quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Rotações 16 Dezembro 2009

Espanha (terra)...
Fuertes foi mesmo o mais forte! Em Ejea de los Caballeros
O piloto madrileno, Óscar Fuertes com o seu co-piloto Helio Casarrubios, venceram o Ejea com 52:16.8 e alcançaram para o seu palmarés o título de Vice-campeão do Campeonato de Espanha de Rallyes de Terra.Óscar Fuertes ganhou o seu primeiro rali em Ejea de los Caballeros e conquistou o Vice-campeonato.Os seus principais adversários à partida desta e última prova da época, para o vice campeonato e para a vitória na prova, Xevi Pons e Benito Guerra abandonaram ainda nos troços da manhã.Fuertes demonstrou maturidade ao longo do dia e conseguiu subir de 4º para 2º no campeonato e subir ao lugar mais alto do pódio à chegada a Ejea.Pons abandonou com problemas na transmissão do Mitsubishi a 300 metros do final do troço A2, descendo a 3º no campeonato e Guerra contentou-se com o 4º lugar. Dos 36 pilotos que iniciaram a prova, terminaram 23.

Classificações no EJEA:
1º Óscar Fuertes/Helio Casarrubios – Mitsubishi Lancer Evo IX (1º Grupo A), 52:16.8
2º Xavi Tañá/Nicolas Del Corral - Mitsubishi Lancer Evo IX (Grupo A), a 2:12.4,
3º Arne Jessen/Rodrigo Sanjuan - Mitsubishi Lancer Evo IX (Grupo A), a 2:34.2,
4º Albert Llovera/Borja Rozada – Fiat Punto S2000 (1º Grupo N) a 3:48.8,
5º Jonathan Pérez/Enrique Velasco - Mitsubishi Lancer Evo IX (Grupo N), a 4:02.6,…

Classificação final no Campeonato:
1º Yeray Lemes 141 pontos,
2º Óscar Fuertes 108 pts,
3º Xevi Pons 98 pts,
4º Benito Guerra 80 pts
5º Brice Tirabassi 64 pts

Espanha Resistência...
Ni Amorim terminou no pódio 500 Km de Alcaniz

A RSV Motorsport, equipa onde corre o português Ni Amorim, terminou a época com um 3º lugar nos 500 Km de Alcañiz, prova do Campeonato de Espanha de Resistência.Pilotando o Aston Martin N24 com que compete no Campeonato Espanhol de GT, formou equipa com Ronald Severin e Peter Sundberg – campeão de Espanha de GT em 2008.Esta prova, que contou com 42 inscritos, era uma novidade para pilotos e técnicos, visto ser um circuito novo. Os treinos foram realizados debaixo de condições muito difíceis, sempre com nevoeiro cerrado, o que dificultou a obtenção de um melhor tempo para equipa.Partindo do 12º lugar, coube a Ni Amorim fazer o primeiro turno. Ao fim de 1h30min, o piloto portuense entregou o carro na 1ª posição da geral.

Segundo Ni Amorim, “largamos muito bem, começando uma grande recuperação com troca de posições constantes, que terminou numa animada luta pelo 1º lugar com o vencedor da Prova, que consegui levar a melhor.”No final das 3h30min da prova, a equipa de Ni Amorim cortou a meta em 3º lugar da geral, a somente 24 segundos do 2º lugar.Entretanto, a equipa adquiriu um BMW E90 que participou no WTCC para fazer para o ano este Campeonato de Espanha de Resistência. “Em 2010 vamos estar em duas frentes, no Campeonato de Espanha de GT e no Campeonato de Espanha de Resistência. O carro que adquirimos para a próxima época vai permitir lutarmos pelo título nesta modalidade.”

Troféu Andros só dá Skoda

Emoção, espectáculo e competição são a receita do êxito.Jean-Philippe Dayraut em Skoda e Alain Prost em Dacia são, com duas provas realizadas, os grandes dominadores do Troféu Andros 2009-2010.Jean-Philippe Dayraut (Skoda) vencedor da primeira jornada do Circuito Grandvalira e Alain Prost (Dacia) que se impôs na segunda jornada, consolidaram as suas posições da geral do Troféu Andros depois da segunda prova da temporada realizada em Andorra.O Automóvel Clube de Andorra somou mais êxito ao seu já extenso palmarés de organizações do inverno, num campeonato com muitas derrapagens e muitos dotes de condução que fizeram esquecer as temperaturas verdadeiramente baixas!Primeiro Dia: Jean-Philippe Dayraut (Skoda), Dayraut (Skoda), Jean-Baptiste Duborg (Renault) e Olivier Panis (Skoda) conseguiram os três primeiros lugares dos treinos, sendo os únicos a baixar dos 50 segundos por volta. Na primeira sessão de classificação Dayraut não deu opções a ninguém e foi bem mais rápido que Panis, Dubourg e do regressado Marcel Tarrès (Toyota). Alain Prost (Dacia) penalizado com o lastro depois da sua vitória em Val Thorens, só conseguiu a décima posição.Na segunda sessão de classificação, Franck Lagorce (Renault) que foi 5º na primeira, alcançou o melhor tempo à frente de Prost e do endiabrado Tarrès. No conjunto das duas mangas, Dayraut foi claramente o mais rápido, Lagorce o segundo e Prost o terceiro, seguidos de Panis, Tarrès e Dubourg.Nas finais Elite Sup, na sua, Panis impôs-se a Tarrès, enquanto que, na segunda, Dayraut não deu ar a ninguém, seguido de Prost e Balas.Jean-Pierre Pernault (BMW) e Serge Lubrano (Fiat) venceram nas finais Elite.No final do 1º dia, Dayraut marcou o máximo de pontos possíveis, 80 pontos, seguido de Prost (74), Panis (74), Tarrès (72) e Lagorce (70).

Segundo Dia: Alain Prost (Dacia) encurta distâncias.Panis alcançou o melhor tempo à frente de Didier Thoral (Toyota) e de Dayart, desta vez penalizado com 70 kgs de lastro devido à vitória do 1º dia.Bertrand Balas (Toyota) foi quarto e Prost ficou num muito atrasado 12º lugar!Faltava a segunda sessão que poderia ser decisiva para os pontos em jogo e Prost com uma excelente actuação foi o melhor, enquanto Dayraut foi quarto, atrás do piloto de Fórmula 1, de Balas e da surpresa Benjamin Rivière (Fiat).Panis foi quinto seguido de Lagorce, numa sessão muito competitiva.No acumulado, Prost foi o melhor à frente de Panis e de Balas, para na final Elite Sup Panis levar a melhor a Dayraut num duelo Skoda à frente de Thoral que aguentou-se bem com Lagorce.Na segunda final da Elite Sup, Balas impôs-se a Prost que sofreu um toque do jovem Rivière, depois de ter saído em primeiro.Julien Maurin (BMW) e Anne-Sophie Lemonnier (BMW) venceram as finais Elite.Troféu Andros Eléctrico: Território de Nicolas ProstA chegada dos carros eléctricos ao Circuito Grandvalira estava rodeada de muita expectativa.Na primeira prova disputada no sábado, Nicolas Prost (Pilot) impôs-se, seguido de Olivier Pernaust (STEF-TFE) e de Jean-Baptiste Dubourg (Andros Car).No domingo, na primeira prova Christophe Ferrier (Ville de Nice) venceu à frente de Dubourg e de Prost e na segunda, Nicolas Prost foi o mais rápido à frente de Dubourg e Stéphane Ortelli (Andros Car).Na geral do Andros Eléctrico a liderança pertence agora a Dubourg (83 pontos), seguido de Prost (79) e de Pernault (74).

Classificação geral final Troféu Andros-Andorra, dia 1
1-Jean-Philippe Dayraut (Skoda Fabia/AS Events), 80 puntos
2-Alain Prost (Dacia Duster/Dacia), 74 puntos
3-Olivier Panis (Skoda Fabia/AS Events), 74 puntos
4-Marcel Tarrès (Toyota Auris/Team Tarrès), 72 puntos
5-Franck Lagorce (Renault Clio III/D.A. Racing), 70 pontos, … (mais 30 classificados).

Classificação geral final Troféu Andros-Andorra, dia 2
1-Alain Prost (Dacia Duster/Dacia), 79 puntos
2-Olivier Panis (Skoda Fabia/AS Events), 77 puntos
3-Bertrand Balas (Toyota Auris/Toyota), 75 puntos
4-Didier Thoral (Toyota Auris/Team Tarrès), 72 puntos
5-Benjamin Rivière (Fiat Stilo/Speedaventures.com), 71 pontos, … (mais 30 classificados).

Classificação provisória do Troféu Andros 2009/2010 depois de Andorra
1-Jean-Philippe Dayraut (Skoda Fabia/AS Events), 301 puntos
2-Alain Prost (Dacia Duster/Dacia), 299 puntos
3-Olivier Panis (Skoda Fabia/AS Events), 292 puntos
4-Bertrand Balas (Toyota Auris/Toyota), 288 puntos
5-Jean-Baptiste Dubourg (Renault Clio III/D.A. Racing), 283 pontos, … (mais 30 classificados).

Próxima prova pontuável a 18 e 19 de Dezembro em Alpe d’Huez.

Salvador Cabral/BandarraFm

Sem comentários: