sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Liga Europa 2009-2010

Sporting continua a desiludir os adeptos.

O Sporting empatou a um com o Ventspils para a Liga Europa. Os leões, que marcaram por Saleiro, mais uma vez não convenceram os seus adeptos, que, no final do jogo em Alvalade, mostraram lenços brancos e assobiaram os jogadores e o treinador Paulo Bento…

O encontro contra o Ventspils era visto por Paulo Bento como uma oportunidade para fazer as pazes com os adeptos. No entanto, o encontro acabou por piorar a situação, já que o Sporting não conseguiu abordar a partida como o seu historial exige. Sem ânimo, criatividade e querer, os leões acabaram por sofrer um golo aos 15 minutos, por Zamperini. Um balde de água fria para Paulo Bento, que respirou com algum alívio aos 22 devido ao golo de Saleiro, que os visitantes reclamaram, já que, antes, defende a equipa da Letónia, ocorreu uma mão de Vukcevic.

No segundo tempo o Sporting conseguiu ser pior do que na primeira parte. Apesar de dominar a partida, a verdade é que foram do Ventspils as duas melhores oportunidades, por Tigirlas (67) e Butrins (82). Empate justo e amargo para o Sporting, que mostra claramente que atravessa uma má fase. No outro jogo do grupo, o Hertha Berlim derrotou o Heerenveen na Holanda por 3-2. Os locais marcaram por Papadopoulos, aos três e 36, enquanto os visitantes venceram devido aos golos de Domovchiski (21), Friedrich (45) e Wichniarek (89). O Sporting lidera com dez pontos. Atrás surgem alemães e holandeses com quatro pontos. Ventspils soma três.

Benfica vence em Inglaterra e está próximo da qualificação.

O Benfica derrotou o Everton por 2-0 em Liverpool e deu um passo de gigante tendo em vista a qualificação para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Saviola, aos 62, e Cardozo, aos 75 minutos, foram os autores dos golos benfiquistas. O momento do encontro do jogo em Liverpool foi a entrada de Aimar aos 61 minutos, no lugar de Fábio Coentrão. Até então, o encontro foi bastante igualitário, com as duas equipas a terem proporcionado um jogo bastante emotivo. As novidades de Jorge Jesus foram o guarda-redes Júlio César e Sidney na equipa inicial, com o médio argentino a ser poupado pelo treinador português.

Enquanto o Everton procurou marcar através de cruzamentos para a área, o Benfica procurou rentabilizar o seu jogo com a bola no chão, desperdiçando por isso as melhores ocasiões do encontro, já que Luisão, David Luiz e Sidney conseguiram corresponder na perfeição quando foram chamados a intervir. O primeiro tempo ficou marcado ainda pela lesão de Ramires, já em período de descontos, uma contusão que o poderá afastar das próximas partidas do clube da Luz, já que a lesão foi muscular.

O encontro alterou-se por completo, como já referido, com a entrada de Aimar. O meio campo do Benfica melhorou com a técnica e a criatividade do argentino e os golos surgiram com naturalidade, por Saviola, após jogada com Di Maria, aos 62, e Cardozo, aos 75, que aproveitou do melhor modo um ressalto. O Everton desperdiçou ainda duas oportunidades, uma delas com uma defesa soberba de Júlio César. No outro jogo do grupo, o AEK Atenas empatou em casa a dois com o BATE. Os gregos marcaram por Blanco (1) e o ex-benfiquista Manduca (38), enquanto os visitantes igualaram por Rodionov (17) e Volodko (25). O Benfica lidera com nove pontos. Atrás surgem Everton, com seis, e AEK Atenas e Bate, ambos com quatro.

Nacional diz praticamente adeus a Liga Europa.

Como aconteceu nos jogos anteriores na Liga Europa, o Nacional marcou primeiro mas não conseguiu manter a vantagem. Desta vez, empate a um com o Athletic Bilbao. Num jogo decisivo para a equipa de Manuel Machado, o Nacional inaugurou o marcador por Edgar, aos 63 minutos, de grande penalidade. No entanto, devido a expulsão de Nuno Pinto, aos 79, a equipa espanhola encontrou forças e acabou por empatar aos 84 por Etxebarria, também de penalty, após uma falta infantil de Hallliche na área. No outro jogo do grupo, o Werder Bremen confirmou o seu favoritismo e ganhou por 2-0 ao Áustria Viena, golos de Borowski, aos 81, e o português Hugo Almeida, aos 83, uma boa notícia para o seleccionador Carlos Queiroz. Os alemães dominam com 10 pontos, mais três que o Athletic. Austríacos e portugueses têm dois.

Diario Digital/RTP

Sem comentários: