segunda-feira, 22 de junho de 2009

Rotações 22 Junho 2009

AIA apresenta ‘Racing School’

O Autódromo Internacional do Algarve fez hoje a apresentação oficial da ‘Racing School’. A nova escola de pilotagem do novo Circuito de Portimão tem como instrutores pilotos de renome: Tiago Monteiro, Pedro Lamy, Pedro Couceiro, Manuel Gião, Filipe Albuquerque, José Monroy nos carros e Miguel Praia e Eugene Laverty nas motos. Os cursos ministrados são de condução desportiva e defensiva e dirige-se a todos aqueles que queiram aperfeiçoar os seus conceitos de pilotagem ou simplesmente desfrutar de uma experiência diferente.

Para Paulo Pinheiro, CEO do Autódromo do Algarve este é mais um produto de primeira linha que o Circuito disponibiliza: “Estes cursos destinam-se ao público em geral, às empresas e a todos aqueles que queiram desfrutar de uma experiência nova e ao mesmo melhorar o seu estilo de condução. À disposição dos instruendos estarão máquinas tão variadas como: Porsche Cayman S, Porsche Boxter S, Nissan GT-R, Porsche 911 GT3, Porsche 911 Carrera, Porsche 911 GT3 RS, Ferrari 360 Challenge e BMW M3 e nas Motos a Honda CBR 1000 RR”. Os amantes da condução em pista vão poder assim desfrutar de uma aprendizagem com qualidade e segurança na pista do novíssimo Autódromo Internacional do Algarve com quatro tipos de curso: Classic, Silver, Gold e Platinium com os preços a variarem entre os 299€ e os 899€.

LMS: Tiago Monteiro nos 1000Km do Algarve

Tiago Monteiro vai participar nos 1000KM do Algarve. Depois de uma experiência muito positiva nas 24 horas de Le Mans, o Team Oreca decidiu lançar novo desafio ao piloto. O reforço da confiança em Tiago é a prova da excelente prestação na prova francesa. Assim, a presença do português na próxima etapa da Le Mans Series será mais um atractivo para a ronda portuguesa, a única corrida nocturna do calendário. Tiago diz que este era um convite que não podia recusar: "A experiência em Le Mans foi muito positiva e fiquei muito satisfeito com o convite que o Hugues de Chaunac me endereçou para o Algarve. O Oreca 01 é um carro fascinante com sensações muito próximas das de um Fórmula 1. No Algarve vou conhecer melhor o carro e estou ansioso por ver como se comporta num traçado espectacular como é o de Portimão. O facto de ser uma corrida nocturna também acrescenta interesse à competição.
Mais uma vez, foi muito bom pilotar à noite em Le Mans e esta é uma oportunidade de repetir a experiência. Por sorte, os 1000KM do Algarve não coincidem com nenhuma etapa do WTCC, que continua a ser a minha prioridade, pelo que pude aceitar o convite sem pensar duas vezes. Não posso deixar de agradecer à SEAT ter permitido a minha participação em mais este desafio, que têm várias particularidades. Em primeiro lugar porque vou estar a correr perante o público português e num circuito que me entusiasma. Depois é também um momento em que poderei estar perto dos meus patrocinadores e amigos" admite Tiago. O regresso a Le Mans renovou a paixão pelos protótipos. A etapa portuguesa da Le Mans Series terá lugar entre os dias 31 de Julho e 2 de Agosto. Para o público português esta será uma das melhores oportunidades para ver Tiago a defender as cores da bandeira nacional a bordo de um carro de excepção e logo na estreia desta competição em Portugal. Um desafio a mais de 300km/h.

Sta Cruz: Camacho tudo levou

Sem dar hipóteses aos mais directos adversários e liderando de fio a pavio torna-se complicado vermos outro nome como vencedor das provas. Alexandre Camacho e Pedro Calado a bordo do Peugeot 207 S2000 começaram da melhor maneira na especial espectáculo e ao longo da prova não abrandaram, perdendo apenas terreno para Miguel Nunes e Victor Calado na 3ª prova especial, onde a diferença cifrou-se em escassas 4 décimas. Num rali sem problemas e pautado pelo grande calor, o campeão regional em título terminou com vantagem para o segundo classificado, Miguel Nunes.
A outra equipa que também tripula um Peugeot 207 S2000 travou na parte final da prova uma luta contra alguns problemas de embraiagem, problemas esses que os impediam de proceder da melhor maneira no arranque para as especiais, acabando por prejudicar o decorrer normal da especial a Miguel Nunes e Victor Calado. A fechar o pódio e como primeiro do agrupamento de produção, terminou um surpreendente Vítor Sá com o seu novo Evolution IX. Foi uma estreia auspiciosa do deca-campeão madeirense que acompanhado por José Camacho, não deu quaisquer hipóteses à concorrência e ainda conseguiu superiorizar-se a Filipe Freitas e Daniel Figueiroa durante a prova.

Vítor Sá terminou na frente de Miguel Nunes e com vantagem para o primeiro da S1600, Filipe Freitas. O piloto do Renault Clio S1600 ainda tentou debater-se com Sá mas a maior motricidade do tracção integral de Sá foi superior à tracção frontal de Freitas num piso que se encontrava a escaldar e algo sujo nas primeiras passagens. Na 5ª posição terminou João Magalhães, segundo da produção e que confessou ser impossível acompanhar o ritmo de Sá, ainda tentou alcançar o piloto do Clio S1600 de Filipe Freitas. No sexto posto da geral e 1º da Júnior, Samir Sousa com o Peugeot 206 S1600 veio redimir a sua ausência no Rali de São Vicente e graças a um azar de João Silva que numa especial fura e na outra dá uma traseirada, acabou por averbar 10 preciosos pontos naquela que é a sua luta com o jovem piloto do Renault Clio R3. Sétimo foi o regressado Rui Fernandes na frente de um Rui Pinto que esteve uns furos abaixo do que é costume, confidenciando mesmo que não ficou feliz com algumas alterações que efectuou no seu Mitsubishi Lancer Evolution IX.
A encerrar o Top10, José Camacho foi 9º com alguns problemas no Peugeot 206 S1600 e Wilson Aguiar foi 10º e 1º do Troféu Eng.º Rafael Costa. Wilson Aguiar jogou em casa e saiu com uma vitória sobre toda a concorrência, aproveitando a desistência de André Silva e os problemas sentidos por João Ferreira, o jovem piloto de Santa Cruz ganhou vantagem sobre os seus adversários e terminou à frente de Luís Serrado. A posição de vencedor só ficou decidida no decorrer do último round de especiais, uma vez que até lá o piloto da casa e o homem da Madeira Inerte estavam separados por poucos segundos, tendo na 2ª passagem pela especial da Freguesia do Caniço que Wilson Aguiar e Nuno Gomes se descolaram dos seus adversários. No que diz respeito às competições monomarca e troféus particulares, e como já foi acima referido, Samir Sousa levou a melhor no Campeonato Júnio e Wilson Aguiar no Troféu Eng.º Rafael Costa. Por entre as senhoras, Isabel Ramos voltou a liderar as operações e impôs-se a Joana Fernandes por mais de 4 minutos e 27 segundos e a Carolina Costa por mais de 6 minutos e 44 segundos. Na competição dedicada aos Citroën Saxo, João Sousa e Mauro Sousa venceram com alguma naturalidade Joana Fernandes e Sofia Pereira.
Depois da vitória no Rali de São Vicente, Rui Nunes e Nuno Rodrigues amealharam em Santa Cruz mais uma vitória no Campeonato Open de Ralis da Madeira. A dupla do Ford Escort voltou a não dar hipóteses à concorrência e especial a especial foi aumentando a vantagem para os seus perseguidores e restante caravana. Um misto de espectáculo e andamento rápido permitiram à dupla do Team C.S. Marítimo somar a 3ª vitória da temporada, aproximando-se assim dos líderes do campeonato e que terminaram na segunda posição. Apesar dos esforços, Miguel Andrade e Bruno Gouveia levaram o Renault 5 Turbo ao lugar intermédio do pódio, tendo várias dificuldades para acompanhar o ritmo da dupla vencedora. Ainda assim o segundo posto acaba por ser um mal menor para a dupla da viatura francesa, dado que a diferença pontual acaba por ser apenas de 2 pontos. No terceiro e último lugar desta competição, dado que foram algumas as desistências, terminou Narciso Andrade e Rubina Mendonça em Toyota Starlet, bem melhores que no Rali de São Vicente. Sem grandes exageros a dupla da viatura japonesa conquista um resultado que tão cedo não vai esquecer

Classificação:
1 Alexandre Camacho / Pedro Calado
2 Miguel Nunes / Victor Calado
3 Vitor Sá / José Camacho
4 Filipe Freitas / Daniel Figueiroa
5 João Magalhães / Jorge Pereira

Open
1Rui Nunes / Nuno Rodrigues
2 Miguel Andrade / Bruno Gouveia
3 Narciso Andrade / Rubina Mendonça

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: