segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Inverno chegou com muita chuva, neve e vento forte

O calendário dá hoje conta do início do Inverno que fazendo jus ao nome chegou com chuva forte, frio e muita neve, situação que irá prolongar-se por toda a semana. Já esta madrugada o mau tempo fez estragos um pouco por todo o país com inundações e estradas cortadas devido aos fortes nevões e ainda ao gelo.O primeiro dia de Inverno promete neve a "altitudes bastante baixas", o que já se registou desde a noite de ontem, esperando-se que ao longo do dia de hoje a quota de neve vá subindo para cerca de 600 metros. O Instituto de Meteorologia colocou doze distritos em aviso laranja e seis em aviso amarelo tendo em atenção a intensidade da chuva, o vento e ainda a agitação marítima.

O arquipélago dos Açores e ainda os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Portalegre, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão em aviso laranja, os distritos de Beja, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Setúbal e ainda o arquipélago da Madeira estão em alerta Amarelo, enquanto o distrito de Santarém está com aviso verde. Devido ao gelo e à neve há várias estradas cortadas ao trânsito com maior destaque para a região da Serra da Estrela onde estão fechadas as Estradas Nacionais Gouveia-Sabugueiro, Manteigas-Torre e Covilhã-Seia, uma situação de deverá ser ultrapassada ainda esta manhã. Na cidade da Guarda a neve que caiu durante a noite obrigou ao encerramento à circulação automóvel de algumas ruas de maior declive da cidade.

Já na região de Vila Real está condicionada devido à neve a zona do Marão/Alto de Espinho, onde está a nevar desde a noite de ontem, o mesmo acontecendo na zona de Mirandela, no distrito de Bragança. Na Auto-Estrada A7, o gelo e a neve interditaram a via na zona de Fafe, no distrito de Braga e em Viseu, na localidade de Felgueiras foi cortada também a estrada municipal 550. Já no distrito de Coimbra, próximo de Góis, a neve que caiu com intensidade, assim como na Pampilhosa da Serra, pela mesma razão, estão igualmente condicionadas.

RTP

Sem comentários: