sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rotações 02 Outubro 2009

Campeonato de Espanha de Velocidade
Miguel Oliveira segundo em Albacete

Miguel Oliveira conseguiu finalmente voltar a subir ao pódio em pistas espanholas, mercê do 2.º lugar conquistado em Albacete, no reatamento do Campeonato de Velocidade do país vizinho. Com este brilhante resultado e após os azares sofridos no início da época, Oliveira já é 6.º colocado na tabela da classe 125 GP.Em Albacete disputou-se a quarta das sete provas do CEV, e Miguel Oliveira regressou às grandes exibições na classe 125 GP. Na corrida deste Domingo arrancou da primeira fila da grelha para se instalar na dianteira, mas depois foi ultrapassado pelo líder do Campeonato, o espanhol Alberto Moncayo. Este acabou por ser o vencedor, mas apenas com 288 milésimos de segundo de vantagem sobre o lusitano, que perseguiu insistentemente Moncayo. Após uma má partida, Maverick Viñales completou o pódio, terminando a 13,6s do vencedor.Miguel Oliveira não pontuou nas duas primeiras rondas do Campeonato, e na terceira tinha sido 4.º classificado, pelo que esta 2.ª posição em Albacete veio relançar o piloto da Charneca da Caparica para a discussão dos lugares cimeiros. A próxima corrida tem lugar a 11 de Outubro, no Circuito da Catalunha.

Campeonato:
1.º Alberto Moncayo (Aprilia) 76 pontos;
2.º Maverick Viñales (Aprilia) 61;
3.º Isaac Viñales (Aprilia) 42;
4.º Louis Rossi (KTM) 40;
5.º Ivan Maestro (Aprilia) 35;
6.º Miguel Oliveira (Aprilia) 33.

André Carvalho campeão nas seiscentos
Campeonato Motosport – Open de Velocidade / Vodafone - 2009


André Carvalho celebrou com mais uma vitória a manutenção da coroa na classe de StockSport 600c. Aconteceu no Autódromo do Estoril, na penúltima ronda do Campeonato, onde Luís Carreira também reforçou substancialmente a sua posição de comandante na classe “1000”, após ter terminado no 2.º posto as duas corridas ganhas por José Leite.Efectivamente, André Carvalho sagrou-se de Stocksport 600cc pelo segundo ano consecutivo, enquanto Tiago Araújo também já garantiu a vitória global no Troféu PromoMoto 1000.Na "classe-rainha", Stocksport 1000, a prova ficou assinalada pela ausência de um candidato ao título, Rui Reigoto, que fracturou uma clavícula na manhã de Sábado, durante treinos privados na pista do Estoril. Com o afastamento do seu principal perseguidor, Luís Carreira ficou com as portas do título "escancaradas". Por isso mesmo terá reforçado o calculismo na acção, rodando sempre próximo do sistemático comandante nas duas mangas, José Leite, mas sem lançar ataques particularmente incisivos.Na primeira manga das "Stock 1000", com 11 pilotos em pista, José Leite andou sempre na frente, terminando com 2,5s de avanço sobre Luís Carreira. Tiago Dias também foi o exclusivo proprietário do 3.º lugar, enquanto para o 4.º posto Tito Domingues impôs-se no confronto com Fernando Costa e Nuno Faria.Na segunda manga Carreira ainda liderou o pelotão na volta inaugural, mas na segunda passagem à pista José Leite assumiu o comando, para vencer agora com 3,2s de vantagem sobre o opositor.

Tiago Dias foi novamente um solitário 3.º classificado, e Fernando Costa subiu a 4.º na antepenúltima volta, quando Tito Domingues se atrasou. Com estes resultados, Luís Carreira só precisa de somar mais 10 pontos (correspondentes a um 6.º lugar) em Braga para revalidar o título.Já campeão é André Carvalho, único comandante da corrida de StockSport 600, que reuniu 12 pilotos. Esta prova teve duas partidas, pois à terceira volta a moto do espanhol Miguel Vilares deixou óleo no asfalto, obrigando à interrupção e cancelamento dessa fase da corrida. No reatamento André Carvalho dominou as operações, para cruzar a meta 3,8s mais cedo que Tiago Magalhães. Também desde a segunda volta Nuno Cachada rodou no 3.º posto em que terminaria, a 6,4s do vencedor.Uma vitória no Autódromo serviu a Tiago Araújo para arrebatar o título no Troféu PromoMoto 1000. Após vibrante duelo com Eusébio Nogueira, os dois pilotos alternaram no comando ao longo das catorze voltas de corrida, participada por 20 pilotos. Apenas na penúltima volta Araújo conseguiu instalar-se em definitivo na liderança, batendo Nogueira por 1,4s. No 3.º lugar, a 1,7s ficou Miguel Moreira, que também andou perto do duo que rolou à sua frente.No Troféu PromoMoto 600 competiram 19 concorrentes. Nuno Nogueira chefiou o pelotão até ser ultrapassado por Miguel Martins na penúltima volta. Este ganhou, apenas com um décimo de segundo sobre o opositor, deixando adiada para Braga a decisão do título nesta classe.

Tiago Cleto completou o pódio, a 15,7s do vencedor.Espectacular foi a corrida 21 concorrentes de 85cc e Copa Cool, com quatro pilotos sempre muito próximos entre si. Os dois Lopes, Ivo e Fábio, passaram pelo comando, mas no frenético sprint final foi mesmo preciso recorrer ao "photo finish" para apurar o vencedor – Ivo Lopes, a derrotar o rival por ínfimos 2… milésimos de segundo! Ligeiramente mais atrás, outro duelo travou-se entre os dois melhores do Troféu Open, com Hélder Bessa a deixar Romeu Leite apenas 157 milésimos à sua retaguarda, e ficando a meio-segundo do vencedor absoluto. Com estes resultados, Fábio e Ivo Lopes vão travar em Braga a última e decisiva batalha pelo título de 85cc Júnior, o mesmo sucedendo entre Hélder Bessa e Romeu Leite pelo êxito global no Troféu Open 85cc. Quanto à Copa Cool, no Autódromo saiu vitorioso Pedro Barbosa, diante de Daniel Vila e Yago Nogueira.Finalmente, na tarde de Sábado disputou-se a corrida de Motos Clássicas. António Gonçalves liderou na primeira metade, até desistir a contas com problemas mecânicos. Então, Osvaldo Garcia foi para a frente e venceu, seguido nas posições imediatas por Joaquim Boavida e Javier Lopez. Desta forma, Osvaldo Garcia é já ganhador do Troféu na classe C3, tal como Joaquim Boavida na C2, só faltando desvendar quem levará a melhor na C1.

Reviravolta nos Ralis e TT’s…

Os campeonatos de Ralis e TT em Portugal irão permitir que em 2009 os pilotos escolham as provas dos calendários que pretendem disputar, segundo notícia avançada pelo site "Autosport.pt". O orgão federativo pretende que os calendários mantenham o actual número de provas, mas que os pilotos possam escolher quais as 6 provas que pretendem disputar, podendo somar um máximo de 6 resultados. Segundo a mesma fonte, esta regra aplicar-se-á ao Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, Campeonato de Portugal de Ralis e Campeonato Open de Ralis, sendo que neste ultimo o calendário deverá ser de 10 provas. Segundo as palavras de Luiz Pinto de Freitas "isto vai obrigar os clubes organizadores a conquistar os clientes e a acabar com o exagero das taxas de inscrição que estão a ser cobrados, por exemplo, no todo-o-terreno." A maior visibilidade desta regra em termos de redução de custos será mesmo no Campeonato Open de Ralis, já que de um previsível calendário de 10 ralis, os pilotos poderão abdicar de 4. No CPR e CPTT a redução de provas a disputar deverá ter menos efeitos, já que as provas mais longas e dispendiosas são as que mais pontos têm para atribuir, pelo que a ausência nas ditas terá um forte impacto na classificação do campeonato.

Salvador Cabral – Catalunha WRC / BandarraFm

Sem comentários: