Esta semana vai haver uma decisão final sobre o destino do Dakar 2011. No entanto, apesar da opção de retornar para a África continuar a ser o primeiro acto, o fato é que nos últimos dias seguidos encontros entre os governos argentino e chileno e representantes da Amaury Sport Organization (ASO) para tentar continuar a prova por mais um ano na América do Sul. Ettienne Lavigne, diretor do Dakar, acompanhado por Gregory Muraco, sua relação de confiança na América do sul estiveram em Buenos Aires e Santiago do Chile. Para já o governo argentino decidiu não pagar os quase cinco milhões e meio de euros que apela para a organização Ettienne Lavigne, os chilenos com o seu novo presidente, Sebastián Piñera, estão determinados a cumprir os pagamentos necessários. O novo director do Chile desportos, Gabriel Ruiz Tagle é clara: "Nossa prioridade agora é manter o Dakar é algo que vai além do campo de desportos praticados no Chile. Ele tem o mesmo pensamento da Secretaria de Turismo da Argentina, Enrique Meyer, que disse "La Voz del Interior", foi mais cauteloso: "ASO requer verba extra para manter o Dakar e temos que lhes dizer que nós vamos estudá-la." Em qualquer caso, se houver acordo com o Chile terá luz verde. Agora só precisamos saber se as condições dos dois países reúnem com a ASO que já se comprometeu com a Tunísia, Líbia e Egito, e pronto o novo Dakar para 2011 com a chegada à beira das pirâmides. África e América lutam para o Dakar.
Meira vence Rali Comarca da Ulloa
Decorreu na Comarca da Ulloa em volta de Palas de Rei, Monterroso e Antas de Ulla, o III rally com o tempo a que estamos resistindo recentemente, em seções a do início da manhã com placas de gelo, pois existem áreas com muita árvore, onde o sol nunca seca a estrada completamente. 107 pilotos e mais de 300 Kms totais, dos quais 95 são cronometrados divididos em 10 seções (5 diferentes). Estes Castelo de Pambre (km 10,6), Palas de Rei (12,1 kms), Viloide (10,4 kms), Coence (8,5 kms) e Monterroso (5,1 kms). O piloto Vigo Alberto Meira obteve a vitória global no Rali da Comarca da Ulloa, ao comando de um Mitsubishi Lancer Evo X. Segundos os irmãos Burgo, que estiveram sem oposição em terceiros no Peugeot 207 Super 2000 campeão Jonathan Perez Astúrias Rally. Rally Comarca da Ulloa, decorreu este fim de semana, significou o início da temporada de 2010 como o galego troféu do campeonato como a Pirelli, o Volante RACC e os novos Copa Kumho. A prova começou marcada por condições climáticas muito adversas. A precipitação durante os últimos dois dias, em um asfalto gasto e sujo, muitas vezes, é preciso acrescentar as baixas temperaturas, o que levou ao aparecimento de alguns lençóis de gelo e até neve caiu nos primeiros troços da manhã. Piloto da província e actual campeão do Grupo N da Galiza, Alberto Meira, conquistou a vitória na geral do rali a bordo de um Mitsubishi Lancer Evo X na frente dos irmãos Burgo.
Em terceiro lugar, o Peugeot 207 Super 2000 campeão Jonathan Perez Astúrias Rally, um dos pilotos com maior projecção nacional de ralis de asfalto, que no Campeonato de Espanha no Rali de Villajoyosa Alicante e Ulloa que veio a ser efectuado com o carro que era o Português Alexandre Camacho. O Vice-Campeão de 2009 do campeonato Galego e campeão de Grupo N, Meira entrou logo ao ataque com o seu novo carro e ganhou no primeiro troço a Burgo, enquanto Perez não foi além do 8º tempo.Na 2ª classificativa (Palas de Rei 1), Burgo reagiu a Meira que passou apenas a dispor de 2,1s de vantagem na liderança, enquanto Ivan Ares (Mitsubishi Evo VIII) era 3º depois de ter sido 2º na 1ª classificativa e 4º na 2ª classificativa.Ares aos comandos do seu Evo VIII (Grupo A) foi o mais rápido na 3ª classificativa (Viloide 1), enquanto Burgo foi 2º e Meira foi 3º, enquanto Perez começava a demonstrar as capacidades do S2000 e fez o 4º tempo.Burgo terminava a 1ª Secção no comando com uma vantagem sobre Meira e Ares ocupava a 3ª posição. A segunda passagem pelos dois primeiros troços da manhã ficou marcada pelo problema que Burgo teve no seu Mitsubishi ao ter “batido” numa pedra e pela recuperação do tempo perdido nas restantes classificativas, assim como pela demonstração da adaptação de Jonathan Perez ao 207 S2000 que ficou assinalado com tempos mais rápidos e vitória ao longo da tarde.Vilarino e seu co-piloto Luís Moncho com o Renault Megane Maxi foi quarto, enquanto o segundo Pirelli Cup e quinto na geral Alexander País teve uma subida da como a prova progredia.
Classificação:
1 Alberto Meira Fernandez/Alvaro Bañobre Lomba Mitsubishi Evo X
2 Pedro Burgo Vilanova/ Marcos Burgo Vilanova Mitsubishi Evo Viii
3 Jonathan Perez Suarez/ Enrique Velasco Alonso Peugeot 207 S2000
4 Luis Vilariño Garcia/ Ramon Lopez Marin Renault Maxi Megane
5 Alejandro Pais Gilsanz/ Santiago Pais Gilsanz Mitsubishi Evo Ix
6 Jose Miguel Martinez Barreiro/ Manuel Campos Fuentes Peugeot 306 Maxi
7 Martin Bello Nieto/ Alberto Bello Nieto Citroen C2 Vts
8 Alberto Otero Quintela/ Martin Segade Enjamio Peugeot 206 Xs
9 Pablo Rey Vazquez /Luis Hernandez Veiga Mitsubishi Evo Ix
10 Victor Magariños Pazos/ Jose Luis Estevez Nieto Bmw M3
1 Alberto Meira Fernandez/Alvaro Bañobre Lomba Mitsubishi Evo X
2 Pedro Burgo Vilanova/ Marcos Burgo Vilanova Mitsubishi Evo Viii
3 Jonathan Perez Suarez/ Enrique Velasco Alonso Peugeot 207 S2000
4 Luis Vilariño Garcia/ Ramon Lopez Marin Renault Maxi Megane
5 Alejandro Pais Gilsanz/ Santiago Pais Gilsanz Mitsubishi Evo Ix
6 Jose Miguel Martinez Barreiro/ Manuel Campos Fuentes Peugeot 306 Maxi
7 Martin Bello Nieto/ Alberto Bello Nieto Citroen C2 Vts
8 Alberto Otero Quintela/ Martin Segade Enjamio Peugeot 206 Xs
9 Pablo Rey Vazquez /Luis Hernandez Veiga Mitsubishi Evo Ix
10 Victor Magariños Pazos/ Jose Luis Estevez Nieto Bmw M3
Há rally em Madrid
Haverá Rally a contar para o nacional em Madrid. Na última reunião da Federação Espanhola aprovou a inclusão de uma nova prova de asfalto Rally Championship 2010 Madrid, Espanha.Em Madrid prova de rally, que se realizará nos dias 27 e 28 de Novembro. Com essa modificação, o calendário e o campeonato de 2010 é composto por 10 provas, permanecendo de fora o da Catalunha no nacional, o que Portugal devia fazer com as provas que contam para campeonatos WRC e IRC.Em Guadalajara a 19 de Fevereiro, reuniu o em Espanha o Comité Executivo e a Assembleia Geral do Real Automóvel Federação Espanhola que aprovou para 2010 o Calendário com uma grande mudança, incluindo uma nova prova de Espanha de Ralis Asfalto, decidindo que o rally Madrid se realizará nos dias 27 e 28 de Novembro aprovado por unanimidade. Até esta data estava confirmada a saída do calendário 2010 de ralis, Madrid e, Catalunha, em diferentes razões. A Costa Brava desapareceu por razões exclusivamente económicas. No entanto, ele estava a ser estudando a possibilidade de marcar alguns pontos do rally mundial, para não deixar órfão Catalunha concurso nacional. Em relação ao Shalymar, a baixa pontuação no relatório do governo federal foi o gatilho para exclusão do calendário, deixando Madrid perto de ralis nacionais. Com a inclusão do Rally de Madrid, o nacional de asfalto fica com o seguinte calendário:
Rallye Vilajoiosa, 27-28 de Março
Rallye ISLANDS, 17-18 Abril
CANTABRIA Rally, 15-16 Maio
RIAS BAIXAS Rally, 29-30 de Maio
Rallye Ourense, 19-20 de junio
Rallye FERROL, 28-29 Agosto
Rally Principe de Asturias, 11-12 Setembro
Rallye Llanes, 2-3 Outubro
Rallye Sierra Morena, 6-7 Novembro
Rallye RACE Madrid, 27-28 de Novembro
Rallye ISLANDS, 17-18 Abril
CANTABRIA Rally, 15-16 Maio
RIAS BAIXAS Rally, 29-30 de Maio
Rallye Ourense, 19-20 de junio
Rallye FERROL, 28-29 Agosto
Rally Principe de Asturias, 11-12 Setembro
Rallye Llanes, 2-3 Outubro
Rallye Sierra Morena, 6-7 Novembro
Rallye RACE Madrid, 27-28 de Novembro
Porsche aposta na energia solar
A Porsche anunciou que passará a produzir energia solar, na sua fábrica de Sachsenheim, através da instalação de um moderno sistema fotovoltaico, que ocupará uma área de 40.000 metros quadrados do telhado da sua fábrica de Sachsenheim. O construtor de automóveis desportivos Premium já deu início às alterações necessárias na fábrica para que a empresa com que trabalhará em conjunto, a Goldbeck Solar GmbH, inicie a instalação de 8.500 módulos foto voltaicos. A electricidade, por sua vez, será distribuída pela rede de energia da E&W Eichwald GmbH. Para Wolfgang Leimgruber, membro do quadro de executivos do sector de produção e logística da Porsche, «o progressivo interesse em conservar e proteger o ambiente não é nossa a única preocupação. A central de energia solar que vamos instalar fornecerá as condições ideias para uma nova geração de energia ecológica». A instalação dos módulos fotovoltaicos, afirma a Porsche, terá início antes do final de Fevereiro e poucas semanas depois ficará preparada a ligação à rede energética. O sistema terá capacidade para gerar dois milhões de quilowatt e evitar a emissão de 1.780 toneladas de dióxido de carbono por ano.
Salvador Cabral / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário