quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Rotações 17 Dezembro 2009

João Ribeiro ganha prova e Paulo Sousa conquista o troféu

João Ribeiro ganhou a derradeira prova do Troféu Nacional Extreme, mas esse êxito não chegou para levar a melhor na competição, pois a 3.ª posição em Gondomar rendeu a Paulo Jorge Sousa pontos mais do que suficientes para conquistar esta primeira edição do Troféu Extreme.À partida para Gondomar era sabido que, em condições normais, a questão do título iria decidir-se entre Paulo Jorge Sousa e José Guimarães, com João Ribeiro a ter escassas hipóteses aritméticas de alcançar esse objectivo. E assim aconteceu, numa jornada em que a organização cumpriu a sua proposta de apresentar um percurso bastante mais acessível, comparativamente ao observado nas outras três rondas do Troféu Extreme.Num Domingo frio mas solarengo, sem chuva, 25 pilotos apresentaram-se à partida desta quarta e última prova do Troféu. O percurso, traçado a partir de Ferreirinha, perto de Gondomar, tinha cerca de 15 Km de extensão, a cumprir em três voltas consecutivas. Após a primeira volta surgia na frente José Alves, com 1m27s sobre João Ribeiro e 2m12s relativamente a Paulo Sousa.

Um ordenamento interessante para este último, pois servia perfeitamente os seus interesses globais em matéria de Troféu, até porque o principal adversário na luta pelo título perdeu mais tempo nesta fase – na verdade, José Guimarães surgia então com dez minutos e meio de atraso para Sousa.João Ribeiro esteve mais forte na segunda volta e instalou-se no comando da prova, mas o conhecido piloto de Trial dispunha apenas de 26s de avanço sobre José Alves, enquanto Paulo Sousa vinha já a 3m19s do comandante. Na derradeira passagem ao percurso o duelo pela vitória foi bastante renhido. João Ribeiro conseguiu triunfar, mas a diferença final para José Alves cifrou-se apenas em 12 segundos. Entretanto, Paulo Sousa tinha bons motivos para sorrir, pois o 3.º lugar valeu a confirmação do êxito no Troféu. Nas primeiras duas voltas Bruno Moreira ocupou o 4.º posto, mas a terceira não lhe correu tão bem e foi mesmo ultrapassado por José Guimarães. No 6.º lugar chegou Pedro Moreira, e depois – já com uma volta de atraso para o vencedor – ficaram os restantes cinco pilotos classificados, pela seguinte ordem: Paulo Miranda, Luís Damil, Fernando Sousa, Sérgio Pinto e João Pimenta.

Classificação:
1.º João Ribeiro (Suzuki) 2h31m41s;
2.º José Alves (Yamaha) a 0.12;
3.º Paulo Jorge Sousa (Yamaha) a 3.39;
4.º José Guimarães (Yamaha) a 22.46;
5.º Bruno Moreira (Honda) a 39.35;
6.º Pedro Moreira (Yamaha) a 49,08.
Troféu:
1.º Paulo Jorge Sousa (Yamaha) 85 pontos;
2.º José Guimarães (Yamaha) 81;
3.º João Ribeiro (Suzuki) 72;
4.º José Alves (Yamaha) 42;
5.º Luís Damil (Yamaha) 33;
6.º Gonçalo Reis (KTM) e Fernando Ferreira (Yamaha) 25.

Dakar ou AmeriKar

Numa altura em que se questiona a quem interessa o Dakar agora na América, vamos tendo algumas novidades. O Dakar 2010 irá contar com mais uma marca a nível oficial na competição das motos, pois a Aprilia acaba de revelar que irá estar presente com quatro motos, inscritas pela equipa Giofil, que irá receber apoio de fábrica durante toda a prova.A moto escolhida para enfrentar a dureza dos pisos sul-americanos, é a RXV 4.5, que irá receber bastantes modificações ao nível das carenagens, de equipamento de navegação, e ainda todos os elementos da ciclística e motor serão alvo de especial atenção de forma a que os quatro pilotos possam ter à sua disposição, material que dê para competir pelos lugares de topo.Os pilotos que irão competir pela Aprilia no Dakar 2010, que se realiza de 1 a 17 de Janeiro próximo na Argentina e Chile, são Francisco Lopez, Alex Zanotti, Gerard Farres e Paolo Ceci.

2009 Vencedores recolheram louros

Sebastien Loeb e seu co-piloto Daniel Elena com honras na entrega dos louros WRC na gala da FIA cerimónia de entrega em Mónaco.O emparelhamento / Francês monegasca foi apresentado com o seu sexto consecutivo campeonato FIA World Rally Championship, troféu a garantir livro dos recordes como o grupo de maior sucesso na história da competição lugar no. Loeb e Elena os vencedores do campeonatos do mundo FIA, incluindo a Fórmula Um, carros de turismo e Karting Racing GT.Loeb e Elena foram imparável no início do ano, vencendo o primeiro dos cinco eventos antes de Mikko Hirvonen Ford com quatro vitórias consecutivas. Separados por um ponto, os rivais, chegaram taco a taco na rodada final em Gales. Loeb e Elena venceu o evento - a sua 54a vitória em ralis do mundo - para renovar o título por apenas um ponto. Loeb disse: "Eu tenho que admitir que esta temporada irá permanecer como uma das mais emocionantes. No início do ano, todos - excepto a equipe – pensavam que poderíamos vencer todos os ralis, mas acabou por ser muito diferente. Isto mostra como é o confronto nos ralis, e como se encontra forte a concorrência. Congratulo-me pelo sexto título consecutivo, e gostaria de agradecer a toda a equipe que trabalhou arduamente para que isso aconteça, especialmente Dani Sordo e Marc Marti, que tem sido fantásticos equipa-mates. " A FIA World Rally Championship for Manufacturers foi ganha pelo Citroen Total World Rally Team para o segundo ano consecutivo, apesar da forte oposição da BP Ford Abu Dhabi World Rally Team.

Após a coleta o troféu, Citroen Racing diretor Olivier Quesnel afirmou: "Temos vivido uma temporada emocionante, com um final feliz para nós. Estou muito orgulhoso de toda a equipe Racing Citroen como nunca desistiram, mesmo quando nós experimentamos eventos mais difícil no meio do ano. O Campeonato Mundial de Rally combina perfeitamente com a filosofia Citroen: a vontade de vencer e o lema da tecnologia criativa. Nós não poderíamos sonhar com embaixadores melhores que Sebastien e Daniel que tenham definido um outro excelente desempenho este ano, combinada com a coerência e espírito de equipa, Dani e Marc ", acrescentou. A tripulação Português de Armindo Araújo e co-piloto Miguel Ramalho foram apresentados com vencedores na produção de 2009 da FIA World Rally Car Championship título, após vencer a batalha de Produção de três pontos. Da República Checa o piloto Martin Prokop conseguiu que o seu país da primeira vez consegui-se um campeão do Mundo de Ralis, ao ganhar o FIA Junior World Rally Championship. Ele e o co-piloto Jan Tomanek ganharam três dos eventos de qualificação. A dupla foi também vice-campeão em 2009 o FIA Production Car World Rally Championship.

Governo brinca com fogo…
Incentivo fiscal ao abate de veículos em fim de vida (VFV).A Associação Nacional do Ramo Automóvel reagiu com preocupação ao anúncio do fim deste incentivo fiscal, classificando a decisão do governo como "um desastre total para as empresas do sector automóvel". A ARAN defende que "desde que entrou em vigor em Agosto, a majoração do incentivo fiscal ao abate de VFV, as vendas de automóveis tem vindo a conhecer algum relançamento".ARAN critica e estranha "que o governo esqueça as necessidades do presente e esteja já a publicitar, e bem, a criação de incentivos para a produção e comercialização de veículos eléctricos, que só terão efeito no futuro".Governo não vai prorrogar incentivo fiscal ao abate

O regime do incentivo fiscal ao abate de veículos em fim de vida (VFV) não vai ser prorrogado, anunciou em comunicado o Ministério das Finanças e da Administração Pública. O programa estatal, que confere uma redução do Imposto Sobre Veículos (ISV) na compra de um automóvel novo a quem entregar um veículo para abate, foi instituído em 2000 e tem vindo a ser sucessivamente prolongado e revisto.Em Agosto deste ano o parlamento aprovou, inclusivamente, uma alteração aos pressupostos deste benefício, tendo-se estabelecido um aumento do incentivo, mas também um limite temporal, fixado até 31 de Dezembro de 2009.Contudo, e face ao atraso da entrada em vigor do Orçamento para 2010, o governo decidiu suspender, a partir de 1 de Janeiro, a aceitação dos pedidos de reconhecimento do citado beneficio fiscal. O comunicado deixa ainda em aberto a possibilidade deste integrar o Orçamento de Estado, actualmente em preparação.

Salvador Cabral/BandarraFm

Sem comentários: