quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Rotações 28 Outubro 2009

Ef´s no topo Nacional em Murça

O Nacional de Autocross terminou como começou, com pouco ou nada. Poucos eram os egitanienses presentes mas mesmo assim ainda foram eles que deram as cores da Guarda em praticamente todas as provas.As vitórias aconteceram normalmente e no final o esforço dos egitanienses foi reconhecido em termos nacionais.António Matias venceu a Taça Nacional e Joaquim Frade foi segundo na tracção as 4 rodas motrizes.É de enaltecer os que se mantiveram e foram dando um ar da sua graça nas pistas de terra batidaA Divisão 2 era a única no Autocross em que a discussão do título estava em disputa nesta prova, embora a vantagem de Dionísio Sanguedo sobre Rui Raposo fosse confortável. O piloto do Renault Clio Sport estava na frente com vantagem de 16 pontos e, por isso mesmo, nem precisava forçar o ritmo.Sem qualquer interesse no campeonato, porque não estava inscrito e por isso mesmo não pontuava, Rui Sirgado dominou por completo a prova com o Peugeot 106 GTi. Foi o mais rápido nos treinos, venceu as três corridas de qualificação e, na final, venceu destacado. Sanguedo ficou com o segundo lugar, enquanto que Rui Raposo foi terceiro classificado com o Opel Kadett GSi. João Reis, também em Peugeot 106, foi quarto e último na final.Dionísio Sanguedo conquistou o título nesta Divisão 2.


Luís Santos foi campeão na Divisão 4Ao ser o único inscrito nesta Divisão na prova de Murça, Luís Santos foi automaticamente coroado campeão. O título poderia ser ainda discutido por Miguel Ferreira mas o piloto de Setúbal optou por não alinhar. Para 2010 Luís Santos manifestou o interesse na defesa do título estando em aberto a possibilidade da equipa inscrever dois carros.Santiago Ares solitário na Divisão 1O espanhol Santiago Ares resolveu vir até Murça dar um ar da sua graça com o potente Mitsubishi Lancer Evo VI mas acabou por ser presença única na Divisão 1. Foi "obrigado" então a correr com os menos rápidos da Divisão 2. António Matias confirma o tão aguardado título mas José Pereira vence a provaApós mais de duas décadas de Off-Road, o egitaniense António Matias conquistou em Murça o seu primeiro título de Autocross ao vencer a Divisão 5 da Taça. José Pereira acabou por vencer na final com o VW Golf TDi de tracção total, terminando com larga vantagem sobre Matias que se vinha a debater com problemas de caixa (não tinha terceira velocidade). Ana Matos realizou mais uma boa prova com o pouco potente Audi 90 Quattro e foi terceira com Joaquim Frade a terminar em quarto com um BMW 325ix, sendo vice-campeão na tracção total.


José Ferreira venceu prova e TaçaA Divisão 6 viu José Ferreira confirmar o título da Taça com uma vitória. O piloto do Celica ainda teve que se aplicar nas corridas de qualificação face a Sérgio Cruz mas na final venceu destacado a Divisão depois do Peugeot 205 de Cruz perder uma roda.Uma boa vitória foi o que bastou a Sérgio Bandeira para "desempatar" a luta pelo ceptro do Troféu Olimar de Crosscar com Pedro Santos...Depois de uma prova emocionante, Ludgero Santos arrecadou o título do Nacional de Crosscar. Não sem antes ter suar bastante face a Luís Caseiro que nunca atirou a toalha ao chão. No final apenas 5 pontos separaram os dois quando se somaram mais de 500 pontos!Na derradeira final do ano, Hugo Castro voltou a estar imbatível colocando-se na frente de Caseiro e Paz logo atrás. A meta de Caseiro teria que passar pela vitória na expectativa que Ludgero se atrasasse em demasia, atacou forte a primeira posição conseguindo passar Castro quando este viu o motor do seu JBRacing não resistir ao esforço e partir. Ludgero conseguiu na primeira volta subir algumas posições na geral mantendo sempre Caseiro “à vista”. Perto do final, Caseiro deixaria passar o espanhol Javier Paz, que acabaria por vencer, terminando a corrida na segunda posição. Entre ele e Ludgero acabou por ficar apenas Santiago Roel o que dava o título ao piloto da 4PET.Boa prova também para Pedro Rosário, quinto classificado final, que conseguiu o último degrau do pódio no campeonato. Juan Vilariño foi sexto seguido de Ricardo Antunes, Maikel Vilariño e Hélder Fernandes. Em luta com Rosário pelo terceiro lugar final, Luís Oliveira e Valter Cardoso não foram felizes nesta última ronda do ano.Resta agora esperar que a época de 2010 seja ainda melhor e que os novos regulamentos surtam o efeito pretendido.


Francisco à beira do pódio


James Thompson é o actual detentor da Taça FIA da Europa de Viaturas de Turismo, ao vencer a segunda corrida de Braga, enquanto que Francisco Carvalho foi o melhor representante português nesta competição. O piloto britânico, ao volante de um Honda Accord, não foi além do terceiro lugar na primeira prova da jornada, enquanto que Norbert Michelisz via a bandeirada de xadrez no primeiro posto, apesar da forte pressão que lhe foi movida por Franz Engstler. Na segunda corrida da jornada, Thompson conseguiu impor-se, o que lhe permitiu vencer a competição, apesar de deter os mesmo pontos que Engsler, que repetiu o segundo lugar, fazendo-se o desempate com o triunfo do inglês. Entre os portugueses Francisco Carvalho foi o melhor, alcançando o quarto lugar final com sete pontos, tendo estado à beira de subir ao pódio na segunda corrida, ficando no quarto posto devido a um desentendimento com Franz Engstler. A Veloso Motorsport e Francisco Carvalho estiveram este fim-de-semana na pista de Braga para disputar a Taça Europeia de Carros de Turismo – FIA ETCC 2009.


Com o piloto da Guarda ao volante de um competitivo SEAT Leon S2000, cedido pela SEAT espanhola, a equipa portuguesa esteve em excelente nível logo desde os primeiros treinos livres, onde conseguiram sempre rodar entre os pilotos da frente, sendo mesmo os mais rápidos na segunda sessão de treinos livres.A qualificação correu menos bem a Francisco Carvalho, com o tráfego na primeira tentativa e um erro na segunda oportunidade com pneus novos, a estragarem um resultado que poderia ter sido a pole, conclusão que advém da análise dos dados registados pela telemetria da equipa. Desta forma Carvalho sairia da sétima posição para a primeira corrida de Domingo, com esperanças de ainda assim conseguir chegar à vitória. Disputada com a pista ainda bastante molhada, a primeira das duas corridas do ETCC não correria de feição à Veloso Motorsport, com Francisco Carvalho a apostar na utilização de pneus slick à frente e pneus de chuva atrás, solução que se mostrou catastrófica para as aspirações do piloto português, que não conseguiu melhor do que a sétima posição final.


Taça FIA da Europa de Viaturas de Turismo:
1 James Thompson 16
2 Franz Engstler 16
3 Norbert Michelisz 10
4 Francisco Carvalho 7
8 José Monroy 3
9 Duarte Félix da Costa 3

1ª Corrida:
1 Norbert MICHELISZ HUN SEAT Leon

2 Franz ENGSTLER GER BMW 320si

3 James THOMPSON GBR Honda Accord

4 Michel NYKJAER DEN Chevrolet Lacetti

5 Harry VAULKHARD GBR Chevrolet Lacetti

6 Jose MONROY POR Chevrolet Lacetti

7 Francisco CARVALHO POR SEAT Leon

8 D Felix DA COSTA POR Chevrolet Lacetti

9 Tomas ENGSTROM SWE Honda Accord

10 Urmas KITSING EST BMW 320si


2ª Corrida:
1 James THOMPSON GBR Honda Accord

2 Franz ENGSTLER GER BMW 320si

3 Tomas ENGSTROM SWE Honda Accord

4 Francisco CARVALHO POR SEAT Leon

5 Norbert MICHELISZ HUN SEAT Leon
6 Harry VAULKHARD GBR Chevrolet Lacetti

7 D Felix DA COSTA POR Chevrolet Lacetti

8 Per POULSEN DEN Honda Accord Euro R

9 Marcis BIRKENS LAT Honda Civic Type-R

10 Carsten SEIFERT GER Ford Fiesta ST


Salvador Cabral/BandarraFm

Sem comentários: