terça-feira, 10 de novembro de 2009

Rotações 10 Novembro 2009

Barros duas seguidas

Campeonato de Resistência de Portugal, António Barros venceu a primeira corrida disputada no Autódromo Internacional do Algarve, tendo batido o duo Cruz Martins/Sande e Castro. Com um andamento muito consistente e isento de erros foi subindo na classificação, o piloto do Ginetta que sabia que não tinha carro para se bater com algumas máquinas presentes em pista, beneficiando dos desacertos ou problemas dos seus adversários alcançou o primeiro posto. Nos primeiros instantes de corrida, foi o CVO de Martins/Fonseca e o Radical de Hugo Pereira/Sá Nogueira a baterem-se pela liderança. Mas o duo do pequeno protótipo inglês parou nas boxes com problemas técnicos e um pouco mais tarde foi o carro prateado a atrasar-se consideravelmente. Parecia então que o Porsche da Sande e Castro Sport poderia levar de vencida a corrida, após se ter lançado na perseguição a António Barros, mas pouco depois de o ter ultrapassado teve que regressar às boxes para colocar uma porta, que entretanto perdera, entregando a vitória ao homem do Ginetta. Barros estreou-se assim a vencer ao volante do carro inglês, tendo sido acompanhado na subida ao pódio por Francisco Cruz Martins/Manuel Sande e Castro e Pedro Pita.

Classificação 1ª Corrida:
1 Antonio Barros
2 Cruz Martins - Sande Castro
3 Pedro Pita
4 Worrad - Sheldon
5 Andy Memillan
6 Nick Frost
7 Trevor Carvey
8 Paul Hudson
9 Paul Mallett
10 Francisco Villar

António Barros com o Ginetta voltou a vencer, tendo batido a concorrência na segunda corrida do Campeonato de Portugal de Resistência este fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve. Uma vez mais, no início da prova assistiu-se a uma luta entre o Porsche 911 da Sande e Castro Sport e o CVO de Martins/Fonseca, mas estes durante as trocas de pilotos, fruto dos handicaps, atrasaram-se bastante, enquanto que Barros ficava em contenção pela vitória batendo-se com Cruz Martins/Sande e Castro. Em circunstâncias normais, o Ginetta não teria argumentos para o carro germânico mas, depois de ontem ter sido a porta direita a obrigar o GT de Sande e Castro a provocar uma paragem extra nas boxes, na segunda foi o pára-choques traseiro, entregando a vitória a António Barros que, com uma prova consistente, voltou a triunfar. No degrau mais baixo do pódio ficou Alberto Grilo, bastante distante dos dois primeiros.

Classificação 2ª Corrida:
1 Antonio Barros
2 Cruz Martins - Sande Castro
3 Alberto Grilo
4 Worrad - Sheldon
5 Trevor Carvey
6 Andy Memillan
7 Paul Hudson
8 Nick Frost
9 Martins - Fonseca
10 Francisco Villar

Lourenço suou mas venceu em casa
No Autódromo Internacional do Algarve o quinto lugar conquistado na primeira corrida do Campeonato de Espanha de GT não teve o desfecho esperado para Lourenço Beirão da Veiga e Ricardo Bravo uma penalização que virou a sua estratégia, depois forçou-os a cair de terceiro para o quinto lugar na corrida. Assim, em igualdade pontual com Miguel Castro, a corrida de domingo será decisiva para consagrar o Campeão. Com dez pontos de vantagem para os seus mais directos adversários antes do início do fim-de-semana, o objectivo dos pilotos da Santogal ASM Team não entrando em guerras desmedidas, fazer uma boa gestão da pontuação. Ricardo Bravo foi o primeiro em pista e o seu turno correu conforme esperado. “Evitei os toques habituais dos arranques pois não precisávamos de entrar em grandes guerras.

Tudo correu dentro da normalidade. Estávamos a controlar os nossos adversários e a cumprir a estratégia traçada desde o início”, começou por dizer Bravo. O pior estava para vir! Lourenço Beirão da Veiga manteve o terceiro posto até bem perto do final da corrida, altura em que uma penalização de ‘drive-through’, por alegadamente a equipa ter dado início ao abastecimento antes das portas do carro estarem fechadas, deitou tudo a perder. “Estamos desiludidos como é óbvio. Tínhamos tudo controlado, estávamos a manter um ritmo forte mas sem grande pressão, e de um momento para o outro somos confrontados com uma penalização que nos obriga a cair dois lugares na tabela. Isto significa que em termos de Campeonato estamos empatados pontualmente com o Miguel Castro”, explica Beirão da Veiga.

Desta forma, a última corrida da temporada será decisiva, com Lourenço e Ricardo a serem obrigados a ficar na frente do espanhol Miguel Castro para alcançarem o ceptro. “Vai ser um tudo ou nada. Mas se tivermos cabeça fria, acreditamos que podemos conseguir o título. Há vários factores a ter em conta: estamos pior posicionados na grelha mas temos somente 15 segundos de penalização enquanto ele tem 30. A sorte vai ter um papel muito forte mas acredito que podemos ganhar. Temos tudo para o conseguir”, disseram Ricardo Bravo e Lourenço Beirão da Veiga. Entre os concorrentes do Campeonato de Espanha de GT, Peter Sundberg e Juan Manuel Lopez cilindraram a oposição e, apesar do handicap, e alcançaram o quinto lugar na geral, atrás do Ferrari em que pontificou Rui Águas, o melhor representante luso na corrida. Fassler/Camathias venceu a prova de hoje, depois de uma luta empolgante nos momentos finais das trinta e oito voltas de corrida com Roda/Lietz, tendo estes que se contentar com o segundo lugar. Narac Pilet completou o pódio, tendo perdido o comando devido a um drive through provocado por uma troca de pilotos fora de tempo.

Classificação 1ª Corrida:
1 Fassler - Camathias
2 Roda - Lietz
3 Narac - Pilet
4 Garofano -Aguas
5 Sundberg - Lopez
6 Broniszewski - Peter
7 Amaral - De Castro
8 Wiser - Guerrero
9 Martin Short
10 Ashburn - Westbrook
13 Bravo - Da Veiga
16 Monteiro - Collard.
17 Coimbra - Silva
18 Castro - Diez
19 Campos - Konstantinos
20 Zagalo - Silva
23 Antonio Nogueira
27 Severin - Amorin

Lourenço Beirão da Veiga e Ricardo Bravo venceram na segunda corrida do fim de semana o Campeonato de España de GT, numa corrida vencida à geral por Narac/Pilet. O duo português começou por seguir Miguel Angel Castro, que teve um início de prova muito forte, mas sem qualquer handicap, depois do mau resultado da 1ª corrida, Ricardo Bravo conseguiu suplantar o Porsche da Drivex durante as trocas de pilotos, controlando sem problema o andamento de Miguel Pais de Amaral, que tudo fez para oferecer o título ao seu colega de equipa. O duo do Ferrari do ASM Team teve apenas que levar o seu carro até à bandeirada de xadrez para se sagrar Campeão de España de GT, terminando no sétimo posto, logo atrás de Fassler/Camathias, os vencedores da corrida.

Amaral/de Castro e Sundberg/Lopez acompanharam a dupla lusa na subida ao pódio referente aos concorrentes da competição espanhola. Á geral, Narac/Pilet venceram a derradeira prova do GT Open, tendo para isso ultrapassado Perazzini a três voltas do fim. O piloto italiano acabaria mesmo por perder o segundo lugar na última volta para Belloc, tendo sido demovido também do degrau mais baixo do pódio, o que o deixou no quarto posto final. Rui Águas foi o melhor representante luso, ao terminar no quinto lugar a sete segundos do vencedor, apesar do seu colega de equipa. Apesar de não terem disputado a última jornada do Internacional GT Open, Manuel Gião e Pedro Couceiro onseguiram em conjunto com Gianluca Roda e Richard Leitz dar à Autorlando o Título de Campeã do International GT por equipas. A dupla Portuguesa repete assim o feito de 2008, depois de no ano transacto terem conseguido o mesmo triunfo com a Playteam. Entretanto, em termos individuais, e apesar do incidente em Barcelona, os dois portugueses terminaram o campeonato na quarta posição.

Classificação 2ª Corrida:
1 Narac - Pilet
2 Belloc - Balandras
3 Roda - Lietz
4 Cioci - Perazzini
5 Garofano -Aguas
6 Fassler - Camathias
7 Bravo - Da Veiga
8 Amaral - De Castro
9 Broniszewski - Peter
10 Sundberg - Lopez
20 Coimbra - Silva
22 Zagalo - Silva
23 Monteiro - Collard
25 Campos – Konstantinos

Classificação do Campeonato:
1 - M. Fassler / J. Camathias - 237
2 - R. Lietz / G. Roda - 220
3 - P. Pillet / R. Narac - 210
4 - Pedro Couceiro / Manuel Gião - 132
5 - M. Rugulo / G.Ricci - 127

Salvador Cabral/BandarraFm

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