segunda-feira, 11 de maio de 2009

Rotações 11 Maio 2009

Shell Eco-marathon Europe 2009 um litro para 3771 Km

Nos protótipos St Joseph La Joliverie conseguiu 3771 km. Nos Na categoria de UrbanConcept movido a hidrogénio Norges Tekniske og Naturvitenskapelige Universitet conseguiu 1246 km e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto foi primeira na categoria Gasolina.Pela primeira vez o EuroSpeedway in Lausitz foi palco da prova europeia da Shell Eco-marathon e nas cinco primeiras posições em protótipo 2 equipes francesas duas alemãs e uma Finlandesa entre 100 classificados. Em Gasolina St Joseph La Joliverie de Nantes com 3771 km foi o primeiro classificado como já vem sendo um habito.O segundo da geral e primeiro Hidrogénio foi a Technical University of Denmark, com 3549 km.Em décimo da geral e primeiro na categoria LPG foi o Lycée Marcel Callo Redon com 2380 km a Liquid Petroleum Gas ()A melhor equipe portuguesa na categoria de protótipos foi o Departamento De Engenharia Mecânica 13º da geral, - F.C.T.U.C. com 2042 km.

Na categoria de UrbanConcept o vencedor foi Norges Tekniske og Naturvitenskapelige Universitet com1246 kmmovido a HydrogenTerceiro da geral e movido a LPG Technical Universos of Denmark com 589 km foi o primeiro a Liquid Petroleum Gás.No UrbanConcept na categoria de gasolina a melhor equipe a portuguesa em 6º da geral foi a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto com 343 km.O Instituto Politécnico da Guarda foi oitavo com 297 km e o terceiro movido a gasolina, feito alcançado logo na primeira tentativa já que a segunda tentativa como se pode ver na classificação não resultou e a terceira esteve muito aquém do resultado obtido.

Premios Especiais
Protótipo: Fondazione Politecnico di Milano, Itália, que teve olho para o fabrico de seu protótipo, mas também era um veículo de manutenção, projectado de tal forma que todos os componentes eram facilmente acessíveis.

UrbanConcept: Østfold University College, Noruega, que combinado elegância estética, eficiência aerodinâmica e engenharia excelência. Eles foram capazes de assimilar uma variedade de conceitos bem sucedidos em um desenho no todo.

Comunicação & Marketing Prêmio Shell Politecnico di Torino, Itália, uma abordagem integrada, abrangente, profissionalmente gerido como os excelentes resultados alcançados no aumento da sua visibilidade nos meios de comunicação em casa.

Técnico Bosch Innovation Award ESSTIN, Nancy, França, o uso inovador de um banco de ensaio para testar a equipa que permite o veículo sem ter de alugar uma pista, e a integração do GPS incorporado um sistema de comunicações para uma melhor comunicação com o piloto.

ADAC Segurança Award Faculté Polytechnique de Mons, na Bélgica para a análise de risco estudos abrangentes e integrados aos sistemas de alerta rápido.

Shell Best Team Spirit Award ENSIAME Valenciennes, França, um excelente trabalho em equipe sobre e off-rack, uma energia positiva e que foi uma inspiração para os outros.


SKF Prêmio Eco-friendly O Eco-friendly não foi distribuído entre os prêmios especiais na edição 2009 da Shell Eco-marathon Europa, já que nenhuma das equipas inscritas conseguiu completar a corrida dentro do tempo permitido, um critério básico a ser elegível para um prêmio.

All Prototype
1 St Joseph La Joliverie Nantes 3771 km 3582 km 3771 km 3568 km Gasoline (Petrol)
2 Technical University of Denmark, DTU 3549 km 3 tours 3549 km 3490 km 542 km Hydrogen 3 Polytech Nantes 3451 km 6 tours 3451 km Hydrogen
4 Fachhochschule Trier 3178 km 8 tours 2434 km 3178 km Hydrogen
5 Tampere University of Technology 2960 km 3 tours 2960 km 6 tours 2754 km Gasoline (Petrol)
6 Univ Paul Sabatier/INSA Toulouse 2882 km 8 tours 2864 km 2882 km 2821 km Gasoline (Petrol)
7 ESSTIN- Ecole Supérieur des Sciences et Technologies de l´Ingenieur de Nancy 2814 km 2508 km 6 tours 2814 km 2220 km Hydrogen
8 Fondazione Politecnico Di Milano 2741 km 2185 km 3 tours 2741 km Hydrogen
9 Chemnitz University of Technology 2469 km 3 tours 2 tours 2062 km 2469 km Hydrogen
10 Lycée Marcel Callo Redon 2380 km 2242 km 2129 km 2380 km 1964 km Liquid Petroleum Gas (LPG)
13 Departemento De Engenharia Mecânica - F.C.T.U.C. 2042 km 2042 km 2 tours 5 tours 1898 km Gasoline (Petrol)
25 Universidade do Minho 1162 km DNF DNF 1162 km Gasoline (Petrol)
38 Institutio Superior Politéchno DE VISEU 795 km 795 km 5 tours 1 tours 8 tours Gasoline (Petrol)
43 University of Applied Science of Bragança 704 km 646 km DNF 3 tours 704 km Gasoline (Petrol)
44 Escola Secundària de Faria 698 km 698 km 3 tours 8 tours Gasoline (Petrol)
88 Universidade de Tras os Montes e Alto Douro 143 km 121 km 4 tours 143 km 131 km Gasoline (Petrol)

All UrbanConcept
1 NTNU (Norges Tekniske og Naturvitenskapelige Universitet) 1246 km DNF 4 tours 1246 km Hydrogen
2 Haagse Hoge School/TH Rijswijk Academie voor Engineering 804 km 804 km 792 km Hydrogen
3 Technical Universos of Denmark 589 km 589 km DNF Liquid Petroleum Gas (LPG)
4 University of Sakarya 568 km 407 km DNF 568 km Hydrogen
5 EMAC Albi Carmaux - Ecole des Mines 480 km DNF 480 km 1 tours Hydrogen
6 Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto 343 km 343 km 335 km Gasoline (Petrol)
7 LP Louis Delage Cognac 339 km 288 km 339 km Gasoline (Petrol)
8 Instituto Politécno da Guarda 297 km 297 km 6 tours 181 km Gasoline (Petrol)
9 Lycée Jean-Baptiste de Baudre Agen 245 km 2 tours 245 km Diesel
10 IPSA Kremlin Bicêtre - Institut Polytechnique des Sciences Avancées 244 km DNF 244 km 242 km Gasoline (Petrol)
20 University of Beira Interior 122 km 4 tours 122 km 114 km Gasoline (Petrol)

Elisabete Jacinto já tem nova montada

Elisabete Jacinto e o Team Oleoban/MAN Portugal preparam afincadamente o regresso às competições, depois de um Dakar que se revelou pródigo em mostrar as duas facetas bem distintas dos desportos motorizados. Depois do azar no Dakar deste ano, a piloto não baixou os braços e o regresso as competições está próximo. O novo MAN TGS, apresentado esta semana, e cuja base foi preparada pelo construtor germânico de camiões, é considerado um dos melhores camiões de série do mundo. Tem vindo a ser evoluído em Portugal e será com ele que Elisabete Jacinto partirá para os primeiros treinos que se disputarão em Marrocos e estará presente no Rali Transibérico, a prova portuguesa da Taça do Mundo de Todo o Terreno. “Desde que o camião chegou a Portugal não tenho parado, mas estou muito satisfeita, pois tudo tem corrido como o previsto. Vamos poder brevemente apresentar, em moldes inéditos, o nosso camião, que tem uma imagem muito mais racing” explica Elisabete Jacinto que acrescenta: “Temos em Portugal técnicos muito qualificados e torna-se mais fácil de trabalhar pois falamos todos a mesma língua. Optámos por fazer em Portugal a caixa de carga e a suspensão.

O que se fez até agora tem um enorme potencial! Se considerarmos a nova decoração e as dimensões bem mais generosas do TGS, tenho a certeza que este camião terá uma imagem marcante”. Com o novo camião preparado para grandes desafios, Elisabete Jacinto esteve recentemente em Paris onde acompanhou a apresentação do Silk Way, a nova grande competição de todo o terreno que terá lugar em Setembro. A equipa está ainda a ponderar a possibilidade de participar neste rali: “É de facto uma prova que está a suscitar um grande interesse. Tive um convite da Kamaz que muito honrou, a mim e à equipa mas que tive de declinar por não ser compatível com o nosso actual projecto. Todavia, a organização russa manifestou claro interesse na nossa presença com este novo MAN TGS e estamos a estudar as condições para analisar se é viável”. Se a participação em Setembro no Silk Way não se concretizar, é muito provável que Elisabete Jacinto esteja à partida no Rali de Marrocos, prova que se disputa em Outubro e onde já triunfou na classificação geral dos camiões. Depois, e tal como acontece há mais de dez anos, o mês de Janeiro está reservado para presença numa grande maratona de todo o terreno.

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: