sexta-feira, 27 de novembro de 2009

População portuguesa, crescimento de 0,09%

Em 2008, a população portuguesa praticamente estagnou, com um crescimento de apenas 0,09%. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados nos Anuários Estatísticos Regionais, foi raro o concelho do interior que não perdeu população.

O INE conta 195 municípios, quase todos no interior do país, que perderam população no último ano. Na grande maioria, a perda de pessoas deve-se a resultados negativos na taxa de crescimento natural, ou seja, mais mortes do que nascimentos.

Ao contrário do interior, a maioria dos municípios do litoral viram a população aumentar em 2008 - o litoral alentejano é uma excepção. Pampilhosa da Serra, Gavião e Almeida, são, no Continente, os concelhos que mais pessoas perderam no ano passado, segundo o INE. Na lista de concelhos com descidas na população destaca-se o interior do país.

No Litoral, Lisboa e Porto são, no entanto, algumas das excepções. A capital terá tido uma descida de 2,05% na população. Com menos 2,61%, o Porto é o sexto concelho do país onde se perderam mais habitantes. Sesimbra, Alcochete e Mafra (na Área Metropolitana de Lisboa) registaram os maiores crescimentos populacionais (acima de 3%). Esses aumentos devem-se sobretudo à taxa de crescimento migratória.

Diário Digital

Sem comentários: