Rali cidade da Guarda vencedor não federado
Como sempre o Rali da Guarda tem estradas muito boas e com excelentes paisagens, infelizmente o troço de alcatrão extremamente sujo de areia veio a tornar-se decisivo na classificação final. A equipa vencedora Pedro Jerónimo e Carlos Hipólito, não são pilotos federados o que demonstra que não só os bons vencem, mais uma vez é um não federado que ganha este rali.O clube automóvel da Guarda, mostrou a todos que a competição vale por um todo e que um rali da categoria sport vale por isso mesmo, e a regularidade nos vários tipos de asfalto é bem a prova disso. Um vencedor não federado demonstra bem que o rali cidade da Guarda é para todos.Quanto ao rali, esteve como sempre bem, com excepção do famoso troço em gravilha na pec 5 que tinha efectivamente algum perigo, mas como diziam alguns, cada um anda o que pode e o que sabe, é um rali sport. Neste troço houve 2 passagens e na 2º passagem, houve quem arranca-se 30” antes do tempo e assim resolvesse o problema, portanto não havendo controlos nos 1ªs 500 m este foi parcialmente resolvido.
Para ajudar ainda mais, alguém da organização decide anular o último troço, após algumas reclamações por a distância de um parcial estar errado. Mas só aquele troço é que foi anulado. Na minha opinião existiram talvez alguns interesses, não havia necessidade pois a distância do totalizador estava correcta e além disso a maioria dos concorrentes cumpriram. Realçar as vitórias de Angel Monteagudo / Adolfo Gonzalez no Grupo F / Classe 5, de Vítor Morais / Luciano Carvalho na Classe 7 e também o 2º lugar de Pepe de la Parte e Lourdes de Juan na Classe 9.O traçado do Rali foi muito bem escolhido: sinuoso, estradas quase sempre com bom piso, belas paisagens (quando dava tempo para apreciar), mantendo o mesmo alguns dos 'clássicos' troços que são a imagem deste Rali, introduzindo alguns outros interessantes.Reviravolta na classificação da challenge Portugal passou a liderar com 50 pontos de vantagem.
Classificação do Rali Cidade da Guarda:
1 Pedro Jerónimo Carlos Hipolito Porsche Carrera RS G 9
2 Rui Pereira Filipe Menezes Opel 1904 SR G 82
3 Cipriano Antunes Vicente Antunes Audi Quattro H 123
4 Jose Familiar Hugo Soares VW Golf GTI H 114
5 Rui Salgado Luís Godinho Ford Escort RS 2000 H 115
6 Camilo Figueiredo Carlos Cruz Ford Escort RS 2000 G 8
7 Angel Monteagudo Adolfo Gonzalez BMW 1602 F 57
8 Ana Mexia Leitão Magda Ferreira VW Golf GTI H 118
9 Sinel Martins Francisco Fonseca BMW 2002 G 8
10 José de la Parte Lourdes de Juan BMW 2002 Turbo G 9
Classificação de Pilotos após 2 Provas:
1 Alberto Lerchundi 30
1 Pedro Jerónimo 30
3 Ana Mexia 29
4 Jose De La Parte 26
5 Angel T. Perez 25
5 Rui Pereira 25
7 Jose Luis Nunes 23
8 Cipriano Antunes 21
8 Joao Rodrigues 21
10 Jose Familiar 18
10 Manuel Macho 18
Campeonato da Europa e Troféu das Nações de Enduro Portugal no pódio
A selecção portuguesa, concorrente ao Troféu das Nações de Enduro, conquistou um lugar no pódio ao concluir os três dias de prova no 3.º lugar. Esta primeira edição do Troféu das Nações de Enduro reuniu 137 pilotos em Castiglion Fiorentino, Itália, com destaque para as equipas seniores representativas de doze países, cada uma das quais constituída por três pilotos. Paulo Felícia, Gonçalo Reis e Hélder Rodrigues, estiveram em grande evidência. Nos dois primeiros dias ocupou o 2.º lugar da classificação colectiva, atrás da Itália e em luta cerrada com a França. Tudo indicava que esse poderia ser o resultado final, mas hoje Paulo Felícia teve azar na "especial" de Motocross. O transmontano seguia no 3.º posto da sua série quando, na última curva da derradeira volta, não conseguiu evitar o adversário que o precedia, inesperadamente caído à sua frente. A moto de Felícia ficou presa na desse piloto, demorando algum tempo até resolver a situação. O suficiente para a França ultrapassar Portugal na classificação, por apenas… um segundo e sete décimos!!!
Na verdade, a nossa equipa entrou muito bem no primeiro dia de prova, posicionando-se no segundo lugar com 1m09s de atraso para a Itália, mas deixando à sua retaguarda a França por meio-minuto de diferença. Desde logo ficou claro serem estas as três equipas mais fortes, confirmando o prognóstico de que discutiriam entre si os lugares no pódio.No segundo dia acentuou-se o domínio dos homens da casa, pois a Itália ampliou a vantagem sobre os opositores. No entanto, apesar da pressão exercida pela equipa da França, o trio lusitano continuou em plano de evidência – foi 3.º nesta etapa mas conseguiu segurar a 2.ª posição na "geral" da prova, com 20 segundos de avanço para os gauleses. Efectivamente, após dois dias de competição, a Itália seguia na frente com 3m43s sobre Portugal, e 4m03s relativamente à França.Motocross em linha a Itália confirmou o triunfo na competição, enquanto Portugal – pelos motivos já referidos – acabou no 3.º lugar, com uma diferença mínima para a França.
Classificação Final:
1.º Itália, 3h51m59,4s;
2.º França, a 4m25,3s;
3.º Portugal, a 4m27,0s;
4.º Holanda, a 6m27,6s;
5.º Inglaterra, a 9m10,0;
Como sempre o Rali da Guarda tem estradas muito boas e com excelentes paisagens, infelizmente o troço de alcatrão extremamente sujo de areia veio a tornar-se decisivo na classificação final. A equipa vencedora Pedro Jerónimo e Carlos Hipólito, não são pilotos federados o que demonstra que não só os bons vencem, mais uma vez é um não federado que ganha este rali.O clube automóvel da Guarda, mostrou a todos que a competição vale por um todo e que um rali da categoria sport vale por isso mesmo, e a regularidade nos vários tipos de asfalto é bem a prova disso. Um vencedor não federado demonstra bem que o rali cidade da Guarda é para todos.Quanto ao rali, esteve como sempre bem, com excepção do famoso troço em gravilha na pec 5 que tinha efectivamente algum perigo, mas como diziam alguns, cada um anda o que pode e o que sabe, é um rali sport. Neste troço houve 2 passagens e na 2º passagem, houve quem arranca-se 30” antes do tempo e assim resolvesse o problema, portanto não havendo controlos nos 1ªs 500 m este foi parcialmente resolvido.
Para ajudar ainda mais, alguém da organização decide anular o último troço, após algumas reclamações por a distância de um parcial estar errado. Mas só aquele troço é que foi anulado. Na minha opinião existiram talvez alguns interesses, não havia necessidade pois a distância do totalizador estava correcta e além disso a maioria dos concorrentes cumpriram. Realçar as vitórias de Angel Monteagudo / Adolfo Gonzalez no Grupo F / Classe 5, de Vítor Morais / Luciano Carvalho na Classe 7 e também o 2º lugar de Pepe de la Parte e Lourdes de Juan na Classe 9.O traçado do Rali foi muito bem escolhido: sinuoso, estradas quase sempre com bom piso, belas paisagens (quando dava tempo para apreciar), mantendo o mesmo alguns dos 'clássicos' troços que são a imagem deste Rali, introduzindo alguns outros interessantes.Reviravolta na classificação da challenge Portugal passou a liderar com 50 pontos de vantagem.
Classificação do Rali Cidade da Guarda:
1 Pedro Jerónimo Carlos Hipolito Porsche Carrera RS G 9
2 Rui Pereira Filipe Menezes Opel 1904 SR G 82
3 Cipriano Antunes Vicente Antunes Audi Quattro H 123
4 Jose Familiar Hugo Soares VW Golf GTI H 114
5 Rui Salgado Luís Godinho Ford Escort RS 2000 H 115
6 Camilo Figueiredo Carlos Cruz Ford Escort RS 2000 G 8
7 Angel Monteagudo Adolfo Gonzalez BMW 1602 F 57
8 Ana Mexia Leitão Magda Ferreira VW Golf GTI H 118
9 Sinel Martins Francisco Fonseca BMW 2002 G 8
10 José de la Parte Lourdes de Juan BMW 2002 Turbo G 9
Classificação de Pilotos após 2 Provas:
1 Alberto Lerchundi 30
1 Pedro Jerónimo 30
3 Ana Mexia 29
4 Jose De La Parte 26
5 Angel T. Perez 25
5 Rui Pereira 25
7 Jose Luis Nunes 23
8 Cipriano Antunes 21
8 Joao Rodrigues 21
10 Jose Familiar 18
10 Manuel Macho 18
Campeonato da Europa e Troféu das Nações de Enduro Portugal no pódio
A selecção portuguesa, concorrente ao Troféu das Nações de Enduro, conquistou um lugar no pódio ao concluir os três dias de prova no 3.º lugar. Esta primeira edição do Troféu das Nações de Enduro reuniu 137 pilotos em Castiglion Fiorentino, Itália, com destaque para as equipas seniores representativas de doze países, cada uma das quais constituída por três pilotos. Paulo Felícia, Gonçalo Reis e Hélder Rodrigues, estiveram em grande evidência. Nos dois primeiros dias ocupou o 2.º lugar da classificação colectiva, atrás da Itália e em luta cerrada com a França. Tudo indicava que esse poderia ser o resultado final, mas hoje Paulo Felícia teve azar na "especial" de Motocross. O transmontano seguia no 3.º posto da sua série quando, na última curva da derradeira volta, não conseguiu evitar o adversário que o precedia, inesperadamente caído à sua frente. A moto de Felícia ficou presa na desse piloto, demorando algum tempo até resolver a situação. O suficiente para a França ultrapassar Portugal na classificação, por apenas… um segundo e sete décimos!!!
Na verdade, a nossa equipa entrou muito bem no primeiro dia de prova, posicionando-se no segundo lugar com 1m09s de atraso para a Itália, mas deixando à sua retaguarda a França por meio-minuto de diferença. Desde logo ficou claro serem estas as três equipas mais fortes, confirmando o prognóstico de que discutiriam entre si os lugares no pódio.No segundo dia acentuou-se o domínio dos homens da casa, pois a Itália ampliou a vantagem sobre os opositores. No entanto, apesar da pressão exercida pela equipa da França, o trio lusitano continuou em plano de evidência – foi 3.º nesta etapa mas conseguiu segurar a 2.ª posição na "geral" da prova, com 20 segundos de avanço para os gauleses. Efectivamente, após dois dias de competição, a Itália seguia na frente com 3m43s sobre Portugal, e 4m03s relativamente à França.Motocross em linha a Itália confirmou o triunfo na competição, enquanto Portugal – pelos motivos já referidos – acabou no 3.º lugar, com uma diferença mínima para a França.
Classificação Final:
1.º Itália, 3h51m59,4s;
2.º França, a 4m25,3s;
3.º Portugal, a 4m27,0s;
4.º Holanda, a 6m27,6s;
5.º Inglaterra, a 9m10,0;
6.º Polónia, a 11m44,3.
Além do Troféu das Nações, este Enduro de Castiglion Fiorentino constituía também a quarta e última jornada do Campeonato da Europa individual, que rendeu outros bons motivos de satisfação para Portugal – Gonçalo Reis sagrou-se vice-campeão europeu na classe Júnior E1, enquanto Paulo Felícia acabou no 3.º lugar da Sénior E2.Na classe Júnior E1, Gonçalo Reis tinha 40 pontos de atraso para o francês Dumontier, pela que a sua principal preocupação consistia em preservar o segundo posto, ameaçado pelo germânico Beier, com menos 6 pontos. No primeiro dia o piloto do Magoito foi 2.º classificado, precisamente atrás do alemão (diferença de 13 segundos), mas no Sábado Gonçalo Reis esteve imparável e ganhou a classe, batendo Dumontier por 6,2s e Beier por 17,1s. Hoje, no Motocross final o português voltou a ser 2.º colocado, garantindo assim essa mesma classificação no Campeonato.
Paulo Felícia chegou a esta prova no 3.º lugar da classe Sénior E2, a 4 e a 2 pontos, respectivamente, dos italianos Beconi e Zanni. Nesta ronda, Beconi confirmou a liderança ao ser o mais rápido nos dois primeiros dias de prova, sempre secundado pelo lusitano – com diferenças de 2,1 e 9,7s, respectivamente – e Zanni era 5.º e 3.º colocado. À entrada para o Motocross em linha Felícia ocupava já a 2.ª posição no Campeonato, mas o problema descrito fez com que neste dia fosse apenas 6.º na sua classe. Como Zanni ganhou hoje, este piloto italiano conseguiu recuperar o 2.º posto na tabela do "Europeu", fechando a competição com 7 pontos de vantagem sobre Felícia. Este último foi também 6.º classificado na classificação absoluta do Campeonato.
Hélder Rodrigues alinhou nesta prova do "Europeu" na medida em que integrou a selecção nacional. O piloto de Almargem do Bispo iniciou a acção com um 7.º lugar na classe Sénior E1, apesar de alguns problemas de adaptação à moto e ao terreno. No segundo dia registou ainda algumas quedas, sendo então 10.º da classe, e hoje concluiu a função com o 12.º lugar no Motocross.
Além da equipa concorrente ao Troféu das Nações, as cores lusitanas foram ainda representadas nesta prova por dois jovens, Diogo Ventura e Luís Oliveira, ambos com 16 anos de idade. Na etapa inaugural Ventura impressionou os observadores, ao obter um significativo 5.º lugar da classe Júnior E1, e no segundo dia baixou para o 8.º posto essencialmente devido a pequenas quedas nas três passagens pela "especial" de Cross. Finalmente, no Motocross em linha Ventura foi 13.º classificado.Luís Oliveira acusou algum nervosismo nesta sua estreia internacional, e no primeiro dia cometeu alguns erros que explicam o 22.º e último lugar na classe Júnior E1o jovem piloto já surgiu mais adaptado e melhorou o desempenho, obtendo o 14.º posto, e terminou a prova com o 9.º lugar.
Salvador Cabral/BandarraFm
Além do Troféu das Nações, este Enduro de Castiglion Fiorentino constituía também a quarta e última jornada do Campeonato da Europa individual, que rendeu outros bons motivos de satisfação para Portugal – Gonçalo Reis sagrou-se vice-campeão europeu na classe Júnior E1, enquanto Paulo Felícia acabou no 3.º lugar da Sénior E2.Na classe Júnior E1, Gonçalo Reis tinha 40 pontos de atraso para o francês Dumontier, pela que a sua principal preocupação consistia em preservar o segundo posto, ameaçado pelo germânico Beier, com menos 6 pontos. No primeiro dia o piloto do Magoito foi 2.º classificado, precisamente atrás do alemão (diferença de 13 segundos), mas no Sábado Gonçalo Reis esteve imparável e ganhou a classe, batendo Dumontier por 6,2s e Beier por 17,1s. Hoje, no Motocross final o português voltou a ser 2.º colocado, garantindo assim essa mesma classificação no Campeonato.
Paulo Felícia chegou a esta prova no 3.º lugar da classe Sénior E2, a 4 e a 2 pontos, respectivamente, dos italianos Beconi e Zanni. Nesta ronda, Beconi confirmou a liderança ao ser o mais rápido nos dois primeiros dias de prova, sempre secundado pelo lusitano – com diferenças de 2,1 e 9,7s, respectivamente – e Zanni era 5.º e 3.º colocado. À entrada para o Motocross em linha Felícia ocupava já a 2.ª posição no Campeonato, mas o problema descrito fez com que neste dia fosse apenas 6.º na sua classe. Como Zanni ganhou hoje, este piloto italiano conseguiu recuperar o 2.º posto na tabela do "Europeu", fechando a competição com 7 pontos de vantagem sobre Felícia. Este último foi também 6.º classificado na classificação absoluta do Campeonato.
Hélder Rodrigues alinhou nesta prova do "Europeu" na medida em que integrou a selecção nacional. O piloto de Almargem do Bispo iniciou a acção com um 7.º lugar na classe Sénior E1, apesar de alguns problemas de adaptação à moto e ao terreno. No segundo dia registou ainda algumas quedas, sendo então 10.º da classe, e hoje concluiu a função com o 12.º lugar no Motocross.
Além da equipa concorrente ao Troféu das Nações, as cores lusitanas foram ainda representadas nesta prova por dois jovens, Diogo Ventura e Luís Oliveira, ambos com 16 anos de idade. Na etapa inaugural Ventura impressionou os observadores, ao obter um significativo 5.º lugar da classe Júnior E1, e no segundo dia baixou para o 8.º posto essencialmente devido a pequenas quedas nas três passagens pela "especial" de Cross. Finalmente, no Motocross em linha Ventura foi 13.º classificado.Luís Oliveira acusou algum nervosismo nesta sua estreia internacional, e no primeiro dia cometeu alguns erros que explicam o 22.º e último lugar na classe Júnior E1o jovem piloto já surgiu mais adaptado e melhorou o desempenho, obtendo o 14.º posto, e terminou a prova com o 9.º lugar.
Salvador Cabral/BandarraFm
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