segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Rotações 25 janeiro 2010

Hirvonen mostrou o valor do S2000

Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen venceram o lendário Rali de Monte Carlo no novo M-Sport Ford Fiesta carro de rally S2000 depois de liderar do começo ao fim a sua estreia competitiva e que a Bandarra fm acompanhou. A Ford FIA World Rally Championship condutores e equipe dominaram as traiçoeiras condições do inverno nas montanhas do sul da França para terminar no famoso Turini porto de Mônaco com temperaturas a rondar os 17º negativos.A perícia dos finlandeses, vice-campeão no Campeonato do Mundo de 2009, provou ser inestimável ao volante dum Fiesta S2000 novo e excitante. O rali também lhes forneceu um ideal warm-up para a temporada de WRC, que começa na Suécia, no próximo mês.
O Rali de Monte Carlo foi a rodada de abertura do Intercontinental Rally Challenge (IRC), para a M-Sport, e deixou encantado o patrão Malcolm Wilson que observou a cobertura televisiva ao vivo dos quilómetros finais e a forma como com segurança Hirvonen guiou o Fiesta S2000 à vitória. A neve e o gelo cobriam os caminhos de montanha e os níveis de aderência constantemente alterados em condições escorregadias. No entanto, os pneus Pirelli foram próprios para o clima e para Hirvonen não fazer um único erro durante os 15 troços de velocidade."O Rali de Monte Carlo é uma das manifestações mais importantes do mundo e é uma grande emoção ganhar aqui", disse Hirvonen este jovem de 29 anos. "Foi um evento longo, duro e as condições de um desafio ainda mais difícil. Este carro é novo para a concorrência, mas tudo funcionou perfeitamente a partir do primeiro quilómetro. Esta é uma homenagem a toda a equipe, e particularmente as pessoas que colocam em tanto esforço durante as últimas duas semanas. "Para iniciar a temporada com uma vitória é um grande aumento da confiança. Gosto do sentimento de vitória e quero continuar assim, quando o WRC começa no próximo mês, na Suécia", acrescentou Hirvonen.

Mikko dirigiu exactamente no ritmo que ele necessitava para ganhar o que será crucial para o desenvolvimento futuro do Fiesta.Está visto que temos S2000 para ombrear com Peugeot e Skoda. É a marca checa que sai melhor desta prova, pelo menos das que estão interessadas no IRC. Dois carros no pódio, Juho Hanninen ainda tentou dar luta, mas percebeu que não conseguia até por algumas escolhas de pneus e set-ups menos felizes. Nicolas Vouilloz teve uma estreia positiva com o Skoda, mas apenas conseguiu brilhar pontualmente, apesar de um resultado positivo não impressionou. Stephane Sarrazin andou há deriva, e só pontualmente mostrou o que vale, pelo que o 4º lugar é o resultado dessa inconsistência. Jan Kopecky teve dois furos que lhe arrumaram as aspirações na 1ª etapa, acordou na etapa seguinte e foi um dos homens em destaque na 3ª etapa. A opção de pneus com pregos para a derradeira noite, acabou por se revelar acertada, mesmo que inicialmente levantasse duvidas. Guy Wilks bem pode queixar-se da primeira ronda nocturna para o seu 6º lugar. Demasiado relaxado na primeira passagem por "Lantosque-Luceram", acabou por perder dois lugares que não conseguiu recuperar na segunda ronda.

Uma demonstração extraordinária de Bruno Magalhães e Carlos Magalhães na recta final do Rallye de Monte Carlo, marcada pelas passagens no infernal Col du Turini, permitiu à equipa portuguesa Peugeot Total a proeza de estrear-se com um 7º lugar e arrecadar os primeiros pontos, no arranque da época 2010 do IRC (Intercontinental Rallye Challenge). Foi a melhor classificação de um piloto português neste rali, nas últimas décadas.Na 8ª posição à entrada para a penúltima especial, os pilotos da Peugeot Portugal subiram então ao 7º posto, com o abandono de Sébastien Ogier, o vencedor da edição de 2009. Magalhães concluiu então o seu primeiro Monte Carlo com um 6º crono na última especial e o 7º lugar consolidado à geral, sendo ainda o 2º melhor Peugeot atrás de Sarrazin.Bruno Magalhães: “Cumpri um sonho de criança ao vir correr a Monte Carlo! À partida interessava-nos ficar no ‘top 10’, pelo que estou muito feliz com este 7º lugar e sinto que os objectivos foram totalmente cumpridos. Se tivéssemos um pouco mais de experiência num rali tão difícil em termos de afinações e com tanta variedade na escolha de pneus, teríamos ido ainda mais longe.”

Kris Princen manteve a vantagem nas duas rodas motrizes e venceu aos comandos do seu Clio R3, tendo-se superiorizado a Pierre Campana em viatura idêntica. Nota de interesse para o facto dos melhores duas rodas motrizes se terem superiorizado, num rali com pisos tão inconstantes e escorregadios como os de Monte Carlo aos N4 “convencionais”. Olivier Burri, em Subaru Impreza foi o melhor deste lote de pilotos mas teve que se contentar com a 13ª posição da geral, precisamente atrás dos dois melhores 4X2.

Classificação do Rallye de Monte Carlo
1º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Ford Fiesta S2000
2º Juho Hanninen / Mikko Markkula - Skoda Fabia S2000
3º Nicolas Vouilloz / Benjamin Veillas Skoda Fabia S2000
4º Stéphane Sarrazin / Jacques-Julien Renucci - Peugeot 207 S2000
5º Jan Kopecky / Petr Stary – Skoda Fabia S2000
6º Guy Wilks /Philip Pug - Skoda Fabia S2000
7º Bruno Magalhães / Carlos Magalhães - Peugeot 207 S2000
8º Jean-Sébastien Vigion / Stephane Prevot – Peugeot 207 S2000
9º Jaroslav Orsak / Karel Vajik – Skoda Fabia S2000
10º Andrej Jereb / Miran Kacin – Peugeot 207 S2000

IRC Pilotos
1 Mikko HIRVONEN 10
2 Juho HANNINEN 8
3 Nicolas VOUILLOZ 6
4 Stéphane SARRAZIN 5
5 Jan KOPECKÝ 4
6 Guy WILKS 3
7 Bruno MAGALHAES 2
8 Jean-Sébastien VIGION 1

IRC Marcas
1 ŠKODA 14
2 M-SPORT 10
3 PEUGEOT 9
4 SUBARU 5
5 RALLIART 1

IRC 2WD CUP Pilotos
1 Kris PRINCEN 10
2 Pierre CAMPANA 8
3 Thomas BARRAL 6
4 Simone CAMPEDELLI 5
5 Jean-Michel RAOUX 4
6 Arnaud MONNET 3
7 Christophe FONTAINE 2
8 Tom CAVE 1

IRC 2WD CUP Marcas
1 M-SPORT 13
2 PEUGEOT 10
3 ŠKODA 6

Salvador Cabral / BandarraFm

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