Este fim de semana encerra em Portugal o ano desportivo com o Rali Vila de Ourique e o Campeonato Regional Centro de Cross-Country/ Troféu do Nabão em Tomar
Monte Carlo em grande,
Campeão Nacional preparou ida ao Rali Monte Carlo
Bruno Magalhães, tricampeão nacional de Ralis, deslocou-se aos Alpes franceses para uma sessão crucial de testes com vista à participação no Rali Monte Carlo, prova de abertura da época do IRC (Intercontinental Rally Challenge), em Janeiro. Ao volante do 207 Super 2000 da Peugeot Sport, o campeão nacional conduziu pela primeira vez em neve e deu o “pontapé de saída” na preparação da Equipa portuguesa para um dos ralis mais míticos do mundo.O dia de testes organizado pela Peugeot Sport na região de Valloire foi um verdadeiro baptismo sobre a neve para Bruno Magalhães que, acompanhado pelo colega de equipa Carlos Magalhães, fez praticamente 170 km de treino nestas difíceis condições, testando todos os tipos de pneus disponíveis para a Equipa.
Bruno Magalhães é a jovem esperança portuguesa na próxima edição do emblemático Rali Monte Carlo e a Bandarra fm vai la estar, um rali com um fascínio único, que pertence ao clube exclusivo das provas mais antigas do automobilismo. Mas a singularidade das condições em que esta prova se desenrola fazem dela um caso à parte. As estradas alpinas cobertas de neve e gelo exigem experiência e tornam a escolha de pneus um exercício de quase adivinhação, pelo que os testes de ontem foram determinantes.“Sendo a primeira vez que conduzo em neve, acho que os testes foram muito proveitosos e que me adaptei muito bem a estas condições tão diferentes das que encontramos no campeonato português”, começou por referir Bruno Magalhães, “Foi muito positivo podermos experimentar todos os tipos de pneus disponíveis, já que o grande desafio era perceber exactamente qual a melhor aderência que conseguimos obter para o nosso 207 Super 2000.”
Ao olhar para os possíveis ensinamentos que pôde retirar para o próximo desafio da Equipa, o Rali Monte Carlo, Bruno Magalhães mostra-se consciente das enormes dificuldades que o esperam: Uma coisa é andar em testes, onde as trajectórias vão ficando mais visíveis e conhecidas à medida das passagens que fazemos, e outra completamente diferente é conduzir em prova. Aí o mais difícil será “ler” o terreno à primeira, e o Rali de Monte Carlo é sobejamente conhecido por ser um dos mais complicados do mundo, seja pelas classificativas encadeadas em condições muito diversas, seja pelas armadilhas que as diferenças de terreno podem ocultar aos pilotos.”, concluiu.
IRC: Ogier e Sarrazin de 207 S2000 em Monte Carlo
O vencedor de 2009 - Sebastien Ogier - e Stephane Sarrazin irão estar à partida do Rali de Monte Carlo ao volante de dois Peugeot 207 S2000 em janeiro. A informação avançada pela revista "Auto Hebdo" dá conta da presença destes dois pilotos com dois carros da Kronos, ao lado do campeão do IRC Kris Meeke.Com vista ao IRC 2010 Duval testou ProtonFrançois Duval testou o Proton Satria S2000, nas estradas do País de Gales.O piloto belga que nos últimos tempos tem tido apenas participações pontuais e quase sempre sem resultados de vulto, ( a rapidez continua lá... tem faltado a consistência!) continua a tentar prosseguir a sua carreira. Agora, François Duval irá testar o Proton Satria S2000 da equipa britância MEM nas estradas do País de Gales. O objectivo do piloto ( e parece que também da equipa) é participar nalgumas provas do IRC da próxima época.Relembre-se que o Proton tem revelado algumas fragilidades, tanto a nível de performances, como muito especialmente a nível de fiabilidade, mas no último Rali da Escócia, pelas mãos de Alister McRae o Satria obteve um bom 2º lugar final.
Paulo Sérgio recordado em Lousada
A temporada de off-road terminou no passado fim-de-semana com as já tradicionais 6Horas de Rallycross Paulo Sérgio organizadas pelo CAL. Desta vez sem chuva, a prova teve como vencedora a equipa João Barros/Hélder Ribeiro/Joaquim Jorge/Mário Barbosa que completou com o Peugeot 205 405 voltas ao traçado do Eurocircuito. No segundo posto terminou a equipa composta por Joaquim Santos/ Olavo Ribeiro/ Manuel Inácio que com o habitual Toyota Starlet apenas ficaram a uma volta dos vencedores e com a vitória na classe 1400cc.
Já um pouco mais longe terminou a equipa Fastbravo 3 - Jorge Areal/ Joaquim Cruz/ Pedro Ribeiro/ Gustavo Moura que apenas completou 373 voltas, menos 32 que os vencedores. No Fiat Uno 45S a equipa de Samuel Silva/ Ricardo Neves/ Joaquim António foi quarta classificada enquanto que a encerrar o top-five ficou o Time Racing - Hélder Mota/ Joaquim Melo/ J. Filipe Barbosa, com um Nissan Micra.De entre os potenciais favoritos à vitória final destaque para a equipa de Rui Sirgado / Jorge Sirgado / Dionísio Sanguedo / José Polónio que ficou logo nas voltas iniciais depois de um capotanço e para o abandono da equipa de José Dias/ Sérgio Soares/ José Miguel Dias/ Adelino Camelo/ Jorge Gonzaga à passagem pela 277 volta.
Classificações Finais
1ºs João Barros/ Hélder Ribeiro/ Joaquim Jorge/ Mário Barbosa (Peugeot 205) - 405 voltas
2ºs Joaquim Santos/ Olavo Ribeiro/ Manuel Inácio (Toyota Stralet) - 404 voltas
3ºs Fastbravo 3- Jorge Areal/ Joaquim Cruz/ Pedro Ribeiro/ Gustavo Moura (Peugeot 205) - 373 voltas
4ºs Samuel Silva/ Ricardo Neves/ Joaquim António (Fiat Uno 45s) - 361 voltas
5ºs Time Racing - Hélder Mota/ Joaquim Melo/ J. Filipe Barbosa (Nissan Micra) - 354 voltas
6ºs Fast Bravo 2 - Paulo Antunes/ Jorge Pinto/ Rodrigo Ferreira/ Vítor Pascoal (Seat Marbella) - 345 voltas
7ºs Team Capital do Móvel - José Gomes/ Hugo Queirós/ Pedro Couto (Fiat Uno) - 343 voltas
8ºs Paulo Reis/ Alberto Cardoso/ Albino Rodrigues/ Luís Ribeiro (Peugeot 106 GTI) - 338 voltas
9ºs Escuderia Ferrol - Óscar Lago/ Javier Vasquez/ Samuel Casabella (Citroën AX) - 289 voltas
10ºs José Dias/ Sérgio Soares/ José Miguel Dias/ Adelino Camelo/ Jorge Gonzaga (Peugeot 106 GTI) - 277 voltas
11ºs Júlio Bastos/ Luís Bastos/ Aníbal Pereira/ Paulo Marques (Nissan Micra) - 235 voltas
12ºs Carlos Fernandes/ Rodrigo Vasconcelos/ Ana Matias/ Pedro Fernandes/ António Duarte (Citroën AX) - 219 voltas
13ºs Nuno Gouveia/ André Ferreira/ Tiago Bica/ Bruno Abreu (Citroën AX) - 196 voltas
14ºs Esc. La Coruña - Jaime Sampedro/ David Rodriguez/ Marco Devesa (Citroën Saxo) - 97 voltas
15ºs Fastbravo 1 - Orlando Duarte/ Óscar Coelho/ Jorge Santos/ Luís Silva (Seat Marbella) - 90 voltas
16ºs Esc Rias Baixas - Alberto Casal/ Fernando Dias/ Enrique Rodriguez/ Luis Eiras (Ford Fiesta) - 52 voltas
17ºs Rui Sirgado/ Jorge Sirgado/ Dionísio Sanguedo/ José Polónio (Citroën Saxo) - 0 voltas
18ºs Sérgio Cruz/ Edgar Silva/ Manuel Pinto/ João Sousa/ Filipe Cruz (Peugeot 106 xsi) - n/a
1ºs João Barros/ Hélder Ribeiro/ Joaquim Jorge/ Mário Barbosa (Peugeot 205) - 405 voltas
2ºs Joaquim Santos/ Olavo Ribeiro/ Manuel Inácio (Toyota Stralet) - 404 voltas
3ºs Fastbravo 3- Jorge Areal/ Joaquim Cruz/ Pedro Ribeiro/ Gustavo Moura (Peugeot 205) - 373 voltas
4ºs Samuel Silva/ Ricardo Neves/ Joaquim António (Fiat Uno 45s) - 361 voltas
5ºs Time Racing - Hélder Mota/ Joaquim Melo/ J. Filipe Barbosa (Nissan Micra) - 354 voltas
6ºs Fast Bravo 2 - Paulo Antunes/ Jorge Pinto/ Rodrigo Ferreira/ Vítor Pascoal (Seat Marbella) - 345 voltas
7ºs Team Capital do Móvel - José Gomes/ Hugo Queirós/ Pedro Couto (Fiat Uno) - 343 voltas
8ºs Paulo Reis/ Alberto Cardoso/ Albino Rodrigues/ Luís Ribeiro (Peugeot 106 GTI) - 338 voltas
9ºs Escuderia Ferrol - Óscar Lago/ Javier Vasquez/ Samuel Casabella (Citroën AX) - 289 voltas
10ºs José Dias/ Sérgio Soares/ José Miguel Dias/ Adelino Camelo/ Jorge Gonzaga (Peugeot 106 GTI) - 277 voltas
11ºs Júlio Bastos/ Luís Bastos/ Aníbal Pereira/ Paulo Marques (Nissan Micra) - 235 voltas
12ºs Carlos Fernandes/ Rodrigo Vasconcelos/ Ana Matias/ Pedro Fernandes/ António Duarte (Citroën AX) - 219 voltas
13ºs Nuno Gouveia/ André Ferreira/ Tiago Bica/ Bruno Abreu (Citroën AX) - 196 voltas
14ºs Esc. La Coruña - Jaime Sampedro/ David Rodriguez/ Marco Devesa (Citroën Saxo) - 97 voltas
15ºs Fastbravo 1 - Orlando Duarte/ Óscar Coelho/ Jorge Santos/ Luís Silva (Seat Marbella) - 90 voltas
16ºs Esc Rias Baixas - Alberto Casal/ Fernando Dias/ Enrique Rodriguez/ Luis Eiras (Ford Fiesta) - 52 voltas
17ºs Rui Sirgado/ Jorge Sirgado/ Dionísio Sanguedo/ José Polónio (Citroën Saxo) - 0 voltas
18ºs Sérgio Cruz/ Edgar Silva/ Manuel Pinto/ João Sousa/ Filipe Cruz (Peugeot 106 xsi) - n/a
Salvador Cabral/BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário