terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Bill Gates diz que Silvio Berlusconi é «mesquinho»

Bill Gates considera que Silvio Berlusconi é «mesquinho», uma vez que não se preocupa minimamente em ajudar os países pobres. «Caro Silvio, lamento tornar-lhe as coisas difíceis, mas você está a ignorar as pessoas pobres do mundo», afirmou o fundador da Microsoft. A Itália é «exclusivamente mesquinha entre os doadores europeus», anuncia um relatório da Fundação Gates, publicado no site Huffington Post. O documento aponta uma doação de apenas 0,11% do PIB daquele país em 2009.

«Pessoas ricas gastam muito mais dinheiro nos seus próprios problemas, como a calvície, do que no combate à malária», acusou Gates, numa entrevista a um diário alemão, referindo-se aos implantes de cabelo realizados pelo primeiro-ministro italiano, fotografados recentemente por jornalistas e publicados de imediato na imprensa daquele país. Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo, anunciou recentemente que quer providenciar um local seguro para os pobres depositarem o seu dinheiro e alocou 250 milhões de euros através da Fundação Bill & Melinda Gates neste projecto de âmbito global.

O objectivo é possibilitar aos cidadãos de todo o mundo que não têm acesso aos serviços bancários o depósito das suas poupanças através das agências de correio, postos de lotaria ou contas de telemóvel, segundo a agência de informação financeira Bloomberg. «Olhámos para quais são as necessidades financeiras das famílias pobres», revelou Bob Christen, que lidera a unidade financeira da Fundação Gates, que conta com 20 colaboradores, acrescentando que «havia uma tremenda procura pelos serviços de depósitos, por locais seguros para guardar o dinheiro».

Diário Digital

Sem comentários: