O ACP e a ISC assinaram o acordo que sela a permanência do Rali de Portugal no Mundial de Ralis pelo menos até 2012. Garantido no WRC até 2012 o Vodafone Rally de Portugal.O acordo já tinha sido alcançado, ainda que de uma forma verbal. Em Monte Carlo, aproveitando as reuniões do Conselho Mundial da FIA, que decorrem no Principado do Mónaco, esse compromisso foi passado ao papel, com a assinatura do contrato entre o Automóvel Club de Portugal (ACP), na sua qualidade de organizador do Vodafone Rally de Portugal, e a International Sportsworld Communicators (ISC), como entidade promotora do WRC - Campeonato do Mundo FIA de Ralis, tendo em vista a inclusão da prova portuguesa na proposta dos calendários do WRC para as épocas de 2010 (já confirmado) a 2012.Esta não foi uma aproximação uniforme com todos os organizadores mas, segundo Simon Long, CEO da ISC, «foi reconhecida a necessidade de todos os envolvidos na construção de um WRC sustentável e saudável de forma a se conseguir uma visibilidade futura.
Deste modo, fizemos acordos multi-anuais com um número de provas principais do campeonato, de forma a proporcionar estabilidade e um planeamento apropriado com elementos chaves tais como patrocinadores, estações de televisão e autoridades oficiais, que possa ser positivo para todos.»Para Carlos Barbosa, presidente do ACP, «o contrato agora rubricado é de extrema importância para o Vodafone Rally de Portugal, já que garante uma continuidade de acção fundamental para o futuro da prova, mormente no que respeita aos acordos com autoridades oficiais e patrocinadores. Por outro lado, a confiança que a ISC depositou na nossa organização cria-nos ainda maiores responsabilidades, num estímulo muito importante para continuarmos a fazer sempre mais e melhor, mantendo o elevado estatuto de qualidade que o nosso rali conheceu nas suas últimas edições, de forma a podermos manter o Vodafone Rally de Portugal com estatuto mundial.»Recorde-se que o Vodafone Rally de Portugal será a sexta prova do calendário do WRC de 2010, realizando-se entre 27 e 30 de Maio.
Espanha Asfalto e Terra
No país vizinho em 2010, os Campeonatos de Ralis, o de Asfalto e o de Terra, voltam a receber a Copa RMC Motorsport com os Mitsubishi Evo X.O certame é organizado pela RMC Motorsport com o apoio da RFEDA, CSD, RACC, Mitsubishi Motors, Ralliart, GT2i, AUTOSport e BFGoodrich será disputado nos pisos de terra e nos de asfalto.Ao volante dos Mitsubishi Evo X os concorrentes em 2010 terão oito provas, contra as dez deste ano (2009), contando os cinco melhores resultados.Para 2010 a organização apresenta 90.000 euros de prémios monetários distribuídos deste modo, sendo obrigatório participarem em todas as provas: 1º 30.000 euros, 2º 24.000 euros, 3º 18.000 euros, 4º 12.000 euros w 5º 6.000 euros.Ainda é previsível para os melhores classificados no final da época, poderem vir a ser eleitos “piloto RMC” nos programas de 2011.
O custo por participante, (toda a época), é de 60.000 euros para aqueles que formalizem a sua inscrição até 15 de Janeiro.Também é possível fazer inscrição, prova a prova, com um custo de 7.000 euros a liquidar até 15 dias antes da prova, a que é necessário acrescentar os 12.000 euros da inscrição na copa até 30 de Janeiro de 2010.O sistema de pontuação é de: 1º 15 pontos, 2º 12 pontos, 3º 10 pontos, 4º 8 pontos, 5º 6 pontos e assim sucessivamente até ao 10º com 1 ponto.Esta época de 2009, a vitória pertence ao mexicano Benito Guerra com 137 pontos, depois da melhor posição nas cinco provas de terra. Victor Senra foi o segundo classificado com 128 pontos, tendo sido primeiro na Cantábria, Príncipe, Catalunha e Shalymar
GT Espanha 2010
Já há interessados no novo 911 GT3 R.Duas equipas, uma portuguesa e uma espanhola, já mostraram o seu interesse no novo Porsche 911 GT3 R.A Porsche não perde tempo na sua “luta” para oferecer aos seus clientes o melhor produto possível para as provas de GT da próxima temporada de 2010 em Espanha, nem mais, o novíssimo 911 GT3 R.Baseado na regulamentação internacional da FIA para as provas de GT3, o novo 911 melhorou de forma considerável em relação aos seus antecessores, destacando a maior facilidade de condução.O novo GT3 R dispõe do motor quatro litros de seis cilindros (boxer) capaz de debitar uma potência de 480 cv, associado a uma caixa sequencial de seis relações.
A origem deste novo modelo é o Porsche 911 GT3 Cup com um limite de peso 1.200 kg e o motor e caixa de velocidades do novo “R” dispõe da última evolução do antibloqueio de travões (ABS), controle de tracção de competição e um sistema de acelerador electrónico e “e-gas”, que é um dos sistemas que vai facilitar a vida aos pilotos mais amadores.Completamos a divulgação do novo 911 GT3 R com os proeminentes apêndices aerodinâmicos, com os alargamentos avantajados e bonitos, quer das rodas da frente, quer das rodas de trás, assim como da “enorme” asa traseira que será a imagem de marca do novo Porsche.O novo “R” será apresentado a 14 de Janeiro no Motor Show de Berminghan. Na Porsche Motorsport já se aceitam pedidos para o novo modelo alemão que será entregue aos clientes a partir da próxima primavera. O preço do novo Porsche 911 GT3 R é de 279.000 euros mais IVA (N.R. este preço não é referente ao mercado português).
Troféu Westfield foi apresentado
Já está em Portugal o primeiro Westfield AeroRace Z175, carro que a Westfield Portugal pretende que dê origem a um troféu monomarca já em 2010. Aproveitando o fim-de-semana das provas de resistência em Braga, a Comval Racing e a Xikane aproveitaram para mostrar como será o troféu em 2010, cuja confirmação depende de um mínimo de 15 inscritos até dia 12 de Fevereiro. Não se cingindo apenas a circuitos, com duas deslocações a Braga e uma a Vila Real, os organizadores pretendem que os pilotos meçam também as suas forças em provas de Montanha (Falperra e Murça), e que levem as emoções bem perto do público na Super Especial de Famalicão. Além dos 6 eventos pontuáveis estão previstos mais 4 “meetings”, que vão desde um test day inaugural até a uma prova de resistência no final do ano, onde os pilotos podem formar equipa com os seus convidados. Embora com a obrigação de 2 pilotos por carro, a classificação e a atribuição dos prémios está prevista individualmente, levando a que a prestação de cada piloto não comprometa a do seu companheiro de equipa. Cerca de 5.800 euros em prémios serão divididos pelos 8 melhores classificados de cada um dos dois grupos, sorteados à partida de cada evento pontuável.
Quanto a custos, serão necessários cerca de 33.500 euros + iva para adquirir o Westfield AeroRace Z175, valor que já inclui as inscrições nos 6 eventos pontuáveis, 3 jogos de pneus, 1 Tenda Mastertent 6x3m, 2 fatos de piloto, bem como todo o serviço de promoção e hospitality para pilotos e sponsors ao longo de todo o ano. Sobre o carro, está equipado com um motor Ford 2.0 Ztec de 180cv, contando com um peso de apenas 530kgs, caixa de 5 velocidades e tracção traseira com autoblocante. A exemplo da Holanda e Inglaterra, o modelo requer uma manutenção mínima, tendo a organização previsto dar a assistência básica em todas as provas, o que permitirá aos participantes que se desloquem apenas com um carro e atrelado. Com a responsabilidade técnica da Comval Racing e a promoção a cargo da Xikane, a organização assume, com a compra do carro, o compromisso de manutenção do troféu por mais 3 anos. A inscrição de 9.000 nos seguintes é, aliás, o prémio de final do ano atribuído ao vencedor absoluto. Para mais informações poderá ser contactado o endereço electrónico trofeu@westfield-sportscars.pt
Salvador Cabral/BandarraFm
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