segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Rotações 08 Fevereiro 2010

Ford aposta forte no arranque do Mundial

É bem grande o pelotão da Ford na prova de abertura do Mundial WRC e S-WRC na Suécia, nada mais que 13 Focus WRC e 4 Fiesta S2000.A prova de estreia do WRC de 2010 está rodeada de grande expectativa e se entre a Ford e a Citroen nos títulos de pilotos e de marcas é onde tudo se vai decidir, nada se sabe como vai ser na nova categoria S-WRC.Nos WRC a Ford marca uma forte presença com 13 modelos do Focus WRC, desde um carro de 2005 para Jouni Arolainen (65) aos dois carros de 2009 para a equipa oficial da BP Ford Abu Dhabi World Rally com a decoração de 2010.Nos S-WRC são quatro os novos e recém vencedor no Monte Carlo Fiesta S2000 do qual destacamos o piloto português da Madeira, Bernardo de Sousa, que não só se estreia com um novo carro, como alinha com o consagrado co-piloto Nuno Rodrigues da Silva.

Ford Focus inscritos no Rally Suécia (WRC)
3 Mikko Hirvonen-Jarmo Lehtinen (Ford Focus RS WRC 2009
4 Jari-Matti Latvala-Miikka Anttila (Ford Focus RS WRC 2009)
5 Marcus Grönholm-Timo Rautianen (Ford Focus RS WRC 2008)
6 Henning Solberg-Ilka Minor (Ford Focus RS WRC 2008)
12 Matthew Wilson-Martin Scott (Ford Focus RS WRC 2008)
14 Khaalid Al Qassimi-Michael Orr (Ford Focus RS WRC 2008)
61 Jouni Arolainen-Jouko Puhakka (Ford Focus RS WRC 2005)
62 Mattias Therman-Janne Perala (Ford Focus RS WRC 2008)
63 Peter Jr. Van Merksteijn-Eddy Chevaillier (Ford Focus RS WRC 2008)
64 Dennis Kuipers-Frédéric Miclotte (Ford Focus RS WRC 2006)
65 Peter Van Merksteijn-Erwin Mombaerts (Ford Focus RS WRC 2006)
66 René Kuipers-Erwin Berkhof (Ford Focus RS WRC 2006)
68 Frédéric Sauvan-Tba (Ford Focus RS WRC 2007)
Ford Fiesta S2000 inscritos no Rally Suécia (S-WRC)
21 Martin Prokop-Jan Tománek (Ford Fiesta S2000)
26 Bernardo Sousa-Nuno Rodrigues da Silva (Ford Fiesta S2000)
27 Janne Tuohino-Markku Tuohino (Ford Fiesta S2000)
70 Andreas Mikkelsen-Ola Flöene (Ford Fiesta S2000)

COR em grande plano

102 inscritos em Barcelos. De facto, a lista de inscritos deste ano regista mais 20 pilotos que na temporada passada, o que desde logo mostra o interesse que tem por parte dos praticantes da modalidade, o que deixa o clube bracarense satisfeito com o trabalho desenvolvido. Motivos de interesse não vão faltar, numa jornada que pontua para sete competições diferentes, com tantos nomes de prestígio nacional. A curiosidade vai direitinha para a participação de Fernando Peres, um dos melhores pilotos nacionais, pela primeira vez vai disputar uma prova do Campeonato Open de Ralis. De salientar a presença de Manuel Coutinho, o primeiro vencedor de 2010, assim como, as de Ricardo Costa e André Pimenta, este com as cores de Barcelos no seu carro. Luís Mota, João Ruivo, Nuno Pina e Manuel Ferreira, são outras presenças a levar em conta. Não podemos esquecer aos comandos de Citroen Saxo Kit-Car o jovem Ivo Nogueira e Luís Cambão. Nos Clássicos, Frederico Ferreira, Fernando Rodrigues, Paulo Azevedo e o regressado Américo Antunes, estão entre os favoritos. No Regional Norte, a lista é grande, mas Tiago Almeida surge no topo da classificação, logo seguido por Luís Bastos e Luís Mota.

No Campeonato Júnior, é Luis Bastos lidera a classificação, depois do triunfo em Fafe. O Troféu Modelstand, com 16 inscritos é o único que vai cumprir a sua segunda prova. Daniel Ribeiro, Nuno Pina, Pedro Ortigão e Sérgio Arteiro são de levar em conta quer no troféu quer em termos de geral. O Troféu Fastabravo inicia a época com nove nomes inscritos, particular destaque para Óscar Coelho, e Luís Silva. Da velocidade aos ralis, em Barcelos, o Troféu “Fiat em nós e Acelera”, vai ter a sua estreia, para já apenas com quatro interessados. Abertura dos troços em grande no que diz respeito aos carros “zero”, este Rali de Barcelos irá ter o campeão de velocidade 2009 José Pedro Fontes aos comandos do Porsche GT3, vencedor da Taça GT o ano passado, Jorge Rodrigues com o Fiat Abarth 500 do Troféu Europeu, e Pedro Peres, num Mitsubishi Lancer, levando no banco da direita como navegador, o presidente da autarquia barcelense Miguel Costa Gomes. O Rali de Barcelos começa com a disputa das especiais de Carvalhal/Goios (5,13 km), Carvalhas/S. Eulália (9,60 km) e Moure/Adães (5,00 km). Depois de uma passagem pelo Parque de Assistência, tem lugar a primeira passagem pela especial espectáculo Barcelos esta, com 6,40 km. Depois, tem lugar os troços Courel-Cristelo (11.50 km), Vila Cova/Vilar do Monte (6,65 km), este um pouco mais curto, e Panque/Alvito (11.00 km), que cresceu cerca de quatro quilómetros. Por fim, tudo terminará com nova passagem pela especial espectáculo Barcelos, já na noite de sábado pelas 21h00, mas desta vez com os concorrentes a cumprirem o traçado por ordem inversa. Serão percorridos 171,47 quilómetros, com 61,68 dos quais cronometrados.

Marrocos - 2010 Desert Spirit

02 ABRIL 2010 a 11ABRIL 2010 (férias da Páscoa) As Capitais Imperiais, a adrenalina das Montanhas do Atlas, do deserto do Sahàra e a beleza dos Oásis, bem como dos vestígios da presença Portuguesa na Costa Atlântica, são o mote para uma inesquecível Expedição em família a MARROCOS.Organizada pela experiente Equipa – ERICEIRA / PINHEL TT (Campeã doSahàra Aventura 2008 e 2009).A Grande Expedição 4X4- Tem inicio em 26 Março com um encontro do grupo Em Beja.Portugal / Ceuta/ Tetuon - De Beja rumo a Algeciras onde tomaremos o ferry-boat para Ceuta, travessia do estreito e da fronteira, entrada no reino de Marrocos pela maravilhosa costa do Mediterrâneo.Tetuan / Al Hoceima / Fes - Saída em direcção a Al Hoceima, com chegada a Fez pelo fim da tarde. Visita à Medina (a pé) pelas suas labirínticas ruas.
Toda a cidade é considerada Património da Humanidade e percorrê-la significa recuar Séculos.Fez / Azrou/Khenifra/El Kebab/Imilchil/Dades Bolmane - Saída rumo a Azrou (bosque de cedros) continuação pelo Médio Atlas, paragem em zonas com excelentes paisagens, vamos subir a 2700 de altitude, visitar o lago mais alto de Marrocos, descer as escarpas do percurso das rosas.Dades/ Todra/ alnif / Arfoud - Visita ao Oásis de Tinerhir, continuação até às gargantas do rio Todra com pequena visita, de seguida vamos atravessar a pista de montanha para Alnif, começando já a sentir os Palmeirais e a ver as primeiras dunas.Arfoud / Merzouga / Erg Chebbi – Merzuga - Saída bem cedo para as dunas deMerzouga, iniciando assim um grande dia de TT com a volta ao Lago Salgado rodeados das mais altas dunas do Sahara. Ao fim da tarde chegada ao nosso albergue em Merzouga a tempo de assistir na grande duna a um fabuloso pôr-do-sol.
Taouz/ Agoult / tagounit / Mahmid – Saída rumo às pistas, a verdadeira travessia do deserto, onde vamos cruzar as pistas do Dakar, com paisagens deslumbrantes entre algumas aldeias Berberes e rios secos.Mahmid/Lago Irik/ Foum Zguid / Tazenakht / Ouarzazate - Vamos cruzar as dunas de chegaga, passar pelo Oásis Sagrado, nascente de agua no deserto, atravessar o famoso Lago Iriki, percorrer as pistas de variado tipo de terreno, para Foum Zguid, terminado na cidade dos estúdios do cinema, outrora foi um grande entreposto das caravanas de camelos, que transportavam mercadorias vindas do Mali e Sudão para as cidades Imperiais.Ouarzazate /Marrakech - Após breve visita desta linda cidade situada estrategicamente entre o deserto e o Alto Atlas, visita aos famosos estúdios cinematográficos e percorrer os trilhos das Kasbash . Pela tarde descida do Alto Atlas até Marrakech observando a beleza desta fantástica cidade, a 2ª Capital Imperial do séc. XII, fundada por uma dinastia Berbere “os Almoravidas”.Com a sua imponente Praça Djemaa El Fna e a sua Medina merecendo uma visita pormenorizada. Visita ao espectáculo equestre e folclórico nas tendas “Fantasia Chez Ali”.Marrakech /settat / Casablanca/Tetuan– Partida e passagem em Settat, direcção a Casablanca com visita pela cidade, ai apanhar a (auto-estrada)em direcção a Martil, passagem em Chefchouan e Tetuoan. Ceuta / Algeciras / Beja Portugal - embarque em hora a combinar no ferry para Algeciras e regresso a Portugal.

Salvador Cabral / BandarraFm.

Sem comentários: