quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sardinhas Doçes de Trancosos

Pedido de Certificação das Sardinhas Doces de Trancoso como ETG (Especialidade Tradicional Garantida).

Como na altura foi dado conhecimento junto da comunicação social da região, apresentou a AENEBEIRA um processo para efeitos de registo e certificação das Sardinhas Doces de Trancoso na modalidade de ETG - Especialidade Tradicional Garantida. O processo foi remetido a 21 de Julho de 2006 ao Exmo. Senhor Director da Direcção Regional da Agricultura da Beira Interior (DRABI). Na ausência de qualquer resposta foi efectuado um pedido de informação dirigido à DRABI a 20 de Maio de 2008.
A 3 de Junho de 2008 a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, em resposta, informa-nos que o processo foi em tempo, devidamente encaminhado para o organismo competente para a atribuição do reconhecimento, na altura, o Instituto do Desenvolvimento Rural e Hidráulica (IDRHa ).Na posse de tal resposta, solicitou a AENEBEIRA em 26 de Maio de 2008 ao IDRHa, um pedido de informação sobre o processo de certificação de tal produto.Por ofício datado de 11 de Junho de 2008, a Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, informa-nos que o mesmo processo foi remetido ao Gabinete do Planeamento e Politicas, entidade com competência na matéria.
A 13 de Junho de 2008, a AENEBEIRA efectuou um pedido de informação sobre o processo da Certificação dirigido ao Senhor Director do Gabinete de Planeamento e Politicas do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.Por Fax de 7 de Agosto de 2008, o Gabinete do Planeamento e Politicas, informa-nos que o “Pedido apresentado irá ser enquadrado nas prioridades actualmente em definição naquele gabinete” e das quais seriamos posteriormente informados.
Na ausência de qualquer dado sobre o processo, entendeu a AENEBEIRA a 25 de Maio de 2009, solicitar ao Gabinete do Planeamento e Politicas, nova informação sobre o pedido de registo das Sardinhas Doces de Trancoso como ETG, ao abrigo do REG. (CE) nº 509/2006 do Conselho.
A 9 de Junho de 2009, o Gabinete do Planeamento e Politicas do Ministério da Agricultura, emite resposta ao pedido efectuado pela AENEBEIRA, conforme cópia em anexo. No referido ofício, somos informados que, analisados os critérios para o nome de Sardinhas Doces de Trancoso, não foi considerado prioritário para o ano de 2009.
Pese embora, todo o empenho desta Associação Empresarial que, em nome dos produtores tem procurado defender este produto tradicional, insistindo na sua certificação, as autoridades competentes não a consideram relevante nem prioritária, postura que não podemos deixar de denunciar por, além do mais, ser contrária à legislação comunitária existente sobre esta matéria.
O Presidente de Direcção da AENEBEIRA
António Santiago Oliveira

Sem comentários: