A Parpública vai investir 3,5 milhões de euros na primeira fase de remodelação do Autódromo do Estoril. Serão, finalmente, construídos um kartródromo e uma pista de condução defensiva. A empresa que gere o Autódromo do Estoril, tutelada pelo Governo, vai investir mostrando-se disponível para vender a estrutura, intenção aceite pela Câmara de Cascais, desde que mantenha as actuais funções. Estas novas obras, pagas a 100% pelo Estado Português, servem para rentabilizar as valências do equipamento da Costa do Sol. Entretanto, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, fez saber à Lusa que não tem qualquer conhecimento sobre o projecto da empresa, reconhecendo, no entanto, a necessidade de requalificação do Autódromo do Estoril. António Capucho também afirma que não tem nada contra a venda do espaço caso este mantenha a actual valência e não qualquer outra finalidade especulativa de natureza imobiliária. Recorde-se que em 2007, a Parpública exigiu 35 milhões de euros pela participação totalitária que detém no capital social da CE - Circuito do Estoril, proprietária do equipamento, um valor que ninguém se atreveu a oferecer.
Vallejo confirma o favoritismo de campeão
Os irmãos Vallejo confirmaram o favoritismo com que partiram para a última prova de 2009, depois de já se terem consagrado como campeões desta época ao volante do Porsche 911 GT3 da Nupel Team, conseguindo a 2ª vitória consecutiva no Shalymar.Sergio Vallejo completou as onze classificativas do XIX Rally Race Shalymar – Comunidade de Madrid com o tempo total de 1:12:26.7 e o domínio da Nupel Team estendeu-se ainda à segunda posição do pódio para Xevi Pons/Haro no Mitsubishi Evo X a 1:02,9s.Com a segunda posição, Xevi Pons garantiu o título de Vice-Campeão de 2009, numa altura em que se prepara para com a Nupel regressar ao Mundial.O terceiro lugar e o pódio ficaram completos com o Subaru da equipa oficial com Enrique Garcia Ojeda a 1:32,7s.
Alberto Hevia desta vez não conseguiu “mostrar serviço” como nas provas anteriores, terminando na 4ª posição, enquanto na 6ª posição ficou o vencedor dos R3, Jonathan Perez.No 7º lugar classificou-se o vencedor do Grupo A, Gorka Antxustegui aos comandos do Suzuki Swift S1600, enquanto Rafael Villanueva no Ferrari 360 Rally foi 12º e 2º dos GT.O domínio de Vallejo foi tal, que venceu dez das onze classificativas, apenas não sendo primeiro nos 17,44 kms de La Puebla – Robledillo, penúltima classificativa, ganha por Pons com uma vantagem para o seu companheiro, 2º a 6,6s, Sergio Vallejo!Destacamos ainda o 15º lugar para o terceiro carro da Nupel Team, o estreante Ford Fiesta R2 tripulado Alberto Muñiz, deixando bons indicadores ao Director Desportivo da equipa, Luis Moya, quanto às prestações desta versão que será dinamizada em 2010.A dupla portuguesa Carlos Oliveira/Duarte Castro em Renault Clio R3, acabou por desistir no dia de hoje, na 6ª classificativa.
Casal Loeb penalizou e deu comando a Tsjoen
Pois é! A Sra. Loeb enganou-se nas contas e lá foi a liderança conquistada na estrada. O navegador de Tirabassi “foi na onda” e também penalizou.A exemplo das classificativas de sexta, também neste sábado Sébastien Loeb e Séverine Loeb venceram as cinco classificativas aos comandos do Citroen C4 WRC.Mas, apesar do domínio, Loeb acabou por penalizar por avanço de três minutos à entrada do Parque de Assistência do final do dia e isso custou-lhe a liderança que cedeu ao campeão belga Pieter Tsjoen em Ford Focus RS WRC.Mas não foi só Severine Loeb a enganar-se, porque também o co-piloto de Brice Tirabassi, Eric Clement, que foi atrás da “hora” da equipa do C4 e a dupla do Subaru Impreza WRC perdeu o segundo lugar e desceu para sexto.Robert Kubica aos comandos do Renault Clio R3 terminou a 2ª Etapa na 26ª posição a 10:03,5 e a 0:49,5 do 24º lugar.
Classificação:
1º Pieter Tsjoen (Ford Focus RS WRC)
2º Sébastien Loeb (Citroen C4 WRC)
3º Patrik Henry (Peugeot 307 WRC)
1º Pieter Tsjoen (Ford Focus RS WRC)
2º Sébastien Loeb (Citroen C4 WRC)
3º Patrik Henry (Peugeot 307 WRC)
BMW comprada pela Sauber
Peter Sauber estabeleceu o acordo para comprar a equipa de Fórmula 1 da BMW, depois de falhado o negócio com a Qadbak, empresa de origem suíça que, ao que tudo indica, estará falida. Sauber fundou a equipa em 1993, designada com o seu próprio apelido, até que, há quatro anos, a vendeu à BMW, detendo, no entanto, 20 por cento nesta sociedade. Com o abandono dos alemães, o empresário volta assumir o comando desta estrutura sedeada em Hinwill, Suíça, que espera, para o fim deste processo, autorização para competir em 2010. «Estou muito motivado por ter encontrado esta solução. Isto significa que podemos manter a sede e maioria dos postos de trabalho. Estou convencido que a nova equipa tem um futuro muito bom na Fórmula 1», afirma Peter Sauber.
Helder Oliveira vence “Memorial José Megre”
Depois da segunda posição absoluta e melhor equipa nacional no Rali Transibérico Vodafone, a etapa portuguesa da Taça do Mundo de Todo o Terreno e um 4º lugar na Baja BP Ultimate Portalegre 500, derradeira jornada da Taça Internacional FIA de Bajas, o piloto de Barcelos, Helder Oliveira, conquistou o “Memorial José Megre”, ao terminar nas primeiras posições as 24 Horas TT Vodafone Vila de Fronteira, competição que registou a presença de mais de sete dezenas de viaturas e grandes nomes do automibilismo nacional e internacional: “É um triunfo muito importante dentro do meu percurso desportivo, tal como tinha sido a equivalente vitória em 2001. Estar sempre entre os primeiros nas três mais importantes provas que se disputam em Portugal e todas elas com participação internacional de grande nível, é extremamente satisfatório. Mas mais importante é que, para mim, esta é a melhor forma de homenagear essa grande figura que foi José Megre, o responsável pelo nível superior do todo o terreno que se disputa em Portugal e na prática o obreiro da grande festa a que tivémos oportunidade de assistir, tanto por dentro como por fora”, salientou o piloto de Barcelos que acrescenta: “Quanto a esta corrida e apesar de um bom resultado final, fomos claramente prejudicados por um lote de pneus defeituosos, que nos fizeram ter furos nos quatro primeiros turnos. A Isuzu Rodeo não teve quaisquer problemas ao nível da mecânica, foi um carro simpático de pilotar e a equipa funcionou de forma coesa e muito equilibrada”.
Salvador Cabral / BandarraFm
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