quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Rotações 06 Janeiro 2009

Reviravolta nos ralis

O Rali Torrié está marcado para 5 e 6 de Março.O clube liderado por Fernando Batista tem em cima da mesa a possibilidade de realizar o Rali Torrié em piso de asfalto, sendo esta uma situação que desequilibraria a relação terra / asfalto do campeonato, mas atrairia muitos pilotos espanhóis a exemplo do que acontecia no passado com o Rali Sopete / Póvoa do Varzim. Entre os diversos esquemas de rali possíveis, há meia dúzia deles em que a escolha recai sobre pisos de asfalto, utilizando troços na zona de Vieira do Minho / Povoa do Lanhoso. Tratam-se de estradas que nunca foram usadas em ralis, pelo que a acontecer seria um rali novo para toda a gente.Campeonato Open de Ralis, o clube albicastrense decidiu apostar num verdadeiro “upgrade” de qualidade, deslocando a prova para uma outra zona da beira-baixa, que desde o lançamento da ideia, a acolheu de braços abertos.

A procura de classificativas mais interessantes para os concorrentes, com desenho e competitividade exemplares, levou a Escuderia Castelo Branco a rumar a terras de Oleiros e Proença-a-Nova, para avaliar a disponibilidade de estradas, algumas delas outrora utilizadas em terra, nos ralis dos anos 70 e 80, que o “progresso asfaltou” entretanto, mantendo no entanto grande parte do traçado original, que lhe empresta o interesse procurado pelos participantes.Escuderia Castelo Branco pode ainda adiantar que o Rali Rota do Medronho terá uma etapa única dividida em duas secções, cada uma delas constituída por uma dupla ronda por duas classificativas distintas, com uma quilometragem suficiente para poderem ser consideradas como verdadeiras provas especiais…

Mundial de ralis próxima geração

Esta será a ultima temporada, que será disputada com os World Rally Cars de dois litros. Depois do reinado que começou em 1997 quando os World Rally Cars substituiram o Grupo A, a próxima geração está ao ataque e assumira funções em 2011. As mudanças têm sido propostas pela FIA, que prepara uma nova era no Campeonato Mundial de Rally, com novas regras para reduzir custos e aumentar a competitividade. Os novos World Rally Cars podem ser usados a partir de 2011, com quatro rodas motrizes, mas terá menor manutenção e mais baixo custo, e será a primeira a incluir o conceito de Global Motor da FIA. Projectado para aumentar a competitividade entre os pilotos e equipes, a nova regulamentação vai revolucionar o desporto. O próximo World Rally Cars será baseado no regulamento em curso do Super 2000, mas o motor de 2 litros de S2000 será substituído por um 1.6 turbo de injecção. A partir de 2011 todas as novas aprovações de carros Super 2000 levará motor 1,6 turbo alimentado. Este é o mecanismo de regulamentação global desenvolvido pela FIA, que pode ser implementado em várias frentes, começando com a WRC e WTCC em 2011. O chassi do veículo, será menor do que no World Rally Cars, que deverá levar os construtores a utilizar "os modelos pequenos da família", como o Ford Fiesta para a nova categoria. A FIA e os fabricantes preferem-nos porque são mais respeitadores do ambiente e são bem recebidos pelos consumidores.

A FIA tem trabalhado ao longo do tempo para garantir que estes carros possam também satisfazer os mais elevados padrões de segurança. Jacques Berger, presidente da Comissão Técnica da FIA, tem garantido a manutenção dos principais elementos de segurança do veículo, tais como um chassi de aço reforçado. Berger explica: "A nova geração de carros como o Ford Fiesta e o novo Citroën DS são semelhante aos carros actuais. Todo mundo vai usar a nova especificação de carros a partir de 2011 e não permitirá que a remoção de peças de aço da estrutura. Então, todos os reforços do pilar B todo o aço - deve ser mantida. " A única excepção é que o NCAP rolbares do lado das portas dos carros de produção - devem ser removidos para a instalação de absorção de energia no carro do lado do impacto projectado no rally. Andy Mellor, gerente técnico do Instituto da FIA vem trabalhando para otimizar a segurança em impactos laterais do Campeonato Mundial de Carros e descobriu que o isolamento é a solução ideal, devido à sua leveza e suas propriedades de absorção de energia. Isto refere-se a taxa em que níveis elevados de energia é absorvida.O inquérito do Instituto da FIA também mostrou que as janelas laterais de plástico deve ser definida para ser uma lacuna entre a porta e os assentos podem ser preenchidos com material mais absorvente.

Os assentos construídos de acordo com as normas de segurança mais recentes será obrigatório para os fabricantes de equipamentos em 2010 e para todos Mundo Rally Cars em 2011. Na actual World Rally Cars deve ter um mínimo de 200 milímetros entre a porta e a borda externa do banco que permite a colocação de material absorvente equivalente a cerca de 60 litros. De acordo com Andy Mellor: "A chave é a gestão de energia e isolamento. Os actuais sistemas funcionam bem e o kit WRC 2009 é muito seguro. Incorporando o pacote na Super 2000 é algo de uma medida adicional de segurança ao invés de uma necessidade para o teste. " Tendo estabelecido isso, a equipe do instituto de investigação centra-se na FIA para optimizar protecção em caso de capotamento. A primeira tarefa foi investigar a estrutura da segurança barras utilizando um programa de modelagem computacional. Os resultados desta investigação foram anunciadas na reunião do grupo de pesquisa, presidido pelo Professor Watkins, após o que passou para a segunda fase, em que sete estruturas caixas Subaru Impreza efectuaram o teste de dinâmica física e deformação. As medidas de teste de precedência para reduzir as chances de um colapso do tesadilho. As especificações de segurança para 2011 serão concluídas nas instalações da FIA de protecção de impacto e capotamento com dois Super 2000 teste serão realizados. Espera-se que este trabalho seja concluído no início de 2010.

Camacho abandonou

O bicampeão madeirense de ralis, Alexandre Camacho, não correrá, pelo menos a tempo inteiro no Campeonato de Ralis Coral.Depois de ter conquistado o ceptro por duas vezes, Camacho adiantou que para 2010 “…não há projecto, não há ralis. O carro está à venda, por isso paro…”, colocando um ponto final na procura de potenciais apoios. O que ainda não está completamente colocado de parte é a participação no Rali Vinho Madeira, afirmando que “…óbvio que gostaria, mas por agora não esta nada pensado…”, sendo que para tal se concretizar, são necessários os tão preciosos patrocinadores. Dos dois títulos que venceu, Alexandre Camacho guardará “…boas memórias porque os nossos objectivos foram sempre atingidos com muito esforço e dedicação de toda a equipa da Olca Team, que tudo fez para que nós tivéssemos tudo para ganhar…”. Esperemos que a ausência seja breve e que o voltemos a ver fazer aquilo que faz de melhor: conduzir.

Elisabete voa baixinho

6ª etapa do Africa Eco Race 2010 Elisabete Jacinto mais rápida que Schlesser a Piloto portuguesa foi 2ª classificada.Depois da vitória de ontEm, Elisabete Jacinto conquistou hoje o 2º lugar na etapa que levou o Africa Eco Race de Marrocos para a Mauritânea. Aos comandos do MAN TGS, a piloto do Team Oleoban Man Portugal continua a travar com o hungaro Miklos Kovacs um duelo emocionante. Na 6ª etapa, hoje disputada entre Greid Lareich e Boulanouar, gastou apenas mais 2m48s que o piloto do Scania, tendo percorrido os 183 quilómetros de sector selectivo em 1h59m11s, a uma média superir a 90 km/h, o que lhe permitiu ser apenas superada por dois dos carros em prova e sido ainda mais rápida que os dois Buggys da equipa de Jean Louis Schlesser.A 7ª etapa Boulanouar a Tabrenkout serão 436 quilómetros dos quais 398 disputados ao cronómetro.

Classificações:
Etapa

Auto: 1º Loomans/Driesmans (Nissan), 2º Pelichet/Decre (Bowler Wildcat)
Camiões: 1º Kovacs/Czegledi/Toth (Scania), 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN)
Geral
Auto: 1º Schlesser/Debron (Buggy Schlesser), 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser)
Camiões: 1º Kovacs/Czegledi/Toth (Scania), 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN)

Salvador Cabral / BandarraFm

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