segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Rotações 16 Novembro 2009

Jovens testam F1 em Dezembro

Os 3 primeiros da F3 Itália testam o Ferrari. No próximo mês, entre 1 e 3 de Dezembro, Jerez de la Frontera vai ser palco de um teste de Fórmula 1 só para ‘jovens’ lobos, já que os regulamentos da disciplina permitem três dias de “treinos de jovens pilotos”.Vai ser possível estarem presentes, apenas pilotos com menos de três corridas na F1.A Ferrari já escolheu o seu ‘line-up’, que serão os três melhores classificados do Campeonato Italiano de F3: os italianos Daniel Zampieri e Marco Zipoli e o mexicano Pablo Sanchez Lopez.A Red Bull vai ter em pista o Campeão da F3 Britânica, Daniel Ricciardo enquanto Brendon Hartley estará aos comandos de um Toro Rosso.A Williams confirmou Andy Soucek, pela vitória no campeonato de F2, e depois será a vez do novo recruta, Nico Hulkenberg rodar e acumular experiência. A BMW Sauber vai ter em pista os vencedores da Formula BMW, Alexander Rossi e Esteban Gutierrez. Gary Paffett vai testar para a McLaren Mercedes. Pela Renault, estará presente o novo Campeão das WSR FR 3.5, Bertrand Baguette bem como Lucas di Grassi. A Force India ainda não confirmou o seu piloto, mas deverá ser Karun Chandhok.

Open encerra com surpresas

O verdadeiro temporal que se abateu sobre Gondomar, obrigou a que a super-especial do rali Cidade de Gondomar tivesse de ser neutralizada quando faltavam disputar a especial pouco mais de uma dezena de equipas. Com o triunfo no Rali de Gondomar, Luis Mota fechou a época em grande, conquistando também o título de ralis do Regional Norte. Com o S. Pedro a não castigar muito os troços da prova e com as maquinas a terem trabalhado esta madrugada, estes apresentavam-se em bom estado, mas isso não impediu que os dois principais favoritos ao triunfo ficassem logo na primeira classificativa do dia. Ricardo Costa viu o diferencial ceder e Pedro Peres ficou sem turbo. Perante este cenário Luis Mota via a possibilidade de vencer, até porque era o mais rápido em prova. Na parte da manhã atacou e ganhou uma vantagem que lhe permitiu enfrentar a parte da tarde com mais calma, acabando por vencer. As lutas decorreram atrás de si. João Ruivo, a surpresa Rui Garcia, Gil Antunes, Manuel Pinto e Daniel Ribeiro foram intercalando posições. Gil Antunes abandonou essa luta quando teve uma saida de estrada que o atrasou, Manuel Pinto estava a lutar pelo 2º posto quando o seu Mitsubishi Lancer o obrigou a abandonar na penultima classificativa. Aliás, o final da prova foi fertil em emoções. Os 8 segundos que João Ruivo tinha de desvantagem para Rui Garcia à entrada do ultimo troço, foram anulados, com o famalicense a terminar a prova no 2º lugar. Para o jovem Rui Garcia ficou o lugar mais baixo do podio e o registo de uma excelente prestação.

Emoções também no Desafio Modelstand. Daniel Ribeiro foi sempre mais rápido que Nuno Pina, até porque ao primeiro não necessitava de vencer para garantir o troféu. Mas Pina no final do derradeiro troço deu um toque e deitou tudo a perder pela segunda vez consecutiva. Ainda conseguiu chegar a Gondomar mas já fora de tempo. Este toque de Nuno Pina aconteceu numa altura em que o famalicense tentava ultrapassar Pedro Ortigão e com isso vencer a categoria 2 rodas motrizes no Open. Ortigão resistiu e foi o 5º lugar da geral, Pina desistiu e a categoria ficou para João Ruivo. Com tudo isto Daniel Ribeiro assim o vencedor deste, depois de um ano fantástico de Nuno Pina que viu afase final correr-lhe muito mal. No troféu Fastbravo, Sérgio Vaz foi o vencedor. Dificilmente se poderia prever o final empolgante e desportivamente “dramático” que o Desafio Modelstand teve no Rali Cidade de Gondomar, com a vitória e o título a irem para Daniel Ribeiro / Hugo Magalhães. A vitória na primeira edição do Desafio Modelstand ficou decidida na última curva do último troço do Rali Cidade de Gondomar, quando um problema com uma roda deixaram Nuno Pina / Guilherme Pereira quase fora de prova. A desistência veio a consumar-se já na ligação, o que automaticamente dava o título no Desafio Modelstand à dupla Daniel Ribeiro / Hugo Magalhães, pois obtinham também a vitória nesta derradeira prova do Open de Ralis de 2009, entre os concorrentes deste troféu.

“Acreditámos sempre até final. Fizemos o que estava ao nosso alcance que era vencer entre os concorrentes do Desafio Modelstand no Rali Cidade de Gondomar. Infelizmente o Nuno Pina, ao qual mando um forte abraço, voltou a ter muito azar, o que nos permitiu vencer”, dizia no final Daniel Ribeiro que juntamente com Hugo Magalhães fazia a festa do título. Nuno Pina, sem palavras para o que lhe tinha sucedido, chorou num final dramático de rali para si e para a equipa, depois de ter passado toda a temporada na liderança do Desafio Modelstand. Em Gondomar, destaque ainda para as provas de Pedro Ortigão / Mário Castro, que foram segundo classificados (o suficiente para subirem ao 3º lugar do pódio nas contas do Desafio Modelstand), e para José Cruz / Luís Lauro que terminaram na posição seguinte, enquanto Sérgio Arteiro / José C. Silva foram obrigados a desistir na 5ª pec com problemas mecânicos. José Costa, promotor do Desafio Modelstand, também ele surpreendido pelo desenrolar dos acontecimentos no Rali Cidade de Gondomar realçava “o enorme desportivismo que houve nesta competição ao longo do ano. Não esperava um final tão emocionante, mas os ralis são mesmo assim, tudo pode mudar de um momento para o outro como se viu nesta prova”. Num balanço provisório, José Costa referiu ainda que “o Desafio Modelstand ganhou o seu espaço no Open, pela competitividade evidenciada pelos seus pilotos ao longo de toda a temporada. A todos, equipas, patrocinadores, elementos da organização do Desafio Modelstand, organizações e jornalistas, agradeço o enorme apoio que deram a esta competição”. Para finalizar o ano o Desafio Modelstand vai levar a efeito uma festa de distribuição de prémios, com “co-drives” e jantar de encerramento, no final do mês de Novembro, sendo que brevemente serão dados mais pormenores.

Classificação Final:
1º Luís Mota / André Mota - Mitsubishi Lancer Evo IV
2º João Ruivo / Alberto Silva - Fiat Stilo Multijet
3º Rui Garcia / António Costa - Mitsubishi Lancer Evo VI
4º Daniel Ribeiro / Hugo Magalhães - Peugeot 206 GTI
5º Pedro Ortigão / Mário Castro - Peugeot 206 GTI
6º Gil Antunes / Daniel Amaral - Opel Astra GSI
7º Júlio Bastos / Anibal Pereira - BMW M3
8º José Cruz / Luís Lauro - Peugeot 206 GTI
9º Marco Lazarino / Pedro Leal - FIAT Punto HGT
10º Julio Maia / Alexandre Rodrigues - Pugeot 206 RC

Classificação Final Desafio ModelStand:
1º Daniel Ribeiro / Hugo Magalhães
2º Pedro Ortigão / Mário Castro
3º José Cruz / Luís Lauro

Classificação Desafio ModelSTand:
Daniel Ribeiro / Hugo Magalhães 52 Pontos
Nuno Pina / Guillherme Pereira 50 Pontos
Pedro Ortigão / Mário Castro 38
José Cruz / Luís Lauro 35
Sérgio Arteiro / José C. Silva 24
José Figueiredo / Rui Coelho 12
Francisco Trindade / Sérgio Rufino 7
Henrique Rodrigues / Miranda Cardoso 0

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: