Luís Carreira oitavo em Macau
Luís Carreira foi novamente o melhor representante lusitano no G.P. de Macau, ao terminar a edição deste ano no 8.º lugar. No final das quinze voltas ao Circuito da Guia, o escocês Stuart Easton triunfou pela segunda vez consecutiva nesta reputada prova internacional.A corrida do 43.º G.P. de Motos de Macau disputou-se no Sábado, no sinuoso circuito urbano com
Tiago Magalhães fez a sua segunda aparição em Macau, onde já tinha estado em 2005, integrando a lista dos sete inscritos na classe SuperSport, num pelotão em que a maioria dos pilotos alinhava potentes máquinas de 1000cc. Com a sua Suzuki 600cc, nos treinos Magalhães conseguiu o 27.º tempo absoluto (4.º da classe), enquanto na corrida foi 24.º e penúltimo classificado (6.º da SuperSport), registando duas voltas de atraso para o primeiro.Referência também para João Fernandes, português radicado em Macau há alguns anos, a competir com licença desportiva local. Pela nona vez à partida deste G.P., Fernandes foi o segundo da classe SuperSport nos treinos. Quanto à corrida, na condução de uma Yamaha 600cc obteve o 21.º posto absoluto e 3.º da classe, na qual ficou a 27,1s do francês Amaury Baratin (em Triumph 675), e a 23,8s de Wai On Cheung (Suzuki), piloto de Hong-Kong.A vitória absoluta foi alcançada por Stuart Easton, líder desde o arranque até à penúltima volta, quando foi ultrapassado por Connor Cummins. No entanto, Easton aproveitou a dobragem a pilotos atrasados, já na derradeira volta, para no meio do tráfego surpreender Cummins com um incisivo ataque na curva do Hotel Lisboa.
Apesar de se debater com o desgaste do pneu traseiro desde meio da corrida, Stuart Easton conquistou assim o seu segundo triunfo consecutivo em Macau, batendo Cummins por escassos 381 milésimos de segundo. O piloto escocês, de 26 anos, estabeleceu também um novo recorde da pista, ao fazer a melhor volta (a quinta) em 2m25,170s, à média de
Classificação:
1.º Stuart Easton (Honda) 15 voltas em 36m50,910s,
2.º Connor Cummins (Kawasaki) a 0,381;
3.º Ian Hutchinson (Kawasaki) a 9,792;
4.º Gary Johnson (Suzuki) a 15,598;
5.º Rico Penzkofer (BMW) a 24,609;
…. 8.º Luís Carreira (Suzuki) a 35,207;
… 21.º (3.º SuperSport) João Fernandes (Yamaha) a 1 volta; …
… 24.º (6.º SuperSport) Tiago Magalhães (Suzuki) a 2 volta..
Hugo Basaúla campeão MX2
Campeonato Nacional de Motocross MX2 de 2009 Hugo Basaúla é o novo campeão nacional de Motocross na classe MX2. A confirmação do título sucedeu na derradeira jornada do Campeonato, em Freixo de Espada à Cinta, onde Luís Correia ganhou as duas mangas, mas o segundo lugar na primeira delas rendeu a Basaúla os pontos suficientes para arrebatar a coroa.Na pista Multiusos de Freixo de Espada à Cinta, Hugo Basaúla tinha um objectivo específico bem definido: terminar uma manga entre os três primeiros para, de imediato, se sagrar campeão. O piloto de Cascais cumpriu essa tarefa logo na primeira corrida, e aos 20 anos de idade conquistou assim o seu primeiro título nacional sénior de Motocross, a completar uma época bem sucedida – pois este ano Basaúla também foi 8.º classificado no Campeonato do Mundo MX3, que disputou integralmente, além de vice-campeão nacional na categoria Elite.
Com o céu encoberto durante a tarde mas sem chuva – salvo breves "pingos" durante uma manga Vintage – 19 pilotos estiveram em acção nesta quinta e última jornada do Campeonato Nacional MX2, proporcionando duas corridas bastante movimentadas na pista transmontana.Na primeira manga Luís Ferreira liderou na volta inaugural, na seguinte Hugo Basaúla ainda rodou à frente, mas na terceira volta Luís Correia instalou-se em definitivo no comando, escapando à concorrência para vencer destacado. Basaúla seguiu até ao fim no 2.º posto, suficiente para desde logo assegurar a coroa. Mais atrás, na antepenúltima volta Nuno Gonçalves desalojou Luís Ferreira do 3.º lugar, enquanto Nélson Silva bateu Daniel Pinto no confronto pela 5.ª posição. Já Henrique Venda teve de recuperar de queda sofrida logo na primeira curva, enquanto Ivo Fernandes não participou nesta corrida, devido a problemas mecânicos detectados na volta de reconhecimento.
Ivo Fernandes, precisamente, na segunda manga apareceu na dianteira durante duas voltas, mas a seguir Luís Correia apoderou-se da liderança para fechar a temporada com mais um triunfo. Entretanto, na sexta e sétima voltas Fernandes foi ultrapassado sucessivamente por Basaúla e Venda, e este acabaria mesmo por ascender ao 2.º posto a quatro voltas do fim. Já na derradeira Fernandes subiu ao 3.º lugar por troca com Basaúla, e muito próximo chegou também Luís Ferreira na 5.ª posição.Em Freixo de Espada à Cinta, realizaram-se ainda duas mangas Vintage, extra-Troféu. Armindo Nascimento comandou a primeira durante cinco voltas, mas depois atrasou-se com o amortecedor traseiro partido, enquanto na antepenúltima volta Nuno Carvalho ultrapassava Cristóvão Teixeira para vencer. Na restante corrida Nuno Carvalho comandou durante todo o tempo e ganhou destacado, desta vez com Armindo Nascimento no 2.º posto.
Vintage (Prova Extra-Troféu)
1.ª manga:
1.º Nuno Carvalho (Yamaha 250) 11 voltas em 13m38,1s;
2.º Cristóvão Teixeira (Suzuki 250) a 7,5;
3.º Nuno Martins (Honda 125) a 1 volta;
4.º Armindo Nascimento (Honda 250) a 1 volta;
5.º Raul Amorim (Yamaha 250) a 1 volta.
2.ª Manga:
1.º Nuno Carvalho, 10 voltas em 12m52,6s;
2.º Armindo Nascimento, a 14,4;
3.º Cristóvão Teixeira, a 23,5;
4.º Nuno Martins, a 1 volta;
5.º António Herdeiro (Honda) a 1 volta.
Mundial de Trial mudou de data
O G.P. de Portugal
26-28 Março – Superbikes em Portimão;
3-4 Abril – Motocross MX3 na Cortelha;
8-9 Maio – Motocross MX1/2 em Águeda;
29-31 Outubro – Velocidade no Estoril.
Salvador Cabral/BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário