quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Rotações 03 Fevereiro 2010

Barbosa em grande

João Barbosa venceu as 24 Horas de Daytona de 2010, tornando-se no primeiro piloto português a vencer uma das clássicas mundiais de resistência. O portuense – que dividiu o Riley Porsche da Action Express Racing com Mike Rockenfeller, Ryan Dalziel e Terry Borcheller – esteve em grande nível ao longo de toda a prova, tendo no final da corrida resistido aos ataques de Scott Pruett – ao volante de um carro da Ganassi – que ao longo das últimas horas tentou de todas as formas recuperar a desvantagem para o português. No entanto, Barbosa com um ritmo extremamente rápido e consistente, manteve-se o seu perseguidor, alcançando uma vitória brilhante. Apesar de João Barbosa estar integrado numa nova equipa, que estreava um novo motor Porsche, o protótipo da Action Express Racing não ofereceu grandes contrariedades aos seus pilotos, tendo surgido apenas alguns problemas de embraiagem e de acelerador, que foram sendo resolvidos pela equipa, acabando o carro do português por se superiorizar a Papis/Pruett/Rojas/Wilson, que terminaram no segundo posto, e a Bouchut/Hunter-Reay/Luhr/Tucker/Westbrook, que terminaram no degrau mais baixo do pódio. Pedro Lamy teve uma prova bastante conturbada, não evitando um embate no muro da saída das boxes, tendo os inúmeros problemas do seu carro o atirado para o sexto posto final, a quarenta e quatro voltas do vencedor. “Não foi uma corrida nada fácil. Estávamos bastante optimistas quanto à possibilidade de poder lutar pela vitória, mas, infelizmente, não conseguimos cumprir o nosso objectivo. Tivemos vários contratempos ao longo das 24 horas, desde problemas na caixa de velocidades, eléctricos, um toque, entre outros, que nos arredaram das primeiras posições. Depois das expectativas que tínhamos, fiquei bastante desiludido com o resultado final”, afirmou o piloto português.

Mais uma na neve

Agusti Albareda (Lancia Delta) e Lluís Bigordà (VW Golf) ganharam as duas classes na 3ª prova de de Grandvalira Series G. 2010. Albareda ganhou claramente este evento, mas Ferran Naudi (Peugeot 307) foi segundo, ainda líder na categoria rainha, G Series (4WD). A segunda posição no Vinyes Joan G. Series 2 (2WD) foi suficiente para o campeão ficar colocado em líder da categoria, uma posição da qual desalojado por 1 ponto para Ramon Plaus (Peugeot 205), terceiro classificado. Uma tempestade de neve, permaneceu constante durante todo o desenvolvimento desta prova da Série G Grandvalira 2010, com temperaturas à noite que chegaram a 8 graus negativos. A pista em muito bom estado, mas muito mais lento do que nas anteriores duas provas se verificarmos face aos 58 pilotos presentes no evento em Andorra, que tem marcado a corrida do Equador Série Grandvalira G. 2010. Parecia que esta falta de aderência podia favorecer os veículos com menos potência, mas uma aderência deficiente tem afectado quase que igualmente o Protos de automóveis de passageiros, trancado em uma batalha que parece ser duradoura, até ao último teste.

Luta incansável na Série 1 e 2 In G. Series (4WD) e Série 1, Ferran Naudi (Peugeot 307) tem marcando o melhor tempo à frente de Agustí acumulado Albareda (Lancia Delta) e David Arroyo (Peugeot 207), com Gerard House (Citroën C2), quarto, e Oriol Ribalta (Peugeot 207), quinto. As posições são trocadas na segunda série, à frente de Naudi Albareda e De la Casa Arroyo enquanto Ribalta sofreu um pequeno toque que ele levantou, sendo quinta Isidre Empréstimo (Polaris Proto). Scoore Albareda marcou o melhor na acumulação de ambas as séries à frente de Naudi, assim o piloto conseguiu passar por fora um pouco o Lancia e foi essa a diferença na classificação teve seu rival da corrida anterior. O terceiro lugar foi Arroyo, mais uma vez rapidamente, e na sala de casa. A Mitsubishi não esteve desta vez mais perto da liderança, sendo o melhor Valdes Egoi Eder, 8. In G. Series 2 (2WD), e Joan Lluís Bigordà Vinyes, ambos com o VW Golf, recebendo o melhor registo nas duas séries, com Vinyes no primeiro e no segundo a irmã do autor, Amalia.No conjunto das duas marcas, um muito eficaz Lluís Bigordà foi melhor desta vez à frente de Joan Vinyes, Plaus Ramon (Peugeot 205) e Amália Vinyes.
No final, algumas surpresas, pois os dois grandes favoritos da série G. Grandvalira 2010, Ferran e Albareda Agusti Naudi, correu em mangas diferentes, ganhando tanto uma maneira muito clara à frente de Gerard de la Casa, e David Arroyo, respectivamente. Terceiros foram Joel Fontes (Polaris Proto) e Oriol Ribalta. In G. Série 2, Joan Vinyes poderia ganhar a manga com Mayoralas Cristian (VW Golf), em um impressionante segundo lugar e Claudia Leite Ribeiro (VW Golf), em terceiro lugar, ao ganhar um Bigordà e Josep Lluís Maria Ramon Plaus Ahmedabad (VW Golf ). Nas outras duas finais, que fornecem menos pontos, os vencedores foram Alex Empréstimo e Carles Porte, curiosamente com o mesmo carro, um Mini Cooper, como um veículo para compartilhar as características que distinguem Grandvalira G. Series. Agusti Albareda, além de ganhar uma terceira corrida, definiu o tempo de volta mais rápida e, portanto, foi premiado com o Troféu BPA, em The Game segundo ele teve com Ferran G. Naudi nestas séries. Naudi (130), de la Casa (121) e Arroyo (119) são os três principais global em 4WD enquanto Vinyes (143), Palus (142) e Ribeiro (125) estão no 2RM.Este ritmo acelerado de início, a série G 2010 Grandvalira continuar seu caminho no próximo sábado, 6 de Fevereiro, com a quarta e penúltima prova uma corrida que pode começar a definir as posições de liderança em diversas categorias.

«Top5» divulgado pela Euro NCAP

O Euro NCAP (European New Car Assessement Programe) revelou o top5 dos automóveis mais seguros de 2009, baseando-se no seu esquema de avaliação de cinco estrelas que analisa a segurança dos ocupantes adultos, das crianças, dos peões e dos dispositivos de segurança do automóvel. Entre os trinta veículos testados pela instituição, o Volkswagen (VW) Golf VI foi considerado o mais seguro: 97% seguro para os ocupantes adultos, 84% seguro para os ocupantes crianças, 61% para os peões e 71% no que toca aos dispositivos de segurança do próprio automóvel. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, o Euro NCAP elegeu o Honda Insight Hybrid e o Toyota Prius. O Hyundai i20 foi, por sua vez, avaliado como o quarto mais seguro automóvel de 2009 e no quinto, e último lugar, com igual pontuação situaram-se o Toyota Avensis, Volvo XC60 e Opel/Vauxhall Astra. Segundo Michiel Van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP anunciou, «Esta é a primeira vez que calculamos resultados que demonstram a globalidade das performances de segurança. Apesar de cada um destes modelos se destacar mais numa das diferentes áreas de segurança, o facto de constituírem o top5 revela que estão entre o top dos automóveis mais seguros do ano». Para a obtenção destes resultados, cada modelo foi posto à prova em diversas condições, como quatro acidentes, um teste que analisa a constituição do veículo e uma rigorosa inspecção levada a cabo por um profissional que avaliou a performance de todos os veículos e seus dispositivos de segurança. Os piores resultados do teste foram atingidos pelo Suzuki Alto e pelo Toyota Urban Cruiser, tendo ambos apenas angariado três estrelas.

Salvador Cabral / BandarraFm

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