segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Rotações 30 Novembro 2009

Andrade de fio a pavio…

Na 12.ª edição das 24 Horas TT Vodafone/Vila de Fronteira, a equipa constituída por Mário e Alexandre Andrade, Stephane Barbry e Georges Lansac começou da melhor forma e logo na primeira curva após o arranque já estava na frente passando a dominar as hostilidades de forma precisa e com grande facilidade impondo um ritmo alucinado na primeira hora de corrida, vantagem essa que a partir dai deu para controlar a corrida chegando a ter uma vantagem de 3 voltas no final das seis primeiras horas referia: «não tivemos quaisquer problemas até ao momento, tendo iniciado com pneus de chuva mas depois tivemos de mudar para pneus de seco, para evitar o desgaste excessivo daqueles com consequências no comportamento do carro. A pista está muito rápida e nunca pensámos que secasse tão rapidamente, com algumas pedras a surgirem que podem aumentar o perigo de furosNa segunda posição encontravam-se os vencedores de 2008, os franceses Nicolas Gibon, Thierry Charbonnier, Patrick Martin e Yves Fromont, num Bowler Wildcat, que têm vindo a recuperar posições à medida que as voltas se sucedem, já que no final da primeira hora eram apenas oitavos da geral.Confirmando a excelente actuação levada a cabo em 2008, a formação constituída por Manuel Inácio, Jorge Silva, Carlos Rolla e José Cunha fazia da regularidade de andamento da Toyota Hilux o seu ponto mais forte, ocupando um magnífico terceiro lugar e sendo a melhor formação portuguesa na tabela classificativa.Já a equipa de Pedro Lamy ocupava a 12.ª posição, a 4 voltas dos líderes.Luta ao rubro em termos de Desafio Elf/Mazda, com Bruno Oliveira num espectacular quarto lugar da geral, com apenas 22 segundos de vantagem sobre José Pais, com o primeiro a garantir novo triunfo nesta iniciativa monomarca.


No final das 12 primeiras horas a equipa portuguesa de Manuel Inácio passava a ocupar o segundo lugar trocando com Nicolas Gibon.Excelente era agora a participação de João Pais que ocupava a 4º posição ao volante da Mazda BT 50.A equipe da Pedro Lami vinha a recuperar de forma significativa e era já 5º na classificação geral, lugar em que deixou a equipa após 9 horas, mas caiu nas seguintes 3 horas para nono.Quando da sua reentrada Pedro Lami era 23º mas subiu ate 16º, o que demonstrou bem a forma de condução do piloto português ate terminar a sua ronda de actuação, apesar de ter partido a suspensão e depois ainda o cubo das rodas.No final da 18 hora na frente tudo na mesma apesar de Andrade ter estado empatado em numero de voltas na 15ª hora recuperando e já novamente estava com 1 volta sobre o seu mais directo adversário Nicolas Gibon. Surpreendente era a fiabilidade da Mazda que colocava-se de pedra e cal no terceiro lugar da classificação geral. Duas mazdas nos seis primeiros lugares com as equipes portuguesas de destaque no meio da armada francesa que parecia não ter rivais a altura nestas andanças onde a chuva teve um papel preponderante nestas ultimas horas.No final das 24 horas uma vez mais a festa do desporto automóvel viveu momentos áureos e fronteira, pilotos de velocidade de ralis de todo terreno, motards e amigos do TT estiveram satisfeitos por terem terminado esta 12º edição da prova alentejana que foi obra do grande José Megre que continua a ser e a perpetuar o criador do TT Nacional.A equipa constituída por Mário e Alexandre Andrade, Stephane Barbry e Georges Lansac venceu a 12.ª edição das 24 Horas TT Vodafone/Vila de Fronteira, regressando aos triunfos depois dos sucessos conseguidos em 2004 e 2007, mantendo ainda o domínio dos pilotos franceses na prova alentejana, com vitórias nas últimas seis edições.Rodando praticamente sem problemas de ordem mecânica, o maior susto surgiu apenas já no final da prova, quando o carro teve um princípio de incêndio num dos últimos reabastecimentos, rapidamente debelado pela assistência e sem grandes consequências técnicas.



Para o veterano Mário Andrade, este terceiro triunfo na prova alentejana "deixa-me particularmente feliz por vários motivos. Em primeiro lugar, porque é a minha quinta vitória em provas de 24 horas; depois, porque mudámos este ano de equipa mecânica e foi bom verificar que isso contribuiu para uma maior fiabilidade do nosso carro; finalmente porque esta era uma edição muito especial da prova de Fronteira, a primeira depois do desaparecimento do José Megre, pelo que este triunfo tem um sabor que não se pode dissociar da sua memória."Na segunda posição terminaram os vencedores de 2008, os franceses Nicolas Gibon, Thierry Charbonnier, Patrick Martin e Yves Fromont, num Bowler Wildcat, que voltaram a primar pela sua extrema regularidade de andamento, tendo ascendido a esta posição no final da quarta hora e praticamente não mais a cederam até final. Grande actuação da melhor equipa portuguesa, constituída por João Pais, João Rato, Francisco Cabral e António Pais, que terminaram no derradeiro lugar do pódio com a Mazda BT-50, um resultado que permitiu a João Pais impor-se no Desafio Elf/Mazda, que teve em Fronteira a sua última jornada. Rodando de uma forma muito conscienciosa e rápida, João Pais acabou por fechar a temporada com chave de ouro, numa performance a todos os títulos brilhante. Da República Checa vieram Zdenek Porizek, Miroslav Zapletal e Petr Zabransky para conseguirem um excelente quarto lugar final com o imponente Hummer H3 que, apesar de alguns ligeiros problemas mecânicos, conseguiu superar com brilhantismo a dureza da prova. A família Picard (Bruno, Morgan e Alban) levou o Subaru Forester ao quinto posto, terminando à frente de mais uma Mazda BT-50, a de Paulo e Carlos Pinto, Ricardo Cortiçadas e Pedro Marcelo, enquanto a formação constituída por Manuel Inácio, Jorge Silva, Carlos Rolla e José Cunha voltou a não ter a sorte pelo seu lado: depois de andar pelas posições do pódio, acabou por descer na geral, vítima de uma saída de pista que arrancou uma roda ao Toyota Hilux, terminando no sétimo posto. Saliência ainda para o 11.º lugar final do regressado Santinho Mendes o piloto mais velho que esteve nas pistas de Fronteira e para os problemas do Toyota Land Cruiser de Carlos Sousa, João Ramos, Francisco Pita e Rui Lopes, que acabou por parar ao fim de quase 13 horas, fruto de problemas de transmissão, enquanto a equipa de Pedro Lamy e António Coimbra teve alguns problemas mecânicos no Proto RMA Racing, sobretudo a nível dos cubos de rodas traseiros, terminando bastante atrasada na classificação (25.º). Uma nota final para Helder Oliveira que, ao terminar na 10.ª posição, garantiu a conquista do Memorial José Megre, uma iniciativa com que o ACP homenageou a figura do “pai” do todo-o-terreno nacional, falecido em Fevereiro deste ano, com o piloto de Barcelos a terminar com 318 pontos, à frente de João Pais, com 242, e Bernardo Moniz da Maia, com 216.


Classificação final:
1.º M. Andrade/A. Andrade/S. Barbry/G. Lansac (Moncé Clio V6) 1.º da categoria E;
2.º N. Gibon/T. Charbonnier/P. Martin/Y. Fromond (Bowler Wildcat) 1.º da categoria T1;
3.º J. Pais/J. Rato/F. Cabral/A. Pais (Mazda BT-50)
4.º Z. Porizek/M. Zapletal/P. Zabransky (Hummer H3),
5.º B. Picard/M. Picard/A. Picard (Subaru Forester)
6.º P. Pinto/R. Cortiçadas/C. Pinto/P. Marcelo (Mazda BT-50)
7.º J. Lopes/A. Bernardo/I. Portela/L. Mota (Mitsubishi Pajero) 1.º categoria C;
8.º M. Inácio/J. Silva/C. Rolla/J. Cunha (Toyota Hilux)
9.º R. Lopes/J Alberto/J. Pereira/G. Fino (Mazda BT-50)
10.º H. Oliveira/N. Tordo/E. Rodrigues/C. Silva (Isuzu Rodeo)
12.º
Y. Morize/P. Godet/P. Goyout/D. Royer (Mercedes Benz 430 ML) 1.º categoria T2;
30.º
V. Gonçalves/J. Gonçalves/F. Almeida (Datsun 1600 SSS) 1.º categoria B;
36.º F. Santos/P. Silva/P. Lima/A. Barbosa (UMM Troféu) 1.º categoria A


Salvador Cabral/BandarraFm

Sem comentários: