A Federação Portuguesa de Automobilismo organiza em 2010 uma manifestação desportiva denominada Troféu de Iniciação de Autocross (TIAx), a qual se regerá pelo Código Desportivo Internacional e seus Anexos, pelas Prescrições Gerais aplicáveis às Provas de Automobilismo e Karting, pelas Prescrições Específicas de Autocross 2010 (PEAx).O regulamento nacional de OffRoad (Autocross e Rallycross) para 2010 abre a porta para que os jovens entre os 13 e os 15 anos possam iniciar-se na competição. Foi criada para o efeito uma Taça de Iniciação em cada uma das disciplinas, reservada a veículos até 1.300cc a incluir da Divisão 8. Com isto, os mais jovens passam a ter uma alternativa em termos de desporto automóvel com viaturas de uso corrente.As competições que contam para o Troféu de Iniciação de Autocross 2010 são as mesmas que contam para o Campeonato de Portugal de Autocross e são as seguintes:
27.28Fevereiro AUTOCROSS DAS AMENDOEIRAS EM FLOR
20.21Março AUTOCROSS DE MURÇA 1
15.16Maio AUTOCROSS VILA DE MAÇÃO 1
26.27 Junho AUTOCROSS (A INDICAR)
04.05Setembro AUTOCROSS VILA DE MAÇÃO 2
30.31Outubro AUTOCROSS DE MURÇA 2
20.21Março AUTOCROSS DE MURÇA 1
15.16Maio AUTOCROSS VILA DE MAÇÃO 1
26.27 Junho AUTOCROSS (A INDICAR)
04.05Setembro AUTOCROSS VILA DE MAÇÃO 2
30.31Outubro AUTOCROSS DE MURÇA 2
O Troféu de Iniciação de Autocross só terá efectividade desde que se realizem, no mínimo, quatro das provas.As competições que contam para o Troféu de Iniciação de Ralicross 2010 são as mesmas que contam para o Campeonato de Portugal de Ralicross e são as seguintes:
17.18 Abril 50º RALICROSS DE LOUSADA
05.06Junho RALICROSS DE MONTALEGRE 1
24.25Julho 28º RALICROSS ROTA DA LUZ / S. VOUGA
18.19Setembro 29º RALICROSS ROTA DA LUZ / S. VOUGA
09.10Outubro RALICROSS MONTALEGRE 2
13.14Novembro 51º RALICROSS LOUSADA
05.06Junho RALICROSS DE MONTALEGRE 1
24.25Julho 28º RALICROSS ROTA DA LUZ / S. VOUGA
18.19Setembro 29º RALICROSS ROTA DA LUZ / S. VOUGA
09.10Outubro RALICROSS MONTALEGRE 2
13.14Novembro 51º RALICROSS LOUSADA
O Troféu de Iniciação de Ralicross só terá efectividade desde que se realizem, no mínimo, quatro das provas.Um novo aliciante para as provas que se espera, venha motivar o publico exigente en termos desportivos, uma nova forma de apoiar estes jovens futuros pilotos e da valorização dos respectivos campeonatos que se encontravam sem motivos de interesse.Para quem acompanha a modalidade sabe, basta lembrarmo-nos, que grande parte dos bons pilotos nacionais passaram inicialmente no Autocross.O AUTOCROSS DAS AMENDOEIRAS EM FLOR é sem sombra de duvida uma das provas rainhas que além de iniciar o campeonato, já e emblemática na aparição de novos valores e onde todos querem vencer para definirem posições.A pista encontra-se em obras para a prova do Europeu que promete face as novas viaturas que estão para disputar esta campeonato, com uma grelha de partida em alcatrão que se o tempo ajudar poderá ainda ser testada na prova de Fevereiro.A Prova desenrola-se no sentido contrário dos ponteiros do relógio em conformidade com a homologação FIA e, como sempre, desenrola-se na tarde de sábado TREINOS CRONOMETRADOS (duas sessões) 15H30 e domingo WARM-UP e corridas 09H00 Finais às 15 Horas.
Esta prova será pontuável para os:
Campeonato de Portugal de Autocross
Campeonato de Portugal de OffRoad
Campeonato de Portugal de Crosscar
Taça Portugal de Autocross
Troféu Iniciação de OffRoad
Campeonato de Portugal de Autocross
Campeonato de Portugal de OffRoad
Campeonato de Portugal de Crosscar
Taça Portugal de Autocross
Troféu Iniciação de OffRoad
O Popcros não será efectuado em Fevereiro devido a criação da nova divisão dos jovens que se espera concorrida.As inscrições estão abertas e o clube solícita a todos os interessados para viabilizarem a inscrição com a brevidade possível e não deixarem as coisas para a ultima hora, o que inviabiliza uma divulgação excelente como se pretende de todos os participantes em termos de imprensa nacional e regional.Os amantes do desporto automóvel tem em Foz Côa a possibilidade para alem de presenciarem esta magnífica modalidade desportiva poderem ainda contar com a beleza das amendoeiras em flor na região Fozcôense na sua deslocação, para alem de ainda poderem visitar as figuras rupestres do Vale do Côa num fim de semana inigualável para todos os que estiverem presentes.
Ruben Faria quer ser o seguidor de Despres
O vencedor do último “Dakar”, Cyril Despres, esteve em Lisboa e referiu ser sua vontade de manter Ruben Faria como companheiro de equipa. Um projecto para a temporada de 2010 e ponto alto na próxima edição da grande maratona do TT internacional.Embora ainda em fase de definição de alguns aspectos essenciais – nomeadamente quanto ao material a utilizar na nova temporada – Cyril Despres considera um ponto assente: "Quero continuar a ter o Ruben na minha equipa, não só no Dakar mas ao longo de todo o ano." O francês ficou muito satisfeito com o desempenho de Ruben Faria na maratona, afirmando ter encontrado "não apenas um piloto rápido mas também uma excelente pessoa, e isso é mais importante do que ter apenas um piloto rápido. O Ruben foi uma peça fundamental no resultado."Na conferência de imprensa promovida pelo "Team Red Bull", Ruben Faria também declarou interesse na continuidade do projecto, sem qualquer incómodo por ser o segundo piloto da equipa. "O que mais gosto de fazer na vida é andar de moto, e, neste momento isso está a acontecer, ao lado de um grande piloto e com uma grande equipa. Aprendi bastante neste Dakar e é isso que quero continuar a fazer," disse o algarvio.Ruben Faria foi ainda mais preciso quanto às suas intenções. "Quero aprender para no futuro poder aspirar a vencer uma prova como o Dakar, mas tenho de seguir a ordem natural do processo de aprendizagem, como o Cyril fez anteriormente," concluiu o piloto de Olhão. Aos 35 anos de idade Ruben está pronto para novos desafios, ele que possui recheado palmarés, com destaque para oito títulos de campeão nacional (repartidos pelo Todo-Terreno, Enduro, Motocross e Supercross) e significativos desempenhos a nível internacional.
Sordo começa ano a vencer
Dani Sordo piloto da Citroën venceu de ponta a ponta o Arctic Lapland Rally 2010 após dominar o evento finlandês no Citroën C4 WRC. Kimi Räikkönen o companheiro de equipa de Sordo, novamente impressionou com uma sequência de segundos melhores tempos após o embate numa arvore no primeiro dia.Esta foi a primeira vez que Räikkönen pilotou o Citroën C4 WRC em condições competitivas, e sem a batida de ontem, teria terminado 6 minutos atrás de Sordo. Jarkko Miettinen completou o pódio e Juha Salo actual vencedor do rally caiu para quarta posição na última especial. Disputando pelo segundo ano consecutivo, agora oficialmente como piloto WRC pilotando um carro WRC, o finlandês Kimi Raikkonen pagou caro pelo erro cometido na segunda especial, quando escutou uma nota errada de seu navegador Kaj Lindstrom,
O co-piloto de Räikkönen, Kaj Lindström comentou após a SS9: "A diferença para Dani é agora de 0.9 segundos por quilômetro"."Nós sabemos de onde vem a diferença, portanto é um alívio. Seria diferente se você tivesse que pensar com você mesmo que está indo rápido demais, mas ainda assim está atrás, isto seria preocupante"."Nós ainda estamos acertando o carro então Kimi não tem ainda 100% de confiança em como o carro se comporta. Isto afecta a forma como vamos para as curvas. Há algumas travagens precoces quando há lugares escuros porque nós não queremos fazer nada estúpido. Estas foram as diferenças que vieram facilmente no tempo. As notas também irão melhorar uma vez que vejamos o quão rápido podemos ir com um carro como este em certos lugares", Linsdtröm acrescentou.
O co-piloto de Räikkönen, Kaj Lindström comentou após a SS9: "A diferença para Dani é agora de 0.9 segundos por quilômetro"."Nós sabemos de onde vem a diferença, portanto é um alívio. Seria diferente se você tivesse que pensar com você mesmo que está indo rápido demais, mas ainda assim está atrás, isto seria preocupante"."Nós ainda estamos acertando o carro então Kimi não tem ainda 100% de confiança em como o carro se comporta. Isto afecta a forma como vamos para as curvas. Há algumas travagens precoces quando há lugares escuros porque nós não queremos fazer nada estúpido. Estas foram as diferenças que vieram facilmente no tempo. As notas também irão melhorar uma vez que vejamos o quão rápido podemos ir com um carro como este em certos lugares", Linsdtröm acrescentou.
Classificação Final:
1. Dani Sordo A18
2. Kosti Katajamäki(M)
3. Jarkko Miettinen(M)
4. Juha Salo(M)
5. Kristian Sohlberg(M)
6. Ari Vihavainen(M)
7. Atte Alanen(M)
8. Tommi Luostarinen(M)
9. Jukka Ketomäki(M)
10. Marko Ipatti(M)
1. Dani Sordo A18
2. Kosti Katajamäki(M)
3. Jarkko Miettinen(M)
4. Juha Salo(M)
5. Kristian Sohlberg(M)
6. Ari Vihavainen(M)
7. Atte Alanen(M)
8. Tommi Luostarinen(M)
9. Jukka Ketomäki(M)
10. Marko Ipatti(M)
Salvador Cabral / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário