Kris Meeke encerrou da melhor forma a sua temporada 2009 do Intercontinental Rally Challenge com a vitória no Rali da Escócia. O Campeão do IRC ainda teve alguma réplica de Guy Wilks na primeira etapa, mas o piloto da Peugeot Sport UK não se intimidou com a competitividade de Wilks na estreia com o carro checo, acabando por controlar na segunda etapa a vantagem conquistada no último troço da etapa inicial.Wilks fez a sua estreia com o Skoda e mostrou-se muito interessado em manter a aposta para a próxima temporada.Alister Mcrae terminou a prova no terceiro posto, acabando por ter uma prestação muito interessante com o Proton Satrio Neo S2000, equipa com a qual deverá correr no IRC em 2010.
Classificação final:
1º Kris Meeke / Paul Nagle - Peugeot 207 S2000
2º Guy Wilks / Philipe Pugh - Skoda Fabia S2000
3º Alister McRae / Bill Hayes - Proton Satria S2000
4º Jonathan Greer / Dai Roberts - Mitsubishi Lancer Evo IX
5º Jock Armstrong / Kirsty Riddick - Subaru Impreza
6º Kaspar Loitla / Andres Ots - Honda Civic Type R
1º Kris Meeke / Paul Nagle - Peugeot 207 S2000
2º Guy Wilks / Philipe Pugh - Skoda Fabia S2000
3º Alister McRae / Bill Hayes - Proton Satria S2000
4º Jonathan Greer / Dai Roberts - Mitsubishi Lancer Evo IX
5º Jock Armstrong / Kirsty Riddick - Subaru Impreza
6º Kaspar Loitla / Andres Ots - Honda Civic Type R
O triunfo de Kris Meeke no rali da Escócia, encontra-se suspenso e o veredito final será conhecido mais tarde. O já campeão do IRC viu serem levantadas duvidas pelos comissários técnicos no final da prova, tendo os resultados ficados provosórios. Poderão existir irregularidades no peso de alguns dos componentes da secção dianteira do Peugeot 207 S2000 de Meeke.
Campeões em tempo de Aniversário
O Museu da Miniatura Automóvel vai assinalar o 2.º aniversário com um vasto programa e onde se destaca a 5.ª Conferência de Gouveia organizada pelo Clube Escape Livre e que vai ter presente os campeões do mundo, Rui Madeira, Carlos Sousa e Armindo Araújo. A Mitsubishi terá em exposição o Lancer Evo IX na Capital da Aventura.É no Sábado dia 5 de Dezembro que o Museu da Miniatura Automóvel celebra dois anos de vida e de muitos milhares de visitantes.O programa de comemoração contempla da parte da manhã a recepção aos convidados e a homenagem a pilotos e coleccionadores estando previsto para a tarde, no Cine Teatro de Gouveia, a Conferência subordinada ao tema “Portugueses Campeões do Mundo. Como chegar lá?”No exterior do Cine Teatro vai estar em exposição o Mitsubishi que permitiu a Armindo Araújo e a Miguel Ramalho vencer o Campeonato do Mundo de Ralis de Produção.Visitar o Museu da Miniatura Automóvel, ver o Mitsubishi Lancer de competição, ouvir, questionar e pedir autógrafos aos três campeões do Mundo, um programa aliciante para quem quiser deslocar-se a Gouveia no primeiro fim-de-semana de Dezembro.
João Barbosa dominou mas terminou em 4º
Não houve chuva ou temperaturas mais baixas que colocassem travão ao andamento de João Barbosa na derradeira jornada do V de V que neste fim-de-semana a ACDME trouxe até ao Circuito do Estoril. Contudo, o piloto luso, que fez tripla com o britânico Martin Short e com o gaulês Tony Samon aos comandos de um Mosler MT 900, acabou por ver a sua prova afectada por três incumprimentos de regulamento que o fizeram concluir a corrida de seis horas na quarta posição. Os pilotos da Mosler Europe dominaram três das quatro sessões de treinos livres e assinaram a pole position com mais de 1,8s sobre o rival mais próximo, dando a entender que eram os claros alvos a bater na corrida. E a verdade é que até começaram com ritmo muito forte, sendo mesmo os únicos a rodar abaixo dos dois minutos na prova, mas uma ultrapassagem entre bandeiras amarelas levou a uma penalização de passagem pela via de boxes. Ainda assim, a tripla de Barbosa não ficou desde logo fora da luta pelo triunfo. Isso só viria a acontecer devido a dois excessos de velocidade na via de boxes que ditaram outras tantas passagens pelo Pit Lane. A juntar a estas, a formação somou ainda mais quatro idas às boxes para as necessárias trocas de pilotos e abastecimentos, o que levou a um desapontante quarto posto final. Ainda assim, Barbosa teve como prémio de consolação o segundo posto entre os homens da classe GTV2 e a vitória entre os lusos.
Enquanto isso, a Nourry Competittion acabou por ser a grande beneficiada do contratempo da tripla de Barbosa. Eric Mouez, David Lorger e Michel Nourry partiram do terceiro posto da grelha com o seu Porsche 997 Cup S levando a cabo tirada regular e só ao fim de pouco mais de quatro horas lograram ascender ao segundo posto. Depois disso a tripla aumentou o ritmo para atacar a liderança, mas uma paragem muito tardia nas boxes ditou queda na classificação. Ainda assim, Mouez, Lorger e Nourry lograram recuperar para garantirem o triunfo à geral e na GTV2. No intermédio do pódio ficaram Bernard Moreau/Miguel Langin/Jean-Charles Levy, da Polybaie. Sextos à partida e tendo mesmo chegado a rodar em sétimo, os homens do Porsche 996 RSR chegaram mesmo a liderar depois das penalizações de Barbosa, mas ao cair do pano viram-se batidos pela Nourry Competittion o que, ainda assim, não lhes retirou a vitória na GTV1. Mais atrás ficou a dupla da Speedlover, composta por Oscar Slingerland e Markus Palttala (Porsche 997 Cup), que beneficiou de uma ida às boxes de última hora da IMSA Performance Matmut (Christophe Bourret, Pascal Gibon e Raymond Narac – Porsche 997 Cup) para ascender ao terceiro posto absoluto e assim garantir o triunfo na GTV3. Já Manuel Ferreira (Mosler MT 900), com Ludovic Bour e Eric V de V, foi oitavo da geral, segundo entre os lusos, e Manuel Monteiro (Porsche 997 Cup), com Fabrice Notari e Philippe Burel, foi nono.
Magalhães no IRC
A época de ralis de 2009 ditou que o título de campeões nacionais de Pilotos apenas ficaria decidido na última ronda da temporada. Bruno Magalhães e Carlos Magalhães chegaram a Portimão com uma vantagem de cinco pontos no duelo com Vítor Pascoal e Mário Castro, também em 207 Super 2000, mas tudo esteve em aberto até ao ‘casino’ da prova algarvia, com a dupla oficial da Peugeot a sair do Algarve com o título.Ao vencer o Rali Casinos do Algarve, Bruno Magalhães sagrou-se este fim-de-semana tricampeão português de ralis. Ao volante do 207 Super 2000, o piloto oficial da Equipa Peugeot Total impôs-se no rali decisivo para a atribuição do ceptro de Pilotos e fechou com chave de ouro a época 2009, onde a Peugeot já tinha garantido o título de Marcas. Some-se a isto o feito de Bruno ser o 5º piloto, na história dos Ralis em Portugal, desde 1956, a vencer três campeonatos consecutivos e estamos perante um ano de glória para o piloto da Peugeot Portugal.
Com o resultado deste fim de semana, foi a 7ª vez que a Peugeot viu um piloto da marca sagrar-se campeão nacional absoluto (97, 98, 01, 02, 07, 08, 09), sendo a 6ª vez que o título de marcas absoluto fica para o "leão" (97, 01, 02, 07, 08, 09).Após o titulo, a Peugeot Portugal confirmou este que Bruno Magalhães está confirmado no Rali de Monte Carlo, naquele que se espera que seja o início de uma aventura internacional de oito ralis. Pablo Puey, Administrador da Peugeot Portugal, esteve no Algarve para ver a marca que representa assegurar mais um título, tendo confirmado também a viabilização da presença em Monte Carlo. Carlos Barros explicou que "para já está apenas confirmado Monte Carlo. Pela logística que envolve um rali tão específico como este, a decisão teria de ser tomada agora. Começamos já na 3ª feira a trabalhar nesta participação." Em relação ao resto do projecto, Carlos Barros mantém-se optimista, mas "temos que aguardar pela decisão dos responsáveis da Peugeot. Estamos a trabalhar para garantir a presença em 8 ralis do IRC." A aposta em 2010 é mesmo a internacionalização, estando afastada em definitivo a possibilidade de voltarem disputar o Campeonato de Portugal de Ralis.
Salvador Cabral / BandarraFm
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