segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Vacina disponível para as crianças até aos 12 anos

A vacina para a gripe A está disponível a partir desta segunda-feira para as crianças até aos 12 anos. Para serem vacinadas, é apenas necessário que os pais liguem para os centros de saúde a marcar a data e hora da consulta, não sendo necessária qualquer declaração médica.A partir de hoje tem assim início a vacinação do Grupo C, com prioridade das crianças até 12 anos. Trata-se de uma antecipação da administração da vacina a este grupo, inicialmente prevista para Janeiro.

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, "os pais (devem) contactar o seu centro de saúde, no sentido de acordarem a melhor forma de proceder à vacinação, não sendo necessária qualquer declaração médica". As autoridades recomendam que as crianças façam as duas doses da vacina inicialmente propostas nos planos de combate à gripe A.

A campanha de vacinação contra a gripe A H1N1 arrancou em Outubro, com o objectivo de "proteger cidadãos mais vulneráveis, reduzir a probabilidade de ocorrência de casos graves e assegurar a continuidade dos serviços essenciais". A disponibilização faseada das vacinas por parte do laboratório contratado obrigou ao estabelecimento de um plano faseado com estabelecida por grupos-alvo (A, B e C).
A vacinação do Grupo A (primeira fase) teve início a 26 de Outubro e incluiu grávidas com patologia associada e profissionais que desempenham funções essenciais. A partir de 2 de Novembro, ainda com a primeira fase a decorrer, começou a vacinação de cidadãos abarcados pela segunda fase do Grupo A: grávidas saudáveis nos segundo e terceiro trimestres. A 16 de Novembro a campanha foi alargada ao Grupo B, que estabelece prioridade para as crianças entre os 6 meses e os 2 anos. A partir de Janeiro de 2010, a vacinação será alargada a adultos até 30 anos.
RTP

Sem comentários: