quinta-feira, 18 de junho de 2009

Rotações 18 Junho 2009

Filipe Zanol sobe ao 8.º lugar Campeonato do Mundo de Enduro

Felipe Zanol subiu ao 8.º lugar na classe 1 do Campeonato do Mundo de Enduro, após a prova disputada na Finlândia, que completou a primeira metade da competição, na qual o piloto brasileiro continua a evoluir.Nesta quarta jornada do "Mundial" de Enduro não houve pilotos lusitanos entre os 99 participantes, mas apenas uma equipa nacional, o Team CRN/ Yamaha/ Motofundador, que inscreve Felipe Zanol. Como é habitual nestas paragens, as "especiais" foram traçadas em florestas, com as árvores muito perto do percurso. Na classe E1, Felipe Zanol foi 10.º classificado no Sábado, e 9.º no dia seguinte. "Cheguei a estar em sétimo, mas depois perdi algum tempo. Entrei muito bem nos dois dias, rápido e consistente, mas a concorrência no final baixou os tempos e eu mantive os meus", explicou Zanol. Com estes resultados, o piloto brasileiro subiu dois lugares no Campeonato, ocupando agora a 8.ª posição. O "Mundial" de Enduro continua já este fim-de-semana, na Eslováquia.
Campeonato do Mundo de Motocross Basaúla no “Top Ten”

Hugo Basaúla prosseguiu a sua campanha no “Mundial” de Motocross, classe MX3, terminando no 9.º lugar o G.P. da Bulgária. Com este resultado o piloto português subiu à 10.ª posição no Campeonato, quando estão disputadas seis das quinze jornadas.A prova búlgara realizou-se na pista de Troyan, situada a cerca de 160 Km da capital, Sofia. Em acção estiveram 23 pilotos, e Hugo Basaúla começou por obter o 9.º lugar na primeira manga, que concluiu a 45,0s do vencedor, o francês Julien Vanni, após vinte voltas à pista.Na segunda manga os mais rápidos totalizaram dezanove voltas e Alex Salvini levou a melhor, enquanto Basaúla chegava no 8.º posto, a 47,3s do italiano. Em consequência o lusitano subiu uma posição na tabela do Campeonato, fechando agora o "top ten". Por outro lado, na Bulgária estiveram também os concorrentes ao Campeonato na Europa, classe MX2. O francês Christophe Charlier reforçou a liderança nesta competição ao ganhar as duas mangas, enquanto Jeffrey Herlings e Klemen Gercar alternaram nos segundo e terceiro lugares.

Campeonato – "Mundial" MX3:
1.º Julien Vanni (Honda) 250 pontos;
2.º Alex Salvini (Husqvarna) 227;
3.º Pierre Renet (Suzuki) 207;
10.º Hugo Basaúla (Suzuki) 100; etc.
Em Alqueidão domínio Carlos Pereira e Tiago Gomes

Carlos Pereira na classe Q1, e Tiago Gomes na Q2, conquistaram o máximo de pontos na pista de Alqueidão, palco de boas corridas de Quad-Cross nesta tarde de Domingo. Assim, Pereira reforçou a liderança no Campeonato Q1, enquanto Gomes ascendeu ao comando na sua classe.

No Crossódromo internacional de Alqueidão estiveram 36 pilotos para completar a primeira metade do Campeonato Nacional de Quad-Cross, que teve aqui a sua terceira jornada. Os 14 concorrentes das classes Q1 (acima de 400cc) e Q2 (até 400cc), partilharam a pista em duas mangas muito interessantes de seguir, pese embora o domínio exercido por Carlos Pereira, destacado vencedor em ambas as corridas.Na primeira manga Q1/ Q2, durante meia-dúzia de voltas Jonathan Gil ainda acompanhou Carlos Pereira na fuga ao pelotão, mas depois o comandante do Campeonato isolou-se para ser o incontestado vencedor.

Na ponta final da corrida Gil ainda teve de aplicar-se para manter o 2.º posto, perante o "forcing" de Pedro Teixeira, acabando estes dois pilotos separados por apenas sete décimos de segundo.Na 4.ª posição absoluta ficou o melhor representante da Q2, Tiago Gomes, sem dificuldades para ganhar a classe diante de Jorge Bernardo. Contratempos tiveram outros dois pilotos de referência: Vítor Soares registou sérios problemas de transmissão e rodou com muitas cautelas nas duas mangas, com o objectivo de marcar pontos para o Campeonato – e ainda assim foi 3.º da classe nesta corrida – enquanto Leandro Ferreira desistiu na sexta volta, com a moto a falhar e o escape solto. Na lista de azarados, menção ainda para Adrien Félix (Q1) que terminou muito atrasado as duas mangas – na primeira devido a um pneu furado, e na outra com problemas eléctricos no seu Quad.

Carlos Pereira esteve imperturbável na segunda manga Q1/ Q2, liderando todo o tempo para conquistar mais um triunfo. Também Jonathan Gil não teve dificuldades em assegurar a 2.ª posição, enquanto desta vez Tiago Gomes completava o pódio absoluto, sendo novamente o melhor classificado da Q2. O actual campeão da Q1, Jorge Cardoso, manteve o 4.º posto até três voltas do fim, quando teve de abrandar drasticamente o ritmo devido a furo no pneu traseiro esquerdo, sendo então ultrapassado por Pedro Teixeira. A seguir classificaram-se dois homens da Q2, Jorge Bernardo e Leandro Ferreira.

Na classe Quad Basic, com 9 pilotos em acção, João Silva deu seguimento ao domínio que tem exercido neste Troféu. Na fase inicial da primeira manga uma saída de pista fê-lo perder momentaneamente o comando, para depressa recuperou para vencer destacado, enquanto na segunda corrida da classe andou sempre na dianteira.Um credenciado piloto de TT, Filipe Leal, decidiu fazer uma "perninha" no Quad-Cross e alinhou em Alqueidão, confirmando a sua proverbial rapidez, embora naturalmente tenha de aprimorar a técnica de transposição dos saltos. Na primeira manga Leal aguentou bem a pressão exercida por Pedro Loureiro e foi 2.º classificado. Já na segunda manga a situação inverteu-se, pois Loureiro rodou sempre no 2.º posto, cruzando a meta 3 segundos mais cedo que o adversário directo.

Nada menos de 13 pilotos (7 Iniciados e 6 Infantis) alinharam nas corridas para os escalões mais jovens. Sandro Pais averbou mais dois triunfos, mas teve trabalho no duelo com Kevin Cecília. Este espanhol pressionou Pais durante a primeira metade da manga inaugural, embora sem nunca conseguir passar o lusitano. Na segunda manga Kevin andou muito tempo na frente, só sendo ultrapassado por Sandro Pais a três voltas do fim. João Santos bisou no 3.º lugar, embora uma saída de pista na segunda manga tenha encurtado para apenas 1,2s a vantagem sobre o perseguidor imediato, Diogo Moura.Entre os Infantis, Victor Hugo ganhou as duas mangas, enquanto Frederico Nazaré também bisou no 2.º lugar. Já o 3.º posto teve proprietários diferentes, João Tomás na primeira manga e Martim Cerqueira na restante.Com três jornadas cumpridas e outras tantas em falta, o "Nacional" de Quad-Cross prossegue no dia 5 de Julho, em Ourém.

Campeonato da Europa de Motocross prepara “Geração MX”

Os jovens pilotos da “Geração MX” estão a preparar a próxima intervenção no Campeonato da Europa de Motocross, classe de 85cc. Para o efeito, recentemente efectuaram um estágio em Vendas Novas.O estágio na pista da "ZA Motos" teve lugar no primeiro fim-de-semana de Junho, com o objectivo de preparar a participação nas provas do "Europeu" de 85cc, a disputar na Holanda (em Valkenswaard) nos próximos dias 27 e 28, e na Alemanha (em Bielstein) uma semana mais tarde.No estágio compareceram os quatro pilotos da "GMX" – Fábio Maricato, Pedro Carvalho, Jorge Maricato e Ruben Luís – e a convite da F.M.P. mais alguns pilotos do mesmo escalão, no sentido de melhorarem as suas capacidades técnicas.

O actual líder do Campeonato Nacional de Iniciados (85cc), Fábio Maricato, foi o mais rápido durante o fim-de-semana, seguido de bem perto por Pedro Carvalho. Por sua vez, os dois jovens recrutas da "GMX", Jorge Maricato e Ruben Luís, também demonstraram excelente ritmo e atitude, deixando claro que pretendem conseguir o apuramento neste seu primeiro ano no escalão de 85cc.Para as próximas provas a enfrentar no "Europeu", Fábio Maricato e Pedro Carvalho têm como principal objectivo pontuar – ou seja, ficar entre os vinte primeiros numa classe recheada de bons valores, pois os "jovens lobos" revelados nos campeonato nacionais encontram no "Europeu" uma importante plataforma para começarem a dar nas vistas a nível internacional.

Salvador Cabral /Bandarrafm

Sem comentários: