De acordo com a FEMA – Associação Europeia de Federações de Motociclistas – um consenso está perto de ser atingido após uma reunião que juntou a FEMA, o CEN – Comité Europeu de Estandardização – e os Estados Membros. Para Hugo Roebroeck, porta-voz da FEMA, “foi dado o primeiro passo para a adopção de um padrão igual de rails a nível europeu que toma em conta a segurança dos motociclistas.”A discussão em torno dos rails de protecção existentes nas estradas europeias, o que inclui as estradas nacionais, continua, com a possibilidade de existir já a partir do Verão de 2010 um padrão de construção destes dispositivos de segurança, a nível europeu.
Relembramos que o padrão actualmente em vigor na Europa, contempla apenas rails de protecção que têm em conta a segurança dos automóveis, “esquecendo-se” da segurança dos mais vulneráveis nas estradas, que são os motociclistas. Se este acordo conseguir a aprovação final, “pela qual lutamos há mais de vinte anos”, reforça o mesmo porta-voz da FEMA, os rails de protecção terão obrigatoriamente de incluir uma “saia” inferior para impedir que os motociclistas embatam nos postes verticais de suporte dos rails. O acordo agora alcançado ainda tem de passar por mais uma fase de aprovação, durante uma reunião de uma comissãotécnica, que irá decorrer durante no final do mês de Junho em Praga.
V de V volta ao Estoril
A Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril (ACDME), continua em 2010 com as "Série V de V" novamente a visitar Portugal e o Autódromo do Estoril. Tal como em anos anteriores, irá encerrar a temporada que arranca no mês de Março no circuito espanhol de Jarama A prova portuguesa do campeonato tem como organizadfor Eric Van de Vyver,. Recorde-se que Simon Dolan e Sam Hancock (Norma M20 F) este ano venceram a corrida de protótipos, e que Eric Mouez, David Lorger e Michel Nourry (Porsche 997 Cup S) nas 6 horas destinadas a viaturas de GT e Turismo triunfaram.
Calendário Provisório 2010
1 Jarama 19-21 Mar
2 Circuito a definir 11 Abr, 25 Abr, ou 2 Mai
3 Course Sprint, circuito a definir 14-16 Mai
4 Motorland Aragon 28-30 Mai
5 Course Sprint, Pau-Arnos 18-20 Jun
6 Lédenon 02-04 Jul
7 Paul Ricard HTTT 03-05 Set
8 Dijon-Prenois 24-26 Set
9 Magny-Cours 22-24 Out
10 Estoril 19-21 Nov
1 Jarama 19-21 Mar
2 Circuito a definir 11 Abr, 25 Abr, ou 2 Mai
3 Course Sprint, circuito a definir 14-16 Mai
4 Motorland Aragon 28-30 Mai
5 Course Sprint, Pau-Arnos 18-20 Jun
6 Lédenon 02-04 Jul
7 Paul Ricard HTTT 03-05 Set
8 Dijon-Prenois 24-26 Set
9 Magny-Cours 22-24 Out
10 Estoril 19-21 Nov
Covilhã ataca em 2010
Para esta temporada a Rodrive Competições comprou um Ginetta G50, viatura de construção inglesa e que se destina às competições de GT, incorporada nas categorias de GT4. Esta máquina, tem-se revelado muito competitiva na sua categoria em todos os campeonatos em que tem participado, desde a Britcar inglesa, ao Campeonato Europeu de GT4 e ao Campeonato de Espanha de GT. A equipa da Covilhã utilizou-o em Espanha e no Campeonato de Portugal de Resistência, onde, com António Barros ao volante, chegou a vencer corridas à geral.
Depois dos sucessos obtidos com António Barros esta época no Campeonato de Portugal de Resistência, a Rodrive Competições conta alinhar com o seu Ginetta G50 no Campeonato de Portugal de GT e Sport-Protótipos em 2010. "Tendo constatando da competitividade e fiabilidade do carro inglês (em 2009), temos de facto intenções de participar no campeonato (de GT / SP) em 2010", explicou Carlos Rodrigues, o chefe de equipa da Rodrive Competições. Contudo, Rodrigues apela a um regulamento que não ignore as viaturas da categoria GT4, cujos custos de participação são muito mais interessantes para os pilotos e de acordo com as possibilidades do automobilismo nacional. "Gostaria de poder ver um regulamento técnico e desportivo mais apelativo para as viaturas de GT4, que não deixando de serem GT, conseguem 'performances' interessantes a custos muito mais apelativos nos tempos que correm. Fazer uma época com um Ginetta G50 GT4 não tem absolutamente nada a ver com os custos de correr com um GT3, seja ele qual for." A participação da equipa covilhanense na nova competição da promover pela Full Eventos não deverá ficar-se por aqui, pois "pode também surgir a participação da Rodrive gerindo e assistindo outras viaturas, para além do Ginetta."
África Race uma grande surpresa
Poucos mas bons organização exemplar, é o que se pode dizer do África Race, o Dakar de 2010.O Africa Eco Race, a grande maratona africana de todo o terreno, arrancou de Portimão, com a realização do Shakedown que atraiu aos terrenos anexos à Marina de Portimão, milhares de espectadores. Elisabete Jacinto foi, a par de Jean Louis Schlesser, o piloto mais solicitado pelos muitos adeptos que se deslocaram até ao parque que recebeu a caravana do rali.No primeiro grande dia com um sector selectivo de 145 Km, nos carros o mais rápido foi François Lethier em Buggy Sclesser que se superiorizou a Jerome Pelichet em Bowler Wildcat. Nos camiões, Elisabete Jacinto no MAN TGS superou o Scania da equipa hungara liderada por Miklos Kovacs, com quem manteve animado duelo ao longo de todo o sector selectivo.
Auto: 1º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser), 2º Pelichet/Decre (Bowler Wildcat)
Camiões: 1ºElisabete/Velhinho/Cochinho (MAN) 2º Kovacs/Czegledi/Toth (Scania)
Camiões: 1ºElisabete/Velhinho/Cochinho (MAN) 2º Kovacs/Czegledi/Toth (Scania)
Disputadas que estão as primeiras etapas do Africa Eco Race, Elisabete Jacinto ocupa o 2º lugar da categoria de camiões Nos Camiões, Elisabete Jacinto teve mais um problema, desta vez foi o motor do MAN que se calou já perto do final do sector selectivo passando depois a trabalhar apenas no modo de segurança, mantendo a segunda posição da geral.Nos camiões Miklos Kovacs num Scania é o lider, ao passo que nos automóveis Jean Louis Schlesser na liderança com o seu buggy.
Geral
Auto: 1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser)
Camiões: 1ºKovacs/Czegledi/Toth (Scania), 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN)
Auto: 1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser)
Camiões: 1ºKovacs/Czegledi/Toth (Scania), 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN)
Estranho seria se Schlesser não liderasse. Com tão poucos adversários, Schlesser, se nada de muito especial se passar, deve chegar a nova vitória no Africa Eco Race.A caravana deixa Mrhimina em direcção a Agadir onde terá lugar, no Domingo, a etapa de repouso. Antes disso os concorrentes terão pela frente um sector selectivo de 300 kms.
Classificações:
Etapa
Auto: 1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser) .
Camiões: 1ºKovacs/Czegledi/Toth (Scania), 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN).
Geral
Auto: 1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser),
Camiões: 1ºKovacs/Czegledi/Toth (Scania), 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN).
Etapa
Auto: 1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser) .
Camiões: 1ºKovacs/Czegledi/Toth (Scania), 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN).
Geral
Auto: 1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser),
Camiões: 1ºKovacs/Czegledi/Toth (Scania), 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN).
Depois do descanso a caravana sai de Agadir rumo a Greid Lareich, no sul de Marrocos, país que com esta etapa se despede do Africa Eco Race, com 304 quilómetros de sector selectivo, disputados ao cronómetro.O René Metge está de parabéns, porque preparou umas especiais magníficas ao analisar por estas 5 primeiras, mas ainda falta muito até percorrer as pistas do Lac Rose e atingir Dakar.Depois do dia de descanso em Agadir, Elisabete Jacinto regressou hoje aos triunfos no Africa Eco Race. Aos comandos do MAN TGS a piloto do Team Oleoban Man Portugal, foi a mais rápida entre os camiões na 5ª etapa, hoje disputada entre Agadir e Greid Lareich a derradeira etapa em solo marroquino. No duelo que trava com o hungaro Miklos Kovacs, a vantagem sorriu desta fez à única representante lusa na prova
Etapa
Auto: 1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser)
Camiões: 1ºElisabete/Velhinho/Cochinho (MAN), 2º Kovacs/Czegledi/Toth (Scania)
Geral
Auto: 1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 18h07m07s; 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser), a 7m44s
Camiões: 1ºKovacs/Czegledi/Toth (Scania) 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN).
Auto: 1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser)
Camiões: 1ºElisabete/Velhinho/Cochinho (MAN), 2º Kovacs/Czegledi/Toth (Scania)
Geral
Auto: 1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 18h07m07s; 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser), a 7m44s
Camiões: 1ºKovacs/Czegledi/Toth (Scania) 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN).
Salvador Cabral / BandarraFm
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