem sobre Fernando Ferreira. E mesmo na classe "Nacional" a situação evoluiu, pois Vítor Oliveira continua na frente com 16 pontos relativamente a António Oliveira, mas este já falhou um resultado, ao contrário do rival.

Após longo interregno o pelotão dos trilhos regressou à acção, numa prova exigente com abundância de piso pedregoso, três voltas diárias ao percurso de 48 Km e o calor a fazer-se sentir. O público aderiu ao evento, usufruindo de curta deslocação entre as "especiais", situando-se a "Extreme" em plena cidade.A "Extreme" teve mesmo um papel significativo na discussão do triunfo, com Gonçalo Reis a revelar maior eficácia nesse troço artificial, numa prova em que quatro pilotos diferentes conseguiram diariamente entrar no lote dos vencedores de "especiais" – aspecto elucidativo sobre o equilíbrio do confronto. Na batalha absoluta (e na classe Elite I), Reis conseguiu impor-se a Zanol nos dois dias, batendo o brasileiro por 20,1s e 37,4s, respectivamente. Na classe, Gonçalo Bandeira foi o restante concorrente que completou os dois dias.A luta pelo 3.º lugar absoluto envolveu os melhores pilotos da classe Elite 2. No Sábado, Fernando Ferreira superiorizou-se a Mário Patrão por escassos 4,9s, enquanto Paulo Gonçalves se impunha a Sandro Marcos e Paulo Felícia para o 3.º posto da classe. Menos sorte teve Luís Correia, pois em erro de percurso ditou 8 minutos de penalização e a queda para o último lugar.

No Domingo, Mário Patrão esteve ao seu melhor nível, obtendo um êxito que valeu a subida ao comando do Campeonato na classe. O segundo colocado foi agora Luís Correia, que continua em rápida adaptação ao Enduro, seguido de Sandro Marcos, Fernando Ferreira, Paulo Gonçalves – que sofreu uma queda na última passagem pela "especial" de motocross – e David Megre. A lista de abandonos incluiu Paulo Felícia, lesionado, a juntar-se aos desistentes nos dois dias, Pedro Oliveira e Gustavo Gaudêncio, este último por problemas eléctricos na sua moto.Na categoria "Nacional", António Oliveira foi o claro vencedor em ambos os dias, secundado pelo líder do Campeonato, Vítor Oliveira, e com Norberto Teixeira também sempre na 3.ª posição.Na categoria "Verdes", na classe I Nuno Oliveira (Kawasaki) ganhou no Sábado, enquanto Luís Oliveira (Honda) se impôs no Domingo. Nas outras classes, os vencedores foram os mesmo nos dois dias: João Nobre (KTM) na II, Pedro Gravato (KTM) na Promoção e Jorge Peixoto (KTM) entre os Veteranos.

Challenge Mini – Valência Irmãos Petiz vencem na estreia

Os irmãos Petiz conseguiram no circuito Cheste a vitória na prova inaugural MINI Challlenge, que decorreu na pista de Valência. Apesar do dia quente, bem como a concorrência dos espanhóis do Grande Prémio de motociclo na televisão, uma grande audiência a ver a evolução do novo Mini e vários eventos promocionais que foram incluídas no circuito Ricardo Tormo.
Num programa de provas com a presença de um vasto conjunto de pilotos portugueses Pedro e Tiago Petiz que culmina com este 1º lugar da dupla do Porto.Pedro e Tiago Petiz partilharam o Mini que os levou à vitória, tendo afirmado que, ”estamos muito felizes pela vitória, depois de sairmos da 6ª posição. Depois de uma boa primeira parte, conseguimos manter a vantagem e levar o carro à vitória”.Marcos Fernandez completou o trabalho começado por Navarrete, terminando à frente de Bertolín. Próxima prova da Mini Challenge dias 6 e 7 de Junho em Jarama (Madrid).

Classificação da Corrida Final Mini Challenge:
1º Pedro Petiz/Tiago Petiz
2º M. Fernández/F. Navarrete
3º M. Bertolín
4º B. Mollinedo/A. Vela
5º C. A. Cerro/A. Rodríguez

O ADEUS Lousada fora do calendário

Em comunicado publicado no seu site oficial, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting anunciou a retirada de todas as provas que estavam inscritas pelo Clube Automóvel de Lousada dos caledários.Esta tomada de posição surge na sequência da ausência de reconfirmação por parte do CAL das datas de realização e pagamento das respectivas taxas das restantes provas.Assim o nacional de Rallycross ficará reduzido a seis provas nesta temporada 2009, sendo disputadas duas provas em Montalegre, duas em Castelo Branco e duas em Sever do Vouga.Divulgamos na integra o comunicado da FPAK:


CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALICROSS / CAMPEONATO DE PORTUGAL DE OFFROAD / TAÇA NACIONAL DE RALICROSSALTERAÇÃO DE CALENDARIO

O Clube Automóvel de Lousada, a quem fora atribuída a organização de duas provas do calendário dos Campeonatos e Taça Nacional de Ralicross, remeteu à FPAK em, 18 de Fevereiro de 2009, um pedido de adiamento da prova “49º RALICROSS DE LOUSADA”, cuja data de realização prevista seria a de 14 e 15 de Março.Por e-mail datado de 25 de Fevereiro de 2009, a FPAK informou a Direcção do CAL que tal adiamento havia sido concedido, mas clarificando igualmente que no que se referia às três provas inscritas pelo CAL no Calendário Desportivo Nacional 2009, deveria o CAL reconfirmar à FPAK e por escrito até 10 de Março de 2009, a sua respectiva realização e em que datas, bem como proceder ao pagamento dos respectivos direitos de inscrição no Calendário.Sem o que a FPAK se veria forçada a retirar todas provas que o CAL havia inscrito no Calendário 2009, por não existirem quaisquer garantias por parte do CAL sobre a sua efectiva realização. Caso em que, teria então que analisar a hipótese da substituição das provas de Campeonato inicialmente atribuídas ao CAL por outras provas com as mesmas características.Como até à data nenhuma comunicação escrita do Clube Automóvel de Lousada sobre o assunto foi recebida, a Direcção da FPAK, ao abrigo do disposto no Artigo 31º das Prescrições Gerais aplicáveis às provas de Automobilismo e Karting, decidiu substituir as duas provas inicialmente atribuídas ao CAL por outras duas de características semelhantes, para satisfazer as condições estabelecidas na regulamentação específica dos Campeonatos e Taça Nacional em questão.

Pelo que o novo calendário de provas dos CPRx e TNRx passa a ser o seguinte:
Junho 27.28 RALICROSS DE MONTALEGRE 1 C A VILA REAL
Julho 11.12 XIV RALICROSS DE CASTELO BRANCO ESC C BRANCO
Julho 25.26 26º RALICROSS ROTA DA LUZ /S. VOUGA VOUGA S C
Setembro 26.27 27º RALICROSS ROTA DA LUZ VOUGA S C
Outubro 10.11 RALICROSS DE MONTALEGRE 2 C A VILA REAL
Out./Nov. 31/01 XV RALICROSS DE CASTELO BRANCO ESC C BRANCO

Salvador Cabral / BandarraFm

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