A Q&F - Comércio de Automóveis e Acessórios Lda.volta a estar na vanguarda da inovação no desporto motorizado em Portugal.Trata-se de um campeonato com princípios ecológicos, onde serão aplicados pneus Pirelli Cinturato, filtros reutilizáveis K&N e combustível biodiesel, para que seja possível tirar o máximo partido da condução, reduzindo o impacto ambiental associado.A organização do Ford Transit Trophy.tentou diversificar as pistas, com uma passagem por cada traçado apenas, sendo curioso de ver que as volumosas Transit vão efectuar corridas em traçados como Vila Real e a Rampa do Caramulo. A estreia será na Rampa da Falperra. A versão Transit eleita é uma Van 260S de tracção dianteira, equipada com o motor 2.2TDCi.Já é conhecido o calendário provisório do "Ford Transit Trophy" que trás as carrinhas comerciais para as pistas portuguesas.
O calendário provisório é o seguinte:
1 / 2 Maio - Rampa da Falperra
19 / 20 Junho - Circuito de Vila Real
3 / 4 Julho - Portimão WTCC
24 / 25 - Julho - Circuito de Braga
3 / 5 Setembro - Rampa do Caramulo
2 / 3 Outubro - Circuito do Estoril
1 / 2 Maio - Rampa da Falperra
19 / 20 Junho - Circuito de Vila Real
3 / 4 Julho - Portimão WTCC
24 / 25 - Julho - Circuito de Braga
3 / 5 Setembro - Rampa do Caramulo
2 / 3 Outubro - Circuito do Estoril
Costa Brava Histórico Vitoria dos Belgas
A partida do VII Rally Costa Brava Historic teve 160 equipas e concentraram-se na Praça Marquês de Foronda, no Pavilhão nº 7 da Feira de Barcelona e em torno da Fonte Mágica de Montjuic, presentes, britânicos, franceses, portugueses, belgas, italianos, mexicanos, neozelandeses e logicamente espanhóis. Dos 160 participantes, 14 motos clássicas.O mau tempo que se abateu na zona no início da semana causou visíveis consequências com a anulação de alguns troços e alterações nos itinerários, assim como foram cancelados todas as cerimónias que estavam previstas para o Paseo Marítimo de Lloret de Mar de modo a não prejudicar a intervenção das brigadas municipais que estão a trabalhar na capital da Costa BravaRaymond Horgnies e Christophe Hayez em Porsche foram os vencedores na Catalunha. Entre os portugueses nos vinte primeiros 7º Grosso/Sismeiro (BMW), 11º Rodrigues/Queiroz (BMW), 14º Mexia/Sales (Porsche) e 18º Familiar/Soares (Alfa Romeo).
A equipa belga Raymond Horgnies e Christophe Hayez em Porsche juntaram ao seu palmarés mais uma vitória, a do Rally Costa Brava Histórico que recordamos foram os vencedores do Rally de Portugal Histórico de 2009 organizado pelo ACP.A prova de 2010 organizada pela Rally Classics foi das edições mais complicadas da sua história, com inúmeras dificuldades logísticas em Lloret de Mar devido ao mau tempo dos dias anteriores.No primeiro dia o Audi Quattro de Manuel Arroyo/Jordi Arriezu terminou na liderança, depois do domínio na etapa dos Massanas, mas que não alcançaram Loret de Mar com problemas no motor do Seat 127.No segundo dia já o Porsche dos vencedores finais começou a dominar a 2ª etapa, passando a líderes provisórios.No último dia Horgnies manteve o Porsche sem dificuldades na liderança, completando a marca de Stuttgart o pódio com os Porsche de Martel/Sánchez na 2ª posição e na 3ª Macho/Macho.
O belga Jose Lareppe em Opel, recém vencedor do Monte Carlo Histórico não foi além do 22º lugar final, enquanto o português e vencedor da prova em 2009, Mexia Leitão em Porsche terminou em 14º.Entre os vinte primeiros terminaram quatro equipas portuguesas, com o melhor resultado para 7º lugar de J. Grosso/J. Sismeiro (BMW 2001 Tii), enquanto N. Rodrigues/A. Queiroz (BMW 2002) foram 11ºs, 14ºs J. Mexia Leitão/N. Sales (Porsche 911) e 18ºs J. Familiar/H. Soares (Alfa Romeo Giulia Super).Entre os 140 concorrentes que terminaram a prova, encontramos as equipas portuguesas, no 21º V. Borges/R. Alves (Porsche 911 S Targa), 29º J. Vieira/J. Martins (BMW 635 CSI), 37º A. Mexia/M. Carvalho (VW Golf GTI), 39º J. Queiroz/M. Queiroz (Porsche 924 Turbo), 45º A. Santos/L. Menezes (Opel 1904 SR), 110º J.Brito/S. Brito (Citroen GSA X3) E 136º P. Grosso/S. Cordeiro (Ford Escort MKI).
Classificação final do VII Rally Costa Brava Histórico:
1-Raymond Horgnies-Christophe Hayez (Bélgica/Porsche 911/F), 104,6 pts
2-Gustavo Martel-Nicolás Sánchez (Espanha/Porsche 911/F), 134,0 pts
3-Manuel Macho-Manuel Macho jr. (Espanha/Porsche 911/G), 136,6 pts
4-Manuel Arroyo-Jordi Arriezu (Espanha/Audi Quattro/H), 137,0 pts
5-Asier Santamaría-Joseba Macias (Espanha/VW Golf/H), 137,5 pts
6-Alex Rimbau/Jordi Peradalta (Espanha/Seat 127/G), 142,5 pts
7-José Grosso/João Sismeiro (Portugal/BMW 2002/G), 147,6 pts
1-Raymond Horgnies-Christophe Hayez (Bélgica/Porsche 911/F), 104,6 pts
2-Gustavo Martel-Nicolás Sánchez (Espanha/Porsche 911/F), 134,0 pts
3-Manuel Macho-Manuel Macho jr. (Espanha/Porsche 911/G), 136,6 pts
4-Manuel Arroyo-Jordi Arriezu (Espanha/Audi Quattro/H), 137,0 pts
5-Asier Santamaría-Joseba Macias (Espanha/VW Golf/H), 137,5 pts
6-Alex Rimbau/Jordi Peradalta (Espanha/Seat 127/G), 142,5 pts
7-José Grosso/João Sismeiro (Portugal/BMW 2002/G), 147,6 pts
Arias vence Rallye del Bierzo
Arias/García em Ford Focus WRC venceram o Rallye del Bierzo.O Rallye del Bierzo foi a primeira prova de 2010 do Campeonato de Ralis de Asfalto de Castilla e León da Federação de Castilla e Léon de Automobilismo, para o Campeonato Madrileno e para a Copa GPRS Sport e contou com sete troços cronometrados num total de 117,4 kms dos 333,8 kms que constituíram a prova.O XVII Rallye del Bierzo decorreu este sábado e a vitória ao volante de Ford Focus WRC pertenceu a Javier Arias/Rafael García.Jonathan Perez quando comandava a prova bateu forte com o Peugeot 207 S2000 na 4ª classificativa, acabando por desistir.Na segunda posição final terminou o Seat Cordoba WRC de Daniel Marbán e Victor Ferrero, enquanto o terceiro lugar final foi para o Mitsubishi EVO VI de Grupo A de Francisco Carracedo/Marta Carracedo.Destaque para o 4º lugar do Suzuki Swift Sport da equipa oficial da Suzuki Motor Ibérica com Gorka Antxustegi e Gabri Suárez.Terminaram 35 das 59 equipas que iniciaram a prova.
Classificação:
1 J.Arias / R.García Ford Focus Wrc
2 Daniel Marbán Ojea Seat Cordoba Wrc
3º F.Carracedo / M.Carracedo Mitsubishi Lancer Evo Vi
4º G.Antxustegi / G.Suárez Suzuki Swift Sport
5º C.Fernández / J.Osete Peugeot 206 Rc
6º J.Ferrero / M.García Mitsubishi Lancer Evo Vi
7ºJ.Rodríguez / M.Arroyo Mitsubishi Lancer Evo Viii
8º J.Marbán / I.Paez Peugeot 206 Wrc
9º E.Peláez / A.González Renault Clio Sport
10º J.R.Rodríguez / I.Rodríguez Mitsubishi Lancer Evo Vi
1 J.Arias / R.García Ford Focus Wrc
2 Daniel Marbán Ojea Seat Cordoba Wrc
3º F.Carracedo / M.Carracedo Mitsubishi Lancer Evo Vi
4º G.Antxustegi / G.Suárez Suzuki Swift Sport
5º C.Fernández / J.Osete Peugeot 206 Rc
6º J.Ferrero / M.García Mitsubishi Lancer Evo Vi
7ºJ.Rodríguez / M.Arroyo Mitsubishi Lancer Evo Viii
8º J.Marbán / I.Paez Peugeot 206 Wrc
9º E.Peláez / A.González Renault Clio Sport
10º J.R.Rodríguez / I.Rodríguez Mitsubishi Lancer Evo Vi
Salão de Genebra
O Audi A1 e-tron é um protótipo eléctrico baseado no recém-apresentado A1, o qual se encontra muito próximo do que poderá ser um futuro modelo de produção. O motor eléctrico que o equipa tem 102 cv de potência, o que lhe permite acelerar dos 0 aos 100km/h em 10.2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 130 km/h. A sua autonomia é de 50 quilómetros. Quando a capacidade da bateria de iões de lítio se esgota, entra em funcionamento um motor a gasolina que alimenta um gerador que produz energia eléctrica (15kw). Este gerador eléctrico permite aumentar a autonomia em 200 km.
O Seat IBE é um protótipo de um veículo eléctrico movido, exclusivamente, por um motor eléctrico de 102 cv, alojado na sua secção traseira. Apresenta a particularidade de fornecer uma antevisão de como será a estética dos futuros modelos da marca espanhola. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 9,4 segundos e a velocidade máxima atingida é de 160 km/h. O bloco eléctrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 18 kWh. A marca não especifica a autonomia do protótipo, nem como se carrega.
Salvador Cabral / BandarraFm.
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