A Aprilia anunciou que abandona, com efeito imediato, todo o projecto que tem vindo a desenvolver com vista a participar na nova categoria do Mundial de Velocidade, a Moto2. O abandono deixa equipas como a Mapfre Aspar e Speedup Aprilia à procura de novo rumo para 2010.Num comunicado emitido no início desta semana, o grupo Piaggio – empresa detentora dos direitos da Aprilia – explica que não irá continuar a desenvolver qualquer esforço para o seu projecto Moto2, nem tão pouco irá disponibilizar os seus protótipos a possíveis interessados em formato de “aluguer”.A principal razão que leva o grupo Piaggio a tomar esta decisão é o facto de “ser inútil e prejudicial para um grandefabricante italiano e europeu, que conquistou 43 títulos em competições em estrada e fora dela, participar numa competição que se baseia em utilizar motores fabricados por um construtor rival.”Jorge Martinez “Aspar”, dono da equipa Mapfre Aspar, esperava poder estrear a novo Moto2 da Aprilia já nos testes queirão decorrer no circuito de Valência a 9 e 10 de Dezembro.
Os seus dois pilotos, Julian Simon e Mike Di Meglio, encontram-se assim impossibilitados de se adaptarem a uma nova moto.Rumores associados a esta decisão agora anunciada apontam para que, a Aprilia venha a reforçar o seu papel no Mundial de Superbikes onde se espera que venham a contar com duas equipas, sendo mesmo colocada a hipótese da marca italiana voltar a competir na categoria rainha do motociclismo, MotoGP, caso as regras relativas à cilindrada dos motores voltem a ser alteradas. No entanto esta situação não deixa de ser estranha pois a Aprilia já vinha a desenvolver o seu projecto Moto2 há muito tempo, sendo um pouco difícil de perceber o porquê de ter demorado tanto tempo para tomar esta decisão, colocando as equipas que contavam com o seu apoio em dificuldades. A única categoria GP em que o grupo Piaggio estará presente em 2010 será nas 125 cc, onde a Aprilia, Gilera e Derbi vão marcar presença.
Calendário de Montanha de 2010
Ainda que esteja sujeito a confirmação, o Campeonato de Portugal de Montanha de 2010 terá o seu início no Sul de Espanha. O calendário revelado pela FPAK mostra a "Subida a Ubrique" de 16 a 18 de Abril.
Quinze dias depois da prova disputada a quase 100km de Cadiz, surge a Rampa da Falperra que dará início a uma sequência de oito provas em território Nacional.
Calendário:
ABRIL 16.18 SUBIDA A UBRIQUE CÁDIZ
MAIO 01.02 RAMPA INTERNACIONAL DA FALPERRA
MAIO 07.09 RAMPA INT S. DA ESTRELA ACP – CIDADE DA COVILHÃ
JUNHO 12.13 RAMPA DO CLUBE AUT DA REGUA MURÇA
JUNHO 26.27 RAMPA DE BRAGANÇA
JULHO 10.11 RAMPA PORCA DE MURÇA
SETEMBRO 03.04 RAMPA DO CARAMULO
SETEMBRO 25.26 RAMPA DA PENHA DEMOPORTO, GUIMARAES
OUTUBRO 23.24 RAMPA EXPO - CLÁSSICOS, GUIMARAES
ABRIL 16.18 SUBIDA A UBRIQUE CÁDIZ
MAIO 01.02 RAMPA INTERNACIONAL DA FALPERRA
MAIO 07.09 RAMPA INT S. DA ESTRELA ACP – CIDADE DA COVILHÃ
JUNHO 12.13 RAMPA DO CLUBE AUT DA REGUA MURÇA
JUNHO 26.27 RAMPA DE BRAGANÇA
JULHO 10.11 RAMPA PORCA DE MURÇA
SETEMBRO 03.04 RAMPA DO CARAMULO
SETEMBRO 25.26 RAMPA DA PENHA DEMOPORTO, GUIMARAES
OUTUBRO 23.24 RAMPA EXPO - CLÁSSICOS, GUIMARAES
Pininfarina cria Capacete para motociclistas
Uma das casas de design mais influentes no mundo dos automóveis criou um capacete para motociclistas. O problema dos capacetes, na opinião da Pininfarina, é que estes elementos de protecção se parecem mais com produtos ''baratos'', independentemente da percentagem de kevlar ou de carbono que lhes seja aplicada. A empresa italiana partiu deste ponto prévio para criar um ''open-face'' que esconde a calota e todos os seus elementos como as entradas e saídas de ar, debaixo de uma capa de tecido! Na realidade, existem três grandes aberturas para ventilação que ficam totalmente dissimuladas por debaixo do tecido.
Com o intuito de criar a ilusão de que o capacete é, na realidade, apenas um chapéu, o tecido utilizado não só cria essa ilusão como também permite que a humidade resultante da transpiração ''escape'' mais facilmente, ao mesmo tempo que evita que a chuva passe para o interior. A aumentar a ilusão podemos ainda contar com uma viseira que mais parece uns óculos, e fica presa ao capacete através de uma banda elástica em borracha. Pininfarina não revelou qual o tecido utilizado, afirmando apenas que se ''trata de um tecido técnico''. Apesar da natureza mais ''fashion'' que este capacete oferece, esta criação de Pininfarina tem ainda um outro efeito secundário que os próprios não contavam e que se pode vir a revelar mais importante do que o resto.
Ao utilizar uma ''capa'' de tecido para cobrir o capacete, este ganha uma nova característica de absorção de forças rotacionais, tecnologia que se encontra em desenvolvimento pela Lazer, com o seu SuperSkin. A camada de tecido funcionará basicamente como a pele da nossa cabeça que, através da sua elasticidade e capacidade de ''deslizar'', consegue diminuir as consequências de choques. Assim o nosso pescoço acaba por ficar mais protegido contra este tipo de forças, prevenindo lesões que podem ser graves. Mais do que um artigo ''fashion'', a Pininfarina pode ter criado um capacete inovador. Talvez o passo seguinte seja a criação de um capacete integral.
BMW com novidades…
A BMW Motorsports confirmou, no seu jantar de gala, que só irá colocar dois 320si oficiais na próxima temporada do FIA WTCC. Depois de sair da Fórmula 1, a BMW reduziu também a sua presença no WTCC, tal como era esperado e aqui noticiado. Andy Priaulx e Augusto Farfus vão conduzir os dois únicos carros de fábrica, estando estes entregues à equipa belga RBM que nos últimos anos correu sob a bandeira do BMW Team UK. A BMW Motorsports continuará a apoiar tecnicamente as diversas equipas privadas que competirão no WTCC na época 2010. Desde a primeira hora com a BMW no WTCC, a Schnitzer e a ROAL Motorsport vão rumar a outras paragens.
A equipa alemã ficará com o programa desportivo de "endurance" da BMW na Europa, enquanto a formação de Roberto Ravaglia deverá ficar-se pelo Campeonato Italiano Superstars. A aguardar a homologação por parte do ACO do modelo M3 GT2, a BMW Motorsports, através da Schnitzer, prepara-se para entrar no próximo ano no Le Mans Series (LMS) e, caso tenha convite, nas 24 horas de Le Mans. Com a saída do WTCC, a Schnitzer irá ser responsável pelos BMW E92 M3 GT2 na Europa. Para além do LMS e das 24 horas de Le Mans, a equipa de Charly Lamm deverá igualmente marcar presença no VLN Endurance series, nas 24 horas de Spa e nas 24 horas de Nurburgring. Uma presença na prova do Asia Le Mans no Japão e nas 12 horas Merdeka Millennium Endurance Race (Malásia) são outras possibilidades.
Jorg Muller, que transita do WTCC, e Dirk Werner, dispensado pela Porsche, vão ser os dois pilotos a tempo inteiro da escuderia alemã. Augusto Farfus e Andy Priaulx irão fazer algumas aparições ao longo do ano, sendo que Uwe Alzen e Dirk Adorf têm lugar assegurado para as 24 horas de Nurburgring. Nos Estados Unidos da América, a Rahal Letterman Racing BMW continuará como equipa oficial no American Le Mans Series (ALMS), mantendo no próximo ano os mesmos quatro pilotos: Bill Auberlen/Joey Hand e Dirk Muller/Tommy Milner.Este ano, no regresso à categoria GT2, a BMW venceu à classe uma só corrida. A BMW Motorsports irá igualmente colocar no mercado uma versão cliente do modelo Z4 para a categoria GT3.
Salvador Cabral / BandarraFm
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