segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Roatções 14 Setembro 2009

Open – Murça Vitória de Peres

Pedro Peres mudou de carro mas continua a vencer. Desta vez em Murça… ou no Todo Terreno? É que com tanto pó e pisos tão demolidores…Pedro Peres e Tiago Ferreira em Mitsubishi somaram mais uma vitória ao seu palmarés no Rali de Murça, a contar para o Open de Ralis, com 45:17:90, beneficiando é certo dos problemas mecânicos no Mitsubishi de Ricardo Costa, mas também é preciso ter em consideração a troca do Ford Escort pelo Carisma GT .Ricardo Costa e Nuno Almeida ao volante do Carisma lideraram nos três troços da manhã, mas os problemas mecânicos (alimentação) que o afectaram logo no início da tarde na 4ª classificativa, relegaram-nos para a 2ª posição final a 27,9s, não lhes permitindo a defesa do 1ª lugar. João Ruivo e Alberto Silva Fiat Stilo terminaram na 3ª posição a 3:17:60, enquanto Nuno Pina e Guilherme Pereira levaram o Peugeot 206 GTI à 4ª posição a 4:14:30 e primeiros do Troféu Modelstand.Paulo Barata e António Santos em Mitsubishi Lancer Evo VII acabaram na 5ª posição a 4:33:20 e vencedores entre os concorrentes do Regional do Douro.

Prova muito demolidora, estado dos pisos com muito pó e pedras principalmente na segunda passagem, levaram muito do pelotão à desistência, pois quase mais parecia que estávamos a assistir a uma prova lá para os lados de África!A 6ª classificativa foi neutralizada em virtude de após a passagem dos primeiros concorrentes por ter deflagrado um incêndio, o que obrigou à entrada dos Bombeiros para dentro do troço.Apenas cinco concorrentes concluíram a última classificativa, sendo atribuído aos restantes o tempo de Pedro Silva (Mitsubishi) a 53,9 de Peres com 7:10.6.Dos 48 concorrentes que terminaram a 1ª classificativa, 24 foram as equipas sobreviventes…Pedro Peres é agora mais primeiro no Open e quase a caminho do “tri” com 157 pontos, Nuno Pina é 2º com 97 pts, 3º João Ruivo 88 pts, 4º Ricardo Costa 81 pts e 5º Luís Mota 62 pts.Vitórias e liderança nos troços:- Ricardo Costa na 1ª, 2ª e 3ª classificativa, comandando a prova do 1º ao 4º troço.- Pedro Peres venceu na 4ª, 5ª e 6ª classificativa, tendo assumido o comando no 5º troço até ao final da prova.Principais desistências:Luís Mota, Joaquim Santos e Armindo Neves.

Classificações Finais:
1º Pedro Peres/Tiago Ferreira - Mitsubishi Carisma GT
2º Ricardo Costa/Nuno Almeida - Mitsubishi Carisma
3º João Ruivo/Alberto Silva - Fiat Stilo
4º Nuno Pina/Guilherme Pereira - Peugeot 206 GTI
5º Paulo Barata/António Santos - Mitsubishi Lancer Evo VI
6º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães - Peugeot 206 GTI
7º Gil Antunes/Daniel Amaral Opel Astra + 4:47:40,
8º Pedro Ortigão/Mário Castro - Peugeot 206 GTI
9º Rui Morais/Rui Teixeira - VW Golf VR6
10º Jorge Leite/Estefâneo Pinto - Nissan Sunny
(terminaram mais 14 concorrentes).

Troféu Modelstand (Peugeot 206 GTI):
1º Nuno Pina/Guilherme Pereira,
2º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães,
3º Pedro Ortigão/Mário Castro.

Asturias: Kopecky vence e Peugeot é campeã de marcas

Os furos e saídas de estrada acabaram por ser decisivos na luta pelo triunfo, ao passo que os jogos de equipa foram decisivos para Meeke se manter na frente do campeonto. A duas provas do final da temporada, a Peugeot já venceu o título de marcas. À partida do dia, Basso teria dois Skoda a pressioná-lo, já que Jan Kopecky e Alberto Hevia eram os unicos próximos do homem da Abarth. Mas Basso começou o dia a ganhar tempo aos carros checos. Com um ritmo infernal o transalpino ganhava alguns segundos mas cometia um erro no terceiro troço do dia acabando fora de estrada. Com a marcha atrás a recusar-se a "entrar", a recolocação do Punto na estrada demorou mais de 7 minutos, ficando o carro com danos na carroçaria e embraiagem. Kopecky ficava na frente e Hevia não conseguia chegar ao carro oficial, mas o pior do piloto asturiano seria um furo no penultimo troço da prova que o fez baixar para o 6º lugar. Nicolas Vouilloz andou forte no dia de hoje e viu o 2º lugar ser um justo prémio. Kris Meeke teve azar na 1ª etapa com um furo, mas nunca evidenciou ritmo para lutar pela vitória, acabando o 3º lugar por ser um resultado positivo. Mas a prova sofreu uma reviravolta já depois do derradeiro troço, quando Nicolas Vouilloz penalizou e permitiu que Meeke subisse ao 2º lugar, conseguindo com isso manter a liderança do IRC quando falta correr em Sanremo e Gales. Oficiosamente Vouilloz tomou a iniciativa de penalizar, mas tudo aparentou ser uma ordem superior para que Meeke conseguissse mais 2 pontos. Se a Skoda tivesse feito o mesmo na Russia...

Kopecky seria agora o líder do IRC. Freddi Loix recuperou algum terreno em relação a ontem, ao conseguir passar Corrado Fontana que se viu despromovido para 5º. Esta prova contava com a presença dos carros do Campeonato Espanhol de Asfalto, nomeadamente os GT e os N4 sem restritor. Sergio Valejjo no Porsche 911 GT3 foi o vencedor, com um tempo que lhe daria o 2º lugar absoluto na prova, ao passo que Enrique Garcia Ojeda com o Subaru Impreza N2009 ficaria no 3º lugar da geral. Em termos de campeonato europeu, Michal Solowow aumentou a sua curta vantagem sobre Giandomenico Basso, quando faltam disputar três provas.
Classificação final:
1º Jan Kopecky / Petr Stary - Skoda Fabia S2000
2º Kris Meeke / Paul Nagle - Peugeot 207 S2000
3º Nicolas Vouilloz / Nicolas Klinger - Peugeot 207 S2000
4º Freddy Loix / Frederic Miclote - Peugeot 207 S2000
5º Corrado Fontana / Carlo Cassina - Peugeot 207 S2000
6º Alberto Hevia / Alberto Iglesias - Skoda Fabia S2000
7º Michal Solowow / Maciek Baran - Peugeot 207 S2000
8º Giandomenico Basso / Mitia Dotta - FIAT Punto S2000
9º Franz Wittman / Benhard Ettel - Mitsubishi Lancer Evo IX
10º Joan Vinyes / Jordi Arcader - Renault Clio R3

Classificação do IRC:
1º Kris Meeke - 50
2º Jan Kopecky - 49
3º Freddy Loix - 32
4º Giandomenico Basso - 28
5º Nicolas Vouilloz – 25

Feira do Coleccionismo e do Veículo Antigo
Beira Baixa com homenagem a José Megre


Inovador por excelência, José Megre lançou em Portugal diversos eventos, uns ligados à Competição TT e outros à Aventura, mas foi na aldeia de Águas, em Penamacor, que o “pai do todo o terreno” apresentou o seu derradeiro projecto. A Feira do Coleccionismo e do Veiculo Antigo, que reúne em exposição Veículos Clássicos, Tractores e Máquinas Agrícolas, Viaturas Militares, Antiguidades, Velharias, Livros e Revistas da especialidade, Peças e Artigos usados, Miniaturas e colecções diversas, um vasto leque de objectos permite aos amantes do coleccionismo ver, vender ou trocar todo o tipo de antiguidades, numa soberba quinta bicentenária num espaço terá a sua 2ª edição entre os dias 19 e 20 de Setembro. Esta iniciativa do Clube Aventura, agora dirigido por Ricardo Megre, tem já garantida a presença de perto de duas dezenas de expositores e conta com um programa muito variado, com inúmeras iniciativas de animação e dinamização. A realização de um Track Day, no Terródromo próximo ao espaço da Feira, uma demonstração de Trial e diversos Passeios e Encontros de clássicos, entre os quais se destacam os Amigos dos Japoneses Antigos, o Clube Mini Serra da Estrela, o Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco, o Clube Automóvel Clássico de Figueiró, o Clube Opel de Portugal e o 4 Clube Portugal, são alguns dos muitos motivos para visitar este evento. No Domingo, será prestada uma homenagem, cerca das 12:00, a José Megre, pela Câmara Municipal de Penamacor que irá erigir um memorial em honra do “pai do todo-o-terreno” em Portugal.

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: