Como já vem sendo habito, difícil é ouvir alguém dizer bem da FPAK.Regulamentos, tratamento a pilotos, negociações em cima da hora, alterações na hora da partida, em suma tudo sem rei nem roque.A prova que começou e terminou debaixo de chuva, Luís Santos estreou da melhor maneira o novo Toniauto na Divisão 4.
Na Divisão 4 o campeão em título Luís Santos não deixou os seus créditos por mãos alheias, começando a época a vencer mesmo face a uma forte concorrência. Depois de nos treinos Ludgero Santos ter estabelecido o melhor tempo e de nas mangas Luís Santos ter sido o melhor, foi Valter Portugal quem começou por liderar na final. Algum tempo depois Luís Santos conseguiria a ultrapassagem ao piloto de Setúbal, mantendo-se depois na liderança até final. Miguel Ferreira foi então segundo com Carlos Fernandes a estrear-se da melhor forma na Divisão 4 com o último lugar do pódio. Nos duas rodas motrizes da Divisão 2, Bruno Gonçalves venceu folgadamente na final depois de nas mangas a luta pela vitória ter sido mais "apertada". Na partida da final foi Paulo Reis quem tomou a dianteira mas um toque com Gonçalves na travagem para a primeira curva fez com que o piloto do Peugeot 106 GTi se atrasasse irremediavelmente.
O espanhol Roberto Hernandez deu boa conta de si, com o piso enlameado da final perdeu cerca de 30 segundos para Gonçalves que, como já foi referido, venceu categoricamente.Relativamente à Taça de Autocross apenas compareceram dois pilotos, António Matias na Divisão 5. Embora não pontuando, o piloto decidiu participar na prova.Rui Raposo na Divisão 6, viu-se sozinho depois dos outros inscritos não aceitarem efectuar a prova por questões Federativas. Embora não pontuando, o piloto decidiu participar na prova com a vantagem natural a recair em Matias mas o piloto da Covilhã referiu a Bandarra Fm que os restantes pilotos ainda podem regressar.Vencendo treinos e corridas de qualificação, Mauro Reis aproveitou a transmissão partida de Luís Caseiro para vencer uma final que parecia decidida para o piloto de Coimbra. Também Mauro Reis fez uma corrida quase solitária com HsportTT pois mesmo não conseguindo acompanhar Caseiro conseguiu cavar um confortável para os restantes, rodando quase sempre na segunda posição. Apenas um ligeiro "tête" o fez perder a posição, mas por pouco tempo.
Quando Caseiro começou a sentir problemas, Reis tomou a liderança para cortar a meta com mais de 7 segundos de vantagem sobre João Moutinho. Moutinho o piloto da casa, que após realizar uma final de bom nível viu o seu esforço sair gorado devido a uma desclassificação ocorrida nas verificações técnicas finais onde o seu carro "acusou" uma largura do eixo traseiro superior ao legalmente permitido. Confusão que em nada dignifica o que se passa em termos de regulamento.Luís Ascenso, que beneficiou assim com o segundo, colocando mais um HsportTT no pódio. Na terceira posição final terminaria Pedro Rosário que fez uma corrida de trás para a frente depois de nos treinos e na qualificação se ter visto a braços com problemas de pneus. Ainda é cedo para fazer prognósticos da época, resta agora esperar pela segunda prova do campeonato para que se possa aquilatar melhor quais os pretendentes ao ceptro final.
Salvador Cabral/BandarraFm
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