segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Rotações 26 Outubro 2009

Emoção, mas pouco, Sébastien Loeb venceu o rali e o título.


Sébastien Loeb ampliou um pouco a sua história ao ganhar o sexto título consecutivo de Campeão Mundial de Ralis. Este feito por o campeão, vencendo merecidamente a ronda final do WRC 2009, o Rali da Grã-Bretanha, que manteve num vibrante lado a lado com Mikko Hirvonen (Ford). O finlandês sucumbiu ao número um do mundo e terminou a corrida em 2º e revalidou vice-campeão de 2008, mas seu desempenho foi um nível elevado. Dani Sordo foi 3º na corrida e no campeonato. O curto espaço de tempo, com um total de 79,84 quilômetros a noroeste de Cardiff e de duas seções diferentes, Port Talbot (km 17,41) e Rheola (km 22,51), duas vezes e sem apoio intermediário, formaram uma excepcional final de campeonato com uma viagem através de florestas íngremes e vias rápidas, um troço do "real" com um pouco de tudo. Hirvonen sabia que o ataque seria lançado para tentar o titulo, o que ninguém pensava ser possível: vencer ou a rattle Loeb ...


Depois de deixar o finlandês vencer a especial em Port Talbot, 0,8 segundo melhor que Loeb, uma situação normal tendo em conta o meio-minuto curto que o francês tinha para a Ford. Mas em Rheola com piso escorregadio, Hirvonen deu o golpe para a moral da competição, reduzindo em até 11,2 segundo a diferença para o líder. Ford pulou por stresse e Citroën pouco menos. Após iniciar o dia 30,2 segundo à frente. Era evidente que o número um do mundo teve que enfrentar o loop em execução final, exactamente como ele queria, Hirvonen não tinha nada a perder e tudo a tentar, o desempenho de primeira vez sobre o seu rival e tentar o que parecia impossível. Entusiasmado, Hirvonen veio como uma bomba, mas em poucos minutos estava cara a cara com a dura realidade: Loeb nunca falhou e em vez disso, ele perdeu mais de um minuto para levantar- se o capot depois de um salto, e fechou-se a chance de Título e salvou a segunda posição do rali.


Latvala também perdeu vários minutos, danificando a suspensão, depois de uma saída, como Ogier, embora neste caso o tempo perdido foi mais do que 11 minutos e viu desaparecer as suas opções em pontos, caindo. Na última seção, e literalmente andando Loeb, Hirvonen a conseguir o segundo final contra Sordo, que quase conseguiu uma dupla vitória para o time francês. Na P-WRC para a vitória Eyvind Brynildsen (Skoda), à frente de Martin Prokop (Mitsubishi) e Toshihiro Arai (Subaru), uma classificação que não altera a classificação, com o campeão Armindo Araújo e desde na última prova em que participou estava fora da pontuação, terminando atrás de Brynildsen. Poucas horas depois de subirem ao segundo lugar do pódio no Agrupamento de Produção, Armindo Araújo e Miguel Ramalho viram a vitória cair-lhes ao colo, depois de Eyvind Brynildsen ter sido desclassificado devido a irregularidades detectadas no Skoda Fabia S2000.


Se o segundo posto já era um resultado fantástico, o triunfo é “ainda melhor, embora tenha sido fruto da desclassificação de um adversário. Mas estas situações fazem parte das corridas e as regras são para cumprir, portanto se o carro estava irregular ele tem de ser posto fora. É uma vitória fantástica, com um sabor muito especial, na estreia do novo carro e estou muito contente por oferecer à Mitsubishi o primeiro triunfo do Lancer Evo X em provas do Campeonato do Mundo de Ralis”, afirmou o virtual Campeão do Mundo de Ralis de Produção.Radiante com o resultado estava a dupla Bernardo Sousa / Jorge Carvalho. O FIAT Punto S2000 que nunca se apresentou em condições de lutar pelos lugares cimeiros do PWRC, acabando por conseguir 3º lugar do PWRC, depois da desclassificação de Brynildsen.


Bernardo Sousa teve um motor que acusou falta de rendimento ao longo de toda a prova, juntando-se ainda problemas pontuais de embraiagem e a perda de uma roda. Terminada a temporada de 2009, o madeirense garantiu ao DN Madeira que a terceira temporada no mundial já está a ser trabalhada, não havendo ainda decisão da viatura a utilizar.Bernardo Sousa explicou no final que "com os problemas de motor que tivemos, agravados pelo da pressão de óleo sentido hoje, não permitiam pensar noutro objectivo que não fosse o de terminar. Não dava sequer para andar depressa, apenas para levar o carro até final.”A FIA World Rally 2009 terminou com uma carreira emocionante, onde centauros verdadeiros dons foram interrompidos. Loeb consolidava a sua melhor prova e ficava como piloto lendário de todos os tempos, uma história para ser continuada em 2010, então nada irá mudar? e com vai ser? com os mesmos ingredientes e os jogadores em 2008 e 2009, ocuparam os quatro posições no WRC.


Classificação final do Rally da Inglaterra 2009
1- Sébastien Loeb/Daniel Elena (Citroën C4 WRC)
2- Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford Focus RS WRC 2009)
3- Daniel Sordo/Marc Martí (Citroën C4 WRC)

4- Petter Solberg/Phil Mills (Citroën C4 WRC)

5- Henning Solberg/Cato Menkerud (Ford Focus RS WRC 2008)
6- Matthew Wilson/Scott Martin (Ford Focus RS WRC 2008)
7- Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Ford Focus RS WRC 2009)
8- Conrad Rautenbach/Daniel Barritt (Citroën C4 WRC)
9- Armindo Araújo/Miguel Ramalho (Mitsubishi Lancer Evo IX)


Classificação final do Campeonato do Mundo de Rallyes de 2009

Pilotos
1- Sébastien Loeb (Francia/Citroën), 93
2- Mikko Hirvonen (Finlandia/Ford), 92
3- Dani Sordo (España/Citroën), 64
4- Jari-Matti Latvala (Finlandia/Ford), 41
5- Petter Solberg (Noruega/Citroën), 35
6- Henning Solberg (Noruega/Ford), 33
7- Matthew Wilson (Gran Bretaña/Ford), 28
8- Sébastien Ogier (Francia/Citroën), 24
9- Federico Villagra (Argentina/Ford), 16
10- Conrad Rautenbach (Zimbabwe/Citroën), 9


Constructores
1- Citroën Total World Rally Team, 167
2- BP Ford Abu Dhabi World Rally Team, 140
3- Stobart VK M-Sport Ford Rally Team, 80
4- Citroën Junior Rally Team, 47
5- Munchi’s Ford World Rally Team, 23


Produção:

1. Armindo Araújo (P) 42

2. Martin Prokop (CZ) 37

3. Eyvind Brynildsen (N) 32

4. Nasser Al-Attiyah (QA) 31

5. Patrik Sandell (S) 29

6. Toshihiro Arai (J) 23

7. Andis Neiksans (LV) 11

8. Patrik Flodin (S) 11

9. Lambros Athanassoulas (GR) 10

10. Marcos Ligato (Arg) 8

14. Bernardo Sousa (P) 8


Júnior:

1. Martin Prokop (CZ) 46

2. Michal Kosciuszko (PL) 42

3. Aaron N. Burkart (D) 39

4. Kevin Abbring (NL) 27

5. Simone Bertolotti (I) 26

6. Hans Weijs jr. (NL) 26

7. Yoann Bonato (F) 16

8. Alessandro Bettega (I) 14

9. Luca Griotti Jr. (I) 10

10. Kalle Pinomäki (FIN) 8


Calendário WRC 2010:

Suécia – Swedish Rally

12 a 14 de Fevereiro,Neve/gelo,Produção/WRC Cup.

México – Rally México

5 a 7 de Março,Terra,Produção/WRC Cup.

Jordania – Jordan Rally

2 a 4 de Abril,Terra,Produção/WRC Cup.

Turquia – Rally of Turkey

16 a 18 de Abril,Terra,Júnior.

Nova Zelândia – Rally New Zealand

7 a 9 de Maio,Terra,Produção/WRC Cup.

Portugal – Rally de Portugal

28 a 30 de Maio,Terra,Júnior/WRC Cup.

Bulgária – Rally Bulgaria

8 a 10 de Julho,Terra,Júnior.

Finlândia – Rally Finland

30 de Julho a 1 de Agosto,Terra,Produção/WRC Cup.

Alemanha – Rallye Deutschland

20 a 22 de Agosto,Asfalto,Júnior/Produção/WRC Cup.

Japão – Rally Japan

10 a 12 de Setembro,Terra,Produção/WRC Cup.

França – Rallye de France

1 a 3 de Outubro,Asfalto,Júnior/Produção/WRC Cup.

Espanha – Catalunya – RallyRACC

22 a 24 de Outubro,Asfalto,Júnior.

Inglaterra - Great-Bretain Rally

12 a 14 de Novembro,Terra,Produção/WRC Cup.


Salvador Cabral / BandarraFm

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