segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Rotações 22 Fevereiro 2010

Filipe passeou em Macedo
Neste arranque de temporada do Todo-o-Terreno, a dupla campeã nacional não deixou os seus créditos por mãos alheias e impôs-se, com duas passagens quase iguais em termos de tempos, depois de cumpridos os cerca de 15 quilómetros das duas passagens pela Super Especial de Podence.Podemos dizer que assistimos a um autentico passeio de Filipe Campos pelas montanhas em redor de Macedo Cavaleiros, dando a sensação por vezes que quase parava a espera que os outros chegassem por perto, podemos referir que se continuar assim Filipe Campos é Campeão Nacional e até pode arranjar um chaço, para não ficar tão dispendioso o BMW.Na super especial Rui Sousa/Carlos Silva (Izuzu D-Max Proto), ainda foram segundos na primeira passagem, mas um problema de caixa de velocidades, na segunda, obrigou à paragem. Com isto, Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3), são os segundos classificados, na frente de Américo Santos/João Salgueiro (Nissan Navara).Mário Raposo/Pedro Cação (Nissan Navara), e André Amaral/António Albano (Depieres Proto X3), por este ordem, completam a lista dos cinco primeiros.No que diz respeito ao Agrupamento T2, Edgar Condenso/Nuno Condenso (Isuzu D-Max) era lídere, enquanto em T8, esta posição pertence a Américo Santos/João Salgueiro (Nissan Navara).
No Desafio ELF/Mazda, João Pedro Pais/João Rato, tinha vantagem sobre Bruno Oliveira/Bruno Fernandes, e Paulo Pinto/Ricardo Cortiçadas.Filipe aproveitou ainda para dilatar a sua vantagem quando alguns dos seus maiores adversários tiveram problemas."Correu tudo bem num traçado que é do meu agrado e resultou numa vitória. Também foi um bom teste ao carro, numa prestação que foi sempre concentrada, mas não andei a 100 por cento. Vim para cá à procura de uma vitória e o objectivo está cumprido",No final, José Dinis Lucas/Luis Tirano (Mitsubishi Pajero), ficaram com o segundo lugar, depois de uma prova sem grandes contratempos.Miguel Veloso/Filipe Martins (Nissan Navara) ficaram com o terceiro lugar, efectuando uma prova em crescendo e levando para casa o triunfo no Agrupamento T8.Paulo Sousa/Manuel Porém (Mistubishi Pajero, foram quartos, repetindo-se o que aconteceu no ano transacto Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3), teve um princípio de incêndio, um furo e falha de travões e acabaram em nonos.Agrupamento T2, a luta foi intensa, mas a vitória acabou nas mãos de José Camilo Martins/Mário Feio (Mitsubishi Pajero).João Pedro Pais acompanhado de João Rato, conseguiu no Rali TT Serras do Norte a sua terceira vitória no Desafio ELF/Mazda e a primeira na temporada que agora arrancou..João Pedro Pais/João Rato, tiveram em Bruno Oliveira/Bruno Fernandes, os seus maiores adversários.
Classificação:
1º Filipe Campos / Jaime Batista - BMW X3 CC
2º José Dinis Lucas / Luis Tirano - Mitsubishi Pajero DiD
3º Miguel Veloso / Filipe Martins - Nissan Navara
4º Paulo Sousa / Manuel Porem - Mitsubishi Pajero
5º João Pais / João Rato - Mazda BT50
6º José Gameiro / António Saraiva - Nissan Navara
7º José Camilo Martins / Mário Feio - Mitsubishi Pajero
8º Américo Santos / João Salgueiro - Nissan Navara
9º Bernardo Moniz da Maia / Joana S-Mayor - BMW X3 CC
10º Edgar Codenso / Nuno Silva - Isuzu D-Max
Classificação Final:
1º João Pedro Pais/João Rato (Mazda BT 50)
2º Bruno Oliveira/Bruno Fernandes (Mazda BT 50)
3º Henrique Silva/Rui Gomes (Mazda BT 50)
4º Paulo Pinto/Ricardo Cortiçadas(Mazda BT 50)
Classificação do Desafio ELF/Mazda 2010 após esta prova:
1º João Pedro Pais 10 pontos
2º Bruno Oliveira 8 pontos
3º Henrique Silva 6 pontos
4º Paulo Pinto 5 pontos
7º Enduro de Góis
O Góis Moto Clube apresentou o 7º Enduro de Góis, a primeira prova do Campeonato Nacional de Enduro, que se irá realizar na bonita Vila de Góis nos próximos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro.Ao pelotão do nacional junta-se o troféu Husqvarna, num percurso bonito e com muitos locais novos, desenhado pelas montanhas que rodeiam esta Vila.O percurso terá cerca de 52 Kms englobando as 3 especiais cronometradas, 1 Cross Test, 1 Enduro Test e 1 Extreme Test e com dois Controlos Horários (CH). No primeiro dia os pilotos irão percorrer o percurso por duas vezes e no segundo dia será percorrido por 4 vezes pela Elite, 3 vezes pelo Nacional e Classes Verdes 1 e 2, duas vezes pelos Veteranos e Promoção.A Extreme Test (XT), localizada na Raposeira (Vila de Góis), junto ao Restaurante Retiro dos Sabores, com mato (1 Km para Elite, 900 metros Nacional e 700 metros para Verdes), sendo metade artificial e o restante aproveitando o relevo inclinado do terreno. Segue-se a Cross Test (CT - 4,3 Km) na Carvalhinha, um local já conhecido mas com uma especial totalmente nova, desenhada para o efeito, em terreno variado onde se pode encontrar piso duro, barro e alguma pedra, com pequenos saltos. Por último surge a Enduro Test (ET - 4,8Km) na Quinta do Baião, em terreno de relva com pequenos relevos do próprio do terreno. A Zona de Assistência (ZA) será, como habitualmente, na rua junto ao Rio entre a Escola Básica e o Posto da GNR, com o Parque Fechado (PF) no bonito Parque do Cerejal. Todas as inscrições que cheguem após as 24h00 do dia 24 de Fevereiro, serão colocadas nas respectivas classes mas nas últimas posições. Serão aceites inscrições até às 20h00 do dia 26 de Fevereiro, sexta-feira.
Coordenadas:
Extreme Test - Raposeira
40º09’15.56”N * 8º07’06.20”W
Cross Test - Carvalhinha
40º11’09.91”N * 8º06’22.60”W
Enduro Test - Quinta do Baião
40º10’00.90”N * 8º06’55.05”W
ASM testa com chuva
A equipa portuguesa esteve nos testes da Dunlop realizados em Portimão mas teve de alterar o programa previsto por causa da chuva. A ASM foi obrigada a mudar os planos para os testes realizados nos últimos dois dias em Portimão. A chuva que se fez sentir fez com que a formação nacional deixasse as experiências programadas para piso seco na gaveta e optasse por um plano B. Ainda sem algumas inovações técnicas criadas pela Zytek, mas que não chegaram a tempo porque a ACO se atrasou a revelar os regulamentos para 2010, Miguel Pais do Amaral e Olivier Pla comprovaram que: «também à chuva, continuamos entre os mais rápidos do campeonato», disse o piloto/empresário. Para António Simões, responsável pela ASM, o facto da chuva ter alterado o programa dos testes não foi grave porque assim a equipa pôde «permitiu testar várias soluções de pneus para piso molhado que poderão revelar-se importantes ao longo da época, nomeadamente em Le Mans, onde quase sempre chove durante um período da corrida».40 equipas vão estar em Paul Ricard para a sessão de testes oficial. ASM não falta. Peugeot e Audi são os grandes ausentes. A ACO, organizadora das 24 Horas de Le Mans e das Le Mans Series, anunciou a lista de quatro dezenas de equipas que vão estar em Paul Ricard, nos dias oito e nove do próximo mês, para a sessão de testes oficial. A equipa de Miguel Pais do Amaral é uma das presentes. A ASM quer aproveitar esta sessão para introduzir as inovações que a Zytek tem desenvolvido ao longo deste Inverno. A categoria na qual corre a formação nacional é a mais concorrida com 15 carros. Entre os LMP1 vão estar oito carros, com destaque para o Peugeot 908 HDI semi-oficial preparado pela Oreca, e pelo Audi R10 TDI da Kolles. Entre os GT1, a novidade é a presença três Ford GT enquanto na GT2 vão testar os Ferrari e os Porsche habituais bem como um Aston Martin e um BMW M3, este oficial.
Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: