sexta-feira, 5 de março de 2010

Rotações 05 Março 2010

Provas em destaque este Fim-de-Semana
Rali Torrie
Rali À Régua
Rotax Winter Series 2
Slalom De Vila Do Bispo
O Clube Serra a Fundo não pára! Agora é a vez da Perícia Automóvel no próximo domingo, dia 7 de Março, em Vila Nova de Tázem.
Campeonato Nacional de Motocross Grelha de partida em Águeda

WRC / IRC / CPR tudo este Fim-de-Semana

Este é daqueles fins de semana para tirar a barriga de misérias. Fim-de-semana alucinante para os amantes dos ralisOs melhores campeonatos em diferentes fusos horários com os melhores pilotos portugueses divididos pelas três competições.No mundial há as lutas com os senhores do costume. Loeb venceu as três últimas edições e está pronto para o assalto à quarta seguida mas Hirvonen não quererá deixar o comando do mundial apesar de ter sido apenas 6 no Shakedown a 3 segundos do pior dos 5 Citroen C4. Depois há os fieis escudeiros que aguardam pacientemente a sua oportunidade. Sordo parece estar mais “esfomeado”, ele que nunca venceu e que antes do arranque da época deu a entender que queria fazê-lo este ano no arranque fez o segundo melhor. Petter Solberg que já foi feliz no México também se candidata à vitória começou com o pé direito e fez o melhor tempo. Resta saber se ainda tem “pedalada” para isso. O português de serviço é o “nosso” campeão do mundo, Armindo Araújo. O objectivo declarado é tentar ganhar. Um dos principais adversários, o japonês Toshi Arai, bateu forte e capotou nos testes já no México mas deve poder alinhar.

No IRC o Rali de Curitiba tem lista bem mais preenchida que a do ano passado, desde logo pela presença da Skoda que no Shakedown fez os 3 lugares do podio. A luta deve travar-se entre os representantes da marca checa e os da casa do leão com o vencedor do ano passado, Kris Meeke, à cabeça. Com uma cartada muito forte a jogar estará o campeão português Bruno Magalhães que, acreditamos, tem condições para fazer um grande resultado e, porque não dizê-lo, para ganhar no país irmão nem sequer aqueceu porque viu o Shakedown anulado. Pedro Zamith também estará presente acescentando um motivo de interesse a todos os que acompanharão o rali deste lado do Atlântico.O prólogo que ia determinar a ordem de partida, para o primeiro dia do Rally Internacional Curitiba, foi cancelado devido ao excesso de água no percurso.Sendo assim, a organização determinou que a ordem de partida será dada através da classificação do campeonato. Juho Hanninen será o primeiro na estrada, seguindo-se Jan Kopecky, Guy Wilks, Bruno Magalhães, Kris Meeke e Daniel Oliveira.No nacional o regresso do Torrié ao asfalto com a ausência do dominador dos últimos anos, Bruno Magalhães. O Fiesta S2000 de Bernardo Sousa com o egitaniense Nuno Rodrigues da Silva será o carro a bater, ficando a curiosidade de saber o que poderão fazer os N4 agora mais vitaminados face ao 207 de Vítor Pascoal que, como se sabe, não tem todas as especificações de que dispõem os S2000 de topo.

Lada abandona WTCC

A LADA está de partida do Campeonato Mundial de Carros de Turismo que tem o seu início este fim-de-semana no Autódromo Internacional de Curitiba. A marca de leste não comparecerá nem nas provas da América do Sul, nem no que resta da temporada 2010. "Infelizmente, estamos a fechar as portas, porque sem apoios da fábrica é impossível colocar de pé um projecto desta envergadura", disse fonte próxima da LADA Sport – Russian Bears. Esta decisão do construtor russo poderá valer-lhe um pesada multa, visto que terá sido assinado um acordo de três anos entre a KSO e a LADA para a permanência da equipa de fábrica por três anos no mundial de turismos. A equipa russa também não tem planos para vender os Priora S2000 a equipas privadas, visto que nunca pensou em criar um programa desportivo para clientes, não existindo peças sobressalentes em número suficientes para colocar estes carros no mercado. O facto da regulamentação de motores do WTCC mudar em 2011, com a introdução dos blocos 1.6-litros não ajuda à comercialização das viaturas. Apesar da saída precoce do WTCC, a LADA deverá manter-se no desporto automóvel, pois esta semana Vladimir Putin afirmou o apoio da Federação Russa à Renault F1, apoio esse que poderá chegar em rublos pintados de LADA.
FIA-GT2 para Campeonato

Em comunicado de imprensa, a SRO Motorsports Group anunciou que o Campeonato Europeu FIA-GT2, competição que Stephane Ratel idealizava para secundar o "seu" mundial FIA-GT1, não se realizará em 2010. Ao contrário do mundo a FIA-GT1, que tem sido um sucesso a nível de inscritos, por manifesta falta de interesse das equipas da categoria GT2, que este ano optaram ou pelo International GT Open, ou pelo Le Mans Series, o "Europeu" FIA-GT2 não conseguiu vingar mesmo antes de nascer. A SRO pediu à FIA para adiar o campeonato para 2012, quando a organização suíça conta ver chegar alguns GT híbridos, novos carros e quatro construtores envolvidos. Entretanto, a SRO, com o apoio do Royal Automobile Club Belgium (RACB), submeteu à FIA uma proposta para atribuir a Taça Europeia FIA GT2 à equipa vencedora da categoria nas 24 horas de Spa-Francorchamps.

Stefan Grand Prix não entrou na F1

A Stefan Grand Prix viu as suas esperanças de entrar no Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2010 atiradas por terra, depois da FIA ter revelado na noite de quarta-feira a lista de equipas aceites para a temporada deste ano, onde figuravam apenas doze concorrentes. A entidade federativa esteve reunida para analisar a situação da equipa sérvia e decidiu que o lugar deixado vago pela USF1 não seria ocupado pela Stefan GP, dando uma forte machadada nas aspirações da equipa, que tinha já enviado algum material para Sakhir, na esperança de poder tomar parte no Grande Prémio do Bahrein, o primeiro da temporada de 2010. A FIA apontou como razão para esta sua decisão o facto de ser já bastante tarde para um novo projecto poder ser bem sucedido. A entidade federativa revelou também que irá iniciar outro processo de selecção para encontrar a equipa que ocupará o lugar vago no plantel de Fórmula 1, mas apenas a partir de 2011. A organização liderada por Jean Todt adiantou que os pormenores da triagem que irá realizar serão revelados nos próximos dias. Para além da decisão relativa ao lugar deixado vago pela USF1, a FIA aceitou também alteração do nome da Campos Meta 1, que agora passará a chamar-se HRT (Hispania Racing Team), ao passo que a equipa de Peter Sauber continuará a ser conhecida por BMW Sauber F1, apesar do construtor germânico ter abandonado o Campeonato Mundial de Fórmula 1 no final da temporada passada.

Fafe definido

A Demoporto já definiu a estrutura do Rali Serras de Fafe, segunda prova do Campeonato de Portugal de ralis. A equipa liderada por Carlos Cruz criou uma estrutura bastante aliciante para o publico, permitindo aos espectadores uma maior mobilidade entre troços, e consequentemente maior possibilidade de visibilidade para os espectadores. Em termos de novidades temos a super-especial a disputar na 6ª feira à noite em Fafe. Trata-se de um traçado com 1,60km entre o parque da cidade e a feira velha, com piso de asfalto e paralelo. Em termos de novidades registe-se ainda um acréscimo de 2km na Lameirinha, com um percurso que nunca foi utilizado em ralis, e um acréscimo de 3km em Ruivães com uma parte que já havia sido utilizada em 2005. As incrições para este rali que se disputa a 9 e 10 de Abril estão abertas até 30 de Março às 23h.

Programa:
Sexta-feira 9 de Abril:
21.30h - PE 1 - Super-especial Fafe
21.33h - Parque de assistência
Sábado 10 de Abril;
10.18h - PE 2 - Lameirinha 1 (15,3km)
11.01h - PE 3 - Luilhas 1 - (18km)
11.39h - Parque de assistência
12.17h - PE 4 - Lameirinha 2
13.00h - PE 5 - Luilhas 2
13.38h - Reagrupamento
13.53h - Parque de assistência
14.51h - PE 6 - Ruivães 1 (13,1km)
15.20h - PE 7 - Montim 1 (8,5km)
15.55h - PE 8 - Ruivães 2
16.19h - PE 9 - Montim 2
16.36h - Parque de assistência
17.14h - PE 10 Ruivães 3
17.38h - PE 11 - Montim 3
17.55h - Parque de assistência

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: