Campeões coroados em Portimão
O norte-americano Ben Spies é o novo campeão do mundo de Superbikes, enquanto o britânico Cal arrebatou a coroa na classe SuperSport. A confirmação dos títulos aconteceu no Autódromo Internacional de Algarve (AIA), onde a equipa portuguesa “Parkalgar Honda” ganhou a última corrida da época em SuperSport por intermédio de Eugene Laverty, vice-campeão da especialidade.A comemorar um ano de existência, o AIA fechou pela segunda vez consecutiva o Campeonato do Mundo de Superbikes, num G.P. de Portugal que consagrou dois novos campeões do mundo e um europeu na espectacular pista de Portimão.Ben Spies alcançou hoje uma proeza invulgar, pois sagrou-se campeão no seu ano de estreia no "Mundial" de Superbikes, após ter ganho o Campeonato dos EUA nas três épocas anteriores. Mais ainda, este texano de Memphis, actualmente com 25 anos de idade, fica para a história como o primeiro piloto a conquistar a coroa mundial de Superbikes aos comandos de uma Yamaha.
Spies chegou a Portimão com 10 pontos de atraso para o líder do Campeonato, Noriyuki Haga, mas este japonês alterou a hierarquia ao desistir na primeira manga algarvia, devido a queda registada à sétima volta. Por sua vez, Ben Spies foi o único líder da corrida e venceu, saltando para a primeira posição do Campeonato com 15 pontos sobre o nipónico.Na segunda e última manga Ben Spies desenvolveu uma táctica calculista, evitando despiques que pudessem comprometer o objectivo prioritário. Assim, Michel Fabrizio ganhou a corrida, seguido de Haga, mas o 5.º lugar bastou ao norte-americano para se sagrar campeão.Na classe de SuperSport não houve surpresas, pois Cal também "jogou pelo seguro" na respectiva corrida, pois o 4.º posto obtido foi mais do que suficiente para arrebatar o título mundial da categoria.O "Team Parkalgar Honda" cumpriu a sua missão com brilhantismo, pois Eugene Laverty comandou durante toda a prova e ofereceu à equipa o desejado triunfo "em casa", naquela que constituiu a quarta corrida ganha pelo piloto irlandês este ano. Laverty fecha esta campanha como vice-campeão do mundo, demonstrando a crescente competitividade patenteada pela equipa portuguesa.Quanto a Miguel Praia, nos treinos conseguiu a sua melhor qualificação na categoria ao obter o sétimo melhor tempo. Todavia, hoje o arranque não correu de feição ao lusitano, e por isso após a primeira volta à pista surgia no 13.º lugar. A meio da corrida Praia subiu à 10.ª posição, que manteve até à bandeirada de xadrez. O piloto de Albufeira fechou assim o Campeonato no 15.º posto, que constitui o seu melhor resultado global nesta competição.
No Troféu FIM de SuperStock 1000 o belga Xavier Simeon já tinha assegurado o título antes desta ronda, mas fechou a temporada com mais um êxito. Nesta corrida e entre 35 participantes alinhou o português Tiago Dias, que começou por rodar em 30.º e acabou a prova na 25.ª posição. Tal como os dois outros lusitanos nas 600cc, o piloto nacional sentiu algumas dificuldades na adequação da sua máquina à marca de pneus utilizada neste Campeonato, diferente daquela que é usada nas competições caseiras, mas fora isso Tiago teve um desempenho seguro neste compromisso internacional.Na classe de StockSport 600 estava em jogo o respectivo título de campeão europeu. A corrida foi espectacular na luta pela vitória, com o italiano Marco Bussolotti a impor-se por escassa margem ao belga Vincent Lanbois e ao britânico Gino Rea. Este último, porém, conquistou a coroa, apenas com um ponto de vantagem sobre Bussolotti.Nessa corrida de 600 alinharam 28 pilotos, entre os quais dois portugueses. André Carvalho teve desempenho muito regular, pois ocupou o 11.º lugar desde a segunda volta até ao fim da prova, terminando a meio-minuto do vencedor. Quanto a Sérgio Batista, durante a corrida foi oscilando entre as 15.ª e 17.ª posições, acabando por ser mesmo o 15.º classificado nesta prova do "Europeu".
Classificação Corridas:
Superbikes – 1.ª manga:
1.º Ben Spies (Yamaha)
2.º Jonathan Rea (Honda)
3.º Max Biaggi (Aprilia)
4.º Shane Byrne (Ducati)
5.º Michel Fabrizio (Ducati)
Superbikes – 2.ª manga:
1.º Michel Fabrizio (Ducati)
2.º Noriyuki Haga (Ducati)
3.º Jonathan Rea (Honda)
4.º Shane Byrne (Ducati)
5.º Ben Spies (Yamaha)
SuperSport:
1.º Eugene Laverty (Honda)
2.º Kenan Sofuoglu (Honda)
3.º Garry McCoy (Triumph)
4.º Cal Crutchlow (Yamaha)
5.º Mark Aitchison (Honda)
10.º Miguel Praia (Honda)
SuperStock 1000:
1.º Xavier Simeon (Ducati)
2.º Cláudio Corti (Suzuki)
3.º Javier Fores (Kawasaki)
4.º René Mahr (Suzuki)
5.º Maxime Berger (Honda)
25.º Tiago Dias (Yamaha)
SuperStock 600:
1.º Marco Bussolotti (Yamaha)
2.º Vincent Lonbois (Yamaha)
3.º Gino Rea (Honda)
4.º Fredrik Karlsen (Yamaha)
5.º Danilo Petrucci (Yamaha)
11.º André Carvalho (Yamaha)
15.º Sérgio Batista (Kawasaki)
Classificação Campeonatos:
Superbikes:
1.º Ben Spies (Yamaha) 462 pontos;
2.º Noriyuki Haga (Ducati) 456;
3.º Michel Fabrizio (Ducati) 382;
4.º Max Biaggi (Aprilia) 319;
5.º Jonathan Rea (Honda) 315.
SuperSport:
1.º Cal Crutchlow (Yamaha) 243;
2.º Eugene Laverty (Honda) 236;
3.º Kenan Sofuoglu (Honda) 189;
4.º Joan Lascorz (Kawasaki) 163;
5.º Fabien Foret (Yamaha) 123
15.º Miguel Praia (Honda) 40.
SuperStock 1000:
1.º Xavier Simeon (Ducati) 225;
2.º Cláudio Corti (Suzuki) 168;
3.º Maxime Berger (Honda) 138;
4.º Javier Fores (Kawasaki) 132;
5.º Sylvain Barrier (Yamaha) 92.
SuperStock 600:
1.º Gino Rea (Honda) 154;
2.º Marco Bussolotti (Yamaha) 153;
3.º Vincent Lonbois (Yamaha) 151;
4.º Danilo Petrucci (Yamaha) 146;
5.º Eddi
26.º André Carvalho (Yamaha) 5
41.º Sérgio Batista (Kawasaki) 1.
Campeonato Nacional de Motocross
O esperado domínio de Rui Gonçalves
Rui Gonçalves foi ao Açores vencer folgadamente as duas mangas do “Nacional” MX2 de Motocross. O piloto transmontano ilustrou os talentos que o consagram como vice-campeão do mundo, enquanto Hugo Basaúla mantém a liderança no Campeonato da especialidade.Cerca de três mil e quinhentos espectadores aproveitaram para assistir a uma boa jornada de Motocross na ilha de S. Miguel, a terceira das cinco pontuáveis para o Campeonato Nacional na classe MX2. Em acção estiveram 25 pilotos, com natural destaque para Rui Gonçalves, num regresso pontual às lides caseiras.
Se Rui Gonçalves dominou claramente as operações, interessante o confronto entre os dois principais candidatos ao título, Hugo Basaúla e Luís Correia, pois nesta jornada a diferença entre eles baixou de 12 para 10 pontos, reforçando a intensidade do duelo para as duas rondas em falta.Na primeira manga Ivo Fernandes apareceu na frente durante a volta inaugural, mas logo a seguir Rui Gonçalves assumiu as rédeas da corrida para triunfar, com 35,9 de avanço sobre Luís Correia. Este só subiu ao 2.º posto na décima quarta volta, por troca com Ivo Fernandes. Hugo Basaúla teve um arranque pouco produtivo e surgiu inicialmente no meio do pelotão, mas foi recuperando e à décima volta ascendeu ao 4.º posto em que terminou, com larga vantagem sobre Henrique Venda. Já a uma volta do vencedor, no 6.º lugar ficou Nuno Gonçalves, seguido de Luís Ferreira, com este em recuperação após estar envolvido numa queda colectiva logo a seguir ao arranque.
Na segunda manga Rui Gonçalves foi o único comandante, obtendo mais um triunfo sem contestação – cruzou a meta 32,4s mais cedo que Hugo Basaúla. Este fixou-se no 2.º lugar logo à terceira volta, quando ultrapassou Luís Correia, acabando muito distanciados entre si. Mais atrás, Ivo Fernandes rodou quase todo o tempo (salvo duas voltas) no 4.º posto em que terminaria, seguido por Luís Ferreira, Nuno Gonçalves, Henrique Venda e Nélson Silva. Referência ainda para o abandono de Marco Garcia, lesionado na sequência de queda à quinta volta, ele que tinha sido o melhor piloto açoriano na primeira manga, sendo então 10.º classificado.Competiram também cinco jovens do "Regional" dos Açores de Infantis B. Abel Carreiro ganhou as duas mangas, na primeira das quais secundado por Filipe Moniz e na restante por Tiago Gonzaga, enquanto Beatriz Silva e Sara Silva foram sempre as 3.ª e 4.ª colocadas, respectivamente. Quanto ao Campeonato Nacional de MX2, prosseguirá com a quarta e penúltima jornada a 15 de Novembro, em Marinha das Ondas.
Salvador Cabral/BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário