segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Rotações 28 Setembro 2009

World Rally Championship,
Catalunya-Costa Dourada, Espanha Rally


Quem vai dominar em Espanha.
Um total de 80 participantes de 28 países, 20 dos quais espanhóis, compõem a lista de entrada oficial do 45 RACC Catalunya-Costa Daurada, Espanha Rally, penúltima etapa do World Rally Championship, organizado pela RACC, que será realizada de 1-4 outubro, tendo o seu epicentro em Salou e ao parque temático PortAventura. A lista de participantes tem um a mais que no ano passado, mostrando a grande aceitação da ronda espanhola, sem portugueses há partida. Apesar da queda clara do número de participantes nas últimas provas, devido à crise internacional, que não parecem afectar a corrida espanhola a partir de uma perspectiva desportiva. Após o resultado final na Austrália, a prova espanhola tornou-se decisiva para o campeonato. As cinco equipas WRC com 10 WRCars oficial: WRC Citroën Total (Sébastien Loeb, Dani Sordo), a BP Ford Abu Dhabi WRT (Mikko Hirvonen, Jari-Matti Latvala) Stobart VK M-Sport Ford RT (Matthew Wilson Henning Solberg); Citroën Junior Team (Evgeny Novikov, Conrad Rautenbach) e Munchi's Ford WRT (Federico Villagra, Paul Bird). Quatro fabricantes WRC apoiam também a lista: Petter Solberg (Citroen), Sebastien Ogier (Citroën), Khalid Al-Qassimi (Ford) e Andreas Mikkelsen (Citroen), que são unidas por dois veículos particulares dirigido pelo veterano Dany Snobeck ( Peugeot), campeão atual da especialidade francesa, e Graham Coffrey (Subaru) do Reino Unido. A RACC irá testemunhar a presença de Petter Solberg usando um Citroen C4, pela primeira vez, substituindo o Xsara que estava usando até agora

O percurso é idêntico ao de 2008, com o parque de serviços baseados no PortAventura Park em Salou, situado a uma hora de carro de Barcelona, e as etapas efectuam-se na região de Tarragona. Após cerimónia à noite que começa em frente ao mar, cada dia é composto por duas passagens por um ciclo idêntico de três etapas. Sexta-feira a abertura é a mais longa do rali, com 131,76 quilómetros de competição, grande parte a nordeste de Salou. Segundo dia de sábado para o noroeste inclui o monstro 38,27 km El Priorat - La Ribera d'Ebre efectuada em teste. A última jornada é a oeste de Salou, mas fica perto da cidade, antes de terminar às 15h07. As 18 especiais com 353,62 km num percurso de 1.299,13 km.Pneu Pirelli fornecerá duas especificações de pneus para a BP Ford Abu Dhabi motoristas. O pneu de asfalto padrão PZero estará disponível primeiramente em composto duro, mas com uma quantidade limitada de compostos de borracha macia para uso em tempo frio ou molhado. As equipes não estão autorizados a esculpir há mão cortes adicionais na borracha, em caso de chuva ou lama, cada veículo pode transportar duas rodas sobressalentes.Quatro Focus RS WRC Henning Solberg / Cato Menkerud e Matthew Wilson / Scott Martin são nomeados pela Stobart VK M-Sport Seleção enquanto Federico Villagra / Jorge Perez Companc e Paul Bird / Ian Windress levará para a equipe Munchi's Ford. O rali é também a penúltima ronda da série Fiesta Internacional SportTrophy e marca a estréia do novo WRC rally car R2 Fiesta. Cinco R2S Fiesta e Fiesta ST quatro carros foram inscritos por candidatos ao título, com um total de 11 Fiestas inscritos no rali.

O RACC Catalunya-Costa Daurada, Rally da Espanha, será o oitavo e último evento Júnior, embora o resultado final já decidido na Finlândia, graças à vitória do checo Martin Prokop (Citroen), na ausência de uma prova é proclamado campeão. Apesar de os participantes na J-WRC Rally poderem eleger seis dos oito que compõem o campeonato, Prokop precisou de apenas cinco resultados, com três vitórias em Chipre, Itália e Finlândia, para conquistar o título na sua nona edição, de que a Citroën já ganhou cinco vezes. O RACC contará praticamente todos os pilotos que participaram esta temporada no Mundial Junior, com a ausência apenas de Michal Kosciuszko da Polônia. Ao todo serão nove participantes a fechar a temporada 2009 da J-WRC evento em que os condutores de veículos que utilizam a categoria S1600 e mais actual ou R3, mostrando ao mesmo tempo altamente competitivo e tem sido verificada em sete dos testes até agora efectuados.A Bandarra FM vai lá estar para testemunhar a luta e o empenho desta caravana que para o ano estará também novamente no Algarve.A distribuição dos 80 participantes, 28 dos quais são pilotos prioritários FIA, é a seguinte: 16 WRC, 9 J-WRC, 8 veículos R2 e R3, 27 Grupo N4 (incluindo os 5 participantes Pirelli Star Driver), 8 classe A6 e 12 veículos das categorias N3 e N2.

IRC Calendário 2010

O calendário de 2010 do Intercontinental Rally Challenge. O primeiro destaque vai para o Sata Rali dos Açores e para o Rali Vinho Madeira, que continuam a integrar o calendário de 2010.

Japão, Chipre e Argentina são outras novidades num Calendário que passará a ter 12 provas, registando-se a saída da Rússia e do Quénia.

Calendário Provisorio IRC 2010:
19-23/1 - Monte Carlo
5-7/3 - Curitiba
25-27/3 - Argentina
20-22/5 - Açores
18-20/6 - Ypres
8-10/7 - Japão
5-7/8 - Madeira
27-29/8 - Barum
9-11/9 - Asturias ou Valais
23-25/9 - San Remo
14-16/10 - Escócia
26-28/11 – Chipre

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: