Hirvonen vence e Latvala bate no fecho
Não podia começar da pior forma a primeira edição do rali da polónia a contar para o campeonato do mundo de ralis em termos de acessibilidades.Os parques era para esquecer, o da imprensa não existia, os VIP eram inúmeros e enchiam tudo, para sair da super especial foram necessárias mais de duas horas para percorrer escassos metros, pois as estradas ficaram bloqueadas de tanto carro e gente, com a policia incapaz de suster o transito.Hotéis não existiam que dessem para albergar os milhares que ai ocorreram, e só o hotel imponente fazia as honras da casa onde nem restaurantes existem para suporte de tanta gente. Para um rali que pretendia entrar no WRC deixa tudo a desejar apesar de ser o primeiro ano e a muita boa vontade.Os acessos aos troços estavam em bom estado e o publico andou sempre em todo o percurso sem necessidade de recorrer a zonas privadas, cada um esteve onde mais gostava de estar.
Na primeira etapa do rali da Polónia revelou-se um pesadelo para a Citroen e um dia dourado para as cores da Ford, com Malcon Wilson a ficar numa posição de poder ver Hirvonen chegar à liderança do mundial de ralis. O início da prova foi muito animado, com Hirvonen a conseguir passar Loeb na liderança por apenas 0,3s. Loeb no 4º troço deu um toque que o atirou para fora de prova. Regressou na 2ª etapa mas com 19 minutos de atraso. Com Loeb de fora os dois Ford entretiveram-se numa luta que não se percebeu bem se era a sério ou a brincar, mas que deve ter sido mesmo séria, já que Daniel Sordo lamentou não conseguir chegar-se aos Ford.
Não podia começar da pior forma a primeira edição do rali da polónia a contar para o campeonato do mundo de ralis em termos de acessibilidades.Os parques era para esquecer, o da imprensa não existia, os VIP eram inúmeros e enchiam tudo, para sair da super especial foram necessárias mais de duas horas para percorrer escassos metros, pois as estradas ficaram bloqueadas de tanto carro e gente, com a policia incapaz de suster o transito.Hotéis não existiam que dessem para albergar os milhares que ai ocorreram, e só o hotel imponente fazia as honras da casa onde nem restaurantes existem para suporte de tanta gente. Para um rali que pretendia entrar no WRC deixa tudo a desejar apesar de ser o primeiro ano e a muita boa vontade.Os acessos aos troços estavam em bom estado e o publico andou sempre em todo o percurso sem necessidade de recorrer a zonas privadas, cada um esteve onde mais gostava de estar.
Na primeira etapa do rali da Polónia revelou-se um pesadelo para a Citroen e um dia dourado para as cores da Ford, com Malcon Wilson a ficar numa posição de poder ver Hirvonen chegar à liderança do mundial de ralis. O início da prova foi muito animado, com Hirvonen a conseguir passar Loeb na liderança por apenas 0,3s. Loeb no 4º troço deu um toque que o atirou para fora de prova. Regressou na 2ª etapa mas com 19 minutos de atraso. Com Loeb de fora os dois Ford entretiveram-se numa luta que não se percebeu bem se era a sério ou a brincar, mas que deve ter sido mesmo séria, já que Daniel Sordo lamentou não conseguir chegar-se aos Ford.
Petter Solberg era 4º já longe dos homens da frente, o norueguês teve na Polónia a prova que o motor do Xsara WRC é tão pouco competitivo quanto esperava. Henning Solberg teve uma interessante luta com Sebastien Ogier, da qual saiu vencedor, mas benificiou ainda do abandono de Andreas Mikkelsen para chegar ao 5º lugar. Mikkelesen impressionou na sua presença com o Skoda Fabia WRC, chegou a rodar na frente de Petter Solberg até que o Skoda começou a perder óleo do diferencial traseiro e um problema de motor levou ao abandono no derradeiro troço.
Wilson e Rautembach fecham os lugares dos pontos.
Wilson e Rautembach fecham os lugares dos pontos.
Na segunda etapa, a Ford dependia apenas de si para garantir o precioso doblete na Polónia, que leva Hirvonen a ascender à liderança do campeonato de pilotos. Os pupilos de Marlcon Wilson sabem que não podem cometer erros, mas também não podem baixar os braços dada a pressão exercida por Daniel Sordo, especialmente sobre Jari-Matti Latvala. Sebastien Loeb voltou à prova no 19º lugar, conseguindo uma subida natural ao 13º lugar, averbando 5 triunfos em 7 troços e reconhecendo que está a recuperar a confiança. Hirvonen e Latvala tentaram fugir o máximo possível de Sordo, mas este chegou até a vencer um troço. A vantagem dos Ford sobre Sordo era curta e não permitia erros na derradeira etapa. Sebastien Ogier é o 4º depois de uma subida na classificação. Um pião permitiu que Petter e Henning Solberg se "colassem" às na traseira.
Matthew Wilson era o 7º e com Krzyzstof Holowczic na sua perseguição depois de Conrad Rautembach ter perdido tempo com a visita a um campo de erva.A Ford manteve na Polónia a veia vencedora que iniciou na Sardenha, graças ao abandono de Sebastien Loeb no primeiro dia de prova. Mas Malcolm Wilson não teve razões para estar contente devido à saida de estrada de Jari-Matti Latvala. Latvala conseguiu rodar um rali inteiro a pressionar Mikko Hirvonen para não ceder segundos a Daniel Sordo, no derradeiro troço, acaba por quebrar uma suspensão num ressalto e acabar ai o rali, já com Malcolm Wilson de garrafa champanhe na mão à espera dos dois Ford.
Matthew Wilson era o 7º e com Krzyzstof Holowczic na sua perseguição depois de Conrad Rautembach ter perdido tempo com a visita a um campo de erva.A Ford manteve na Polónia a veia vencedora que iniciou na Sardenha, graças ao abandono de Sebastien Loeb no primeiro dia de prova. Mas Malcolm Wilson não teve razões para estar contente devido à saida de estrada de Jari-Matti Latvala. Latvala conseguiu rodar um rali inteiro a pressionar Mikko Hirvonen para não ceder segundos a Daniel Sordo, no derradeiro troço, acaba por quebrar uma suspensão num ressalto e acabar ai o rali, já com Malcolm Wilson de garrafa champanhe na mão à espera dos dois Ford.
Daniel Sordo subiu ao 2º lugar da prova e arrecadou mais pontos para o campeonato, depois de três dias em que não conseguiu chegar aos homens da Ford. Ogier no início da etapa com problemas de motor, mas a ultrapassagem a Henning Solberg consegue um lugar no pódio. Petter Solberg teve de se resignar à inferioridade técnica do seu Xsara WRC nesta prova, ficando no 5º lugar. Matthew Wilson remediou uma prova menos boa com o 5º lugar final, na frente do local Krzyzstof Holowczic. Sebastien Loeb logrou conseguir somar 2 pontos com o 7º lugar final. Conrad Rautembach atrasou-se propositadamente para Loeb subir a 8º, mas o abandono de Latvala deixou o francês no 7º lugar, enquanto o piloto do Junior Team fechou os lugares dos pontos. No Mundial de Junior, Kevin Abring levou o Renault Clio R3 ao triunfo, sendo este também o primeiro triunfo do holandês que ficou na frente de Martin Prokop e Youan Bonato.
Classificação final:
1º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Ford Focus WRC08
2º Daniel Sordo / Marc Marti - Citroen C4 WRC
3º Henning Solberg / Catto Menkerud - Ford Focus WRC08
4º Petter Solberg / Phil Mills - Citroen Xsara WRC
5º Matthew Wilson / Martin Scott - Ford Focus WRC08
6º Krzyzstof Holowczic / Lukzs Kurzeja - Ford Focus WRC08
7º Sebastien Loeb / Daniel Elena - Citroen c4 WRC
8º Conrad Rautembach / Daniel Barritt - Citroen C4 WRC
9º Evgeny Novikov / Dale Moscatt - Citroen C4 WRC
10º Michal Bebenek / Grzegorz Bebenek - Mitsubishi lancer Evo IX
Classificações dos Campeonatos:
Pilotos:
1º Mikko Hirvonen - 58
2º Sebastien Loeb - 57
3º Daniel Sordo - 39
4º Henning Solberg - 27
5º Jari-Matti Latvala - 25
= Petter Solberg - 25
Construtores:
1º Citroen - 106
2º Ford - 89
3º Stobart - 60
JWRC:
1º Michal Kosciuszko - 36
2º Martin Prokop - 36
3º Aaron Bukart - 30
PWRC:
1º Nasser Al-Attaiyah - 39
2º Armindo Araújo - 35
3º Patrik Sandell - 28
Para o ano Polónia está de fora vamos ver se alguma vez mais regressa. Mas para mim muito teria de mudar muito em termos logísticos, até o parque de concorrentes deixava muito a desejar ao tentar meter uma catedral numa capela.Para já uma coisa é certa o Rali de Portugal integra a proposta de calendário para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) 2010, apesar da política de rotatividade da Federação Internacional do Automóvel (FIA), que deixaria a prova portuguesa fora do próximo Mundial.A impossibilidade da Indonésia e da Rússia, e a decisão de Monte Carlo em manter o campeonato IRC, levou a organização a “repetir” algumas provas – para além do Rali de Portugal, mantêm-se no calendário o Rali da Finlândia, o Rali da Grã-Bretanha e o Rali de Espanha, estendendo a competição de 12 para 13 provas.
Para o ano Polónia está de fora vamos ver se alguma vez mais regressa. Mas para mim muito teria de mudar muito em termos logísticos, até o parque de concorrentes deixava muito a desejar ao tentar meter uma catedral numa capela.Para já uma coisa é certa o Rali de Portugal integra a proposta de calendário para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) 2010, apesar da política de rotatividade da Federação Internacional do Automóvel (FIA), que deixaria a prova portuguesa fora do próximo Mundial.A impossibilidade da Indonésia e da Rússia, e a decisão de Monte Carlo em manter o campeonato IRC, levou a organização a “repetir” algumas provas – para além do Rali de Portugal, mantêm-se no calendário o Rali da Finlândia, o Rali da Grã-Bretanha e o Rali de Espanha, estendendo a competição de 12 para 13 provas.
O calendário agora proposto será avaliado na próxima reunião do Conselho Mundial do Desporto Automóvel, no próximo mês, em Paris. Com a ausência de Monte Carlo, o Mundial começará na Suécia, seguindo-se uma longa viagem até ao México. Portugal consta como a terceira prova da temporada. O Rali da Bulgária também integra a lista, mas a sua posição será reavaliada mais tarde. O Rali da Argentina, que também faz parte do calendário deste ano, aparece como prova de reserva.
WRC calendario 2010
WRC calendario 2010
Swedish Rally
Rally Mexico
Rally of Portugal
Rally Jordan
Rally Turkey
Rally New Zealand
Rally Bulgaria
Rally Finland
Rally Deutschland
Rally Japan
Tour de Corse
Rally Catalunya
Rally GB
Reserve: Rally Argentina
Salvador Cabral desde Mikolajki-Polónia / BandarraFm
Salvador Cabral desde Mikolajki-Polónia / BandarraFm
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