Espanha na Costa Brava a chuva tornou o final do Rali Costa Brava uma verdadeira lotaria, pelo que tudo se jogou na derradeira secção da prova, quando de repente as condições climatéricas mudaram, com muita chuva a marcar presença, fazendo com que a escolha de pneus fosse o factor determinante para o resultado final do rali.Alberto Hevia aos comandos do Skoda Fabia S2000 dominou o rali desde início, com grande diferença para os seus directos adversários, pelo que no primeiro dia a vantagem para Pons era de 12,2 segundos e para Vallejo era de 16,3 segundos.
O segundo dia teve a mesma tónica do primeiro, com Hevia a destacar-se na liderança, com Mikkelsen, também em Skoda a recuperar tempo chegando ao segundo lugar.Na assistência antes da derradeira secção a tensão era grande com a informação de que havia chuva nos troços, pelo que os pneus passaram a ter importância fundamental, com todas as equipas a tentarem obter as informações mais correctas para escolher os pneus adequados. Havia optava por pneus de chuva, mas todos os seus adversários foram com pneus para seco.
Uma decisão que não foi acertada para Hevia, que veio a perder muito tempo na penúltima especial, no qual entregou praticamente a vitória a Mikkelsen, que viria mesmo a vencer com 8,5s de vantagem para Hevia.Xevi Pons termino no terceiro lugar e Sergio Vallejo ficou na quarta posição, depois de chegar a rodar no segundo lugar, perdendo muito segundos na derradeira especial.A chuva transformou o final do Rali Costa Brava em uma loteria e tudo foi jogado na última secção do mesmo quando o tempo mudou de repente e uma tempestade fez uma aparição, fazendo a escolha do pneu o factor determinante para o resultado final do teste de Catalão.Com os pontos obtidos para Campeonato nesta prova, Sergio Vallejo alcançou o título de Campeão de Espanha.
O piloto da Nupel Team, Sergio Vallejo, somou os pontos necessários para se proclamar Campeão de Espanha.O piloto do Porsche 911 GT3 da Nupel Team ao terminar na quarta posição o Costa Brava, este fim-de-semana, é já matematicamente o novo campeão de Espanha de Ralis de Asfalto 2009.Vallejo assumiu a 1ª posição do campeonato com 232 pontos depois do 4º lugar no Costa Brava, onde averbou 27 pontos que lhe permitiram ultrapassar o seu companheiro de equipa Xevi Pons, que agora é 2º com 225 pontos (280 brutos).As diversas adversidades sofridas por Sergio Vallejo ao longo da época, acabaram por jogar a seu favor, pois não teve necessidade de deitar resultados fora, situação que já não se passa com nenhum dos seus principais adversários.
Pons ao volante do Mitsubishi Evo X da Nupel Team procura confirmar o vice campeonato, tónico para os novos voos em 2010.O campeão destronado, Garcia Ojeda da Subaru Rally Team Spain não participou mesmo no Costa Brava mantendo-se no 3º lugar com 220,5 pontos, enquanto o desistente Miguel Fuster (Porsche 911 GT3) é 4º com 170 pontos.Recordamos os “episódios” das contas de 2008 e podemos considerar que Sergio Vallejo vingou a derrota do ano passado, apesar de na altura ter alcançado o mesmo número de pontos que Ojeda.Destaque ainda para a 5ª posição do Joan Vinyes que ao volante do Renault Clio R3 soma 147,5 pontos e do 6º lugar de Alberto Hevia, que desde que chegou ao campeonato com o Skoda Fabia S2000 veio baralhar as contas somando agora 145,5 pontos.
Alonso já trabalha em Maranello.
O espanhol utilizará, em 2010, um capacete da Schubert, a mesma marca da protecção que Massa usou no acidente de Hungaroring. Fernando Alonso já está a preparar em Maranello a primeira temporada como piloto da Ferrari, estando a colaborar na construção do assento do sucessor do F60 e do novo capacete. O Alonso utilizará, na cabeça, uma protecção da marca Schubert, a mesma que forneceu o capacete a Felipe Massa, cuja viseira se partiu, ao ser atingida por uma mola do carro de Rubens Barrichello, em Hungaroring, o que provocou a lesão do brasileiro, mas, apesar disso, os modelos são considerados os mais seguros do mercado.
Aliás, Michael Schumacher e Kimi Räikkönen utilizaram, também, capacetes da Schubert. A marca alemã será, também, responsável pela criação do volante do espanhol, o qual, por outro lado, negoceia o fim do vínculo com alguns patrocinadores pessoais, como a ING, que esteve ligada à Renault, e procura, em conversações com a Renault o vínculo com os franceses é válido até ao final do ano, a autorização para estar nas Ferrari World Finals, a 14 e 15 de Novembro, em Cheste, Espanha.
Salvador Cabral/BandarraFm
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