O piloto espanhol superiorizou-se a Felipe Massa no arranque, seguindo Sebastien Vettel, que liderou até à trigésima quarta volta. Foi então que o alemão da Red Bull teve problemas de motor, perdendo três posições até ao final da corrida. Fernando Alonso estreou-se da melhor forma ao serviço da Ferrari ao liderar a dobradinha que a equipa transalpina alcançou no Grande Prémio do Bahrein, o primeiro da temporada. O alemão da Red Bull parecia estar em condições de conquistar a vitória na corrida, apesar da aproximação dos pilotos da Ferrari. No entanto, a quinze voltas do final o motor Renault do seu monolugar começou a falhar, devido à quebra de um colector de escapes, o que obrigou a reduzir substancialmente o seu andamento. Vettel conseguiu ainda defender-se de Nico Rosberg, concluindo a prova no quarto posto. Felipe Massa também teve algumas contrariedades para ultrapassar, dado que, quando se estava a aproximar de Alonso e de Vettel, o seu motor começou a sobreaquecer, obrigando-o a reduzir o andamento. Contudo, tinha uma vantagem confortável para Lewis Hamilton, concluindo a corrida no segundo lugar sem qualquer problema.
O piloto da McLaren acompanhou os homens da Ferrari na subida ao pódio, tendo perdido muito tempo até à troca de pneus, dado ter ficado atrás Nico Rosberg, que não conseguia acompanhar os três primeiros. O alemão da Mercedes garantiu o quinto posto, terminando imediatamente à frente de Michael Schumacher, que foi sexto no seu regresso à Fórmula 1. No encalço do heptacampeão do mundo ficou Jenson Button que esteve muito aquém do rendimento evidenciado por Lewis Hamilton, o seu colega de equipa. O Campeão do Mundo em título rodou a maior parte da prova sem ninguém à sua frente, mostrando-se cerca de um segundo por volta mais lento que o seu conterrâneo de Woking. Só no final da prova Button conseguiu aproximar-se de Michael Schumacher, mas nunca se colocou em posição de poder ultrapassar o alemão. Sempre muito próximo de Button esteve Mark Webber mas também este não esboçou qualquer tentativa para desfeitear o seu adversário. O australiano esteve também longe do andamento evidenciado por Sebastien Vettel, terminando no oitavo lugar. O piloto da Red Bull destacou-se sobretudo por ter lançado o caos no pelotão logo no arranque, quando o motor do seu carro lançou uma nuvem densa de fumo para a atmosfera. Robert Kubica e Adrian Sutil foram os principais prejudicados ao tocarem-se por não conseguirem ver para onde se dirigiam. Vitantonio Liuzzi protagonizou uma boa corrida conseguindo levar o seu Force India até ao nono lugar, que este ano dá direito a pontos, terminando a sete segundos de Webber. Rubens Barrichello completou o top-ten, assegurando o derradeiro ponto. Entre as equipas novas, apenas a Lotus viu os seus pilotos terminarem, tendo, no entanto, visto a bandeirada de xadrez nas últimas posições.
Classificação Corrida:
1. Alonso Ferrari
2. Massa Ferrari
3. Hamilton McLaren-Mercedes
4. Vettel Red Bull-Renault
5. Rosberg Mercedes
6. Schumacher Mercedes
7. Button McLaren-Mercedes
8. Webber Red Bull-Renault
9. Liuzzi Force India-Mercedes
10. Barrichello Williams-Cosworth
1. Alonso Ferrari
2. Massa Ferrari
3. Hamilton McLaren-Mercedes
4. Vettel Red Bull-Renault
5. Rosberg Mercedes
6. Schumacher Mercedes
7. Button McLaren-Mercedes
8. Webber Red Bull-Renault
9. Liuzzi Force India-Mercedes
10. Barrichello Williams-Cosworth
Campenato Mundial de Pilotos:
1. Alonso 25
2. Massa 18
3. Hamilton 15
4. Vettel 12
5. Rosberg 10
6. Schumacher 8
7. Button 6
8. Webber 4
9. Liuzzi 2
10. Barrichello 1
1. Alonso 25
2. Massa 18
3. Hamilton 15
4. Vettel 12
5. Rosberg 10
6. Schumacher 8
7. Button 6
8. Webber 4
9. Liuzzi 2
10. Barrichello 1
Campeonato Mundial de Construtores:
1. Ferrari 43
2. McLaren-Mercedes 21
3. Mercedes 18
4. Red Bull-Renault 16
5. Force India-Mercedes 2
6. Williams-Cosworth 1
1. Ferrari 43
2. McLaren-Mercedes 21
3. Mercedes 18
4. Red Bull-Renault 16
5. Force India-Mercedes 2
6. Williams-Cosworth 1
Manuel Pinto, Rali Coração de Ouro
Ao levar de vencida a concorrência no Rali Coração do Ouro disputada este em Melres, a dupla Manuel Pinto / Francisco Martins conseguiu o primeiro triunfo da sua curta carreira nos ralis,. Luis Mota foi o primeiro líder, mas no 2º troço viu Manuel Pinto passar para a liderança por pouco mais de 3 segundos. Para Mota, era o início dos problemas de caixa de velocidades que obrigariam a renunciar à prova. Para Manuel Pinto, era a oportunidade de vencer o rali, gerindo a sua vantagem sobre Gil Antunes na derradeira classificativa. Com o 2º lugar nesta prova, Gil Antunes passa a liderar o Campeonato Regional de Ralis do Norte. Luta foi o que também existiu pelo 3º lugar. César Resende começou por ser o melhor, mas na 2ª PE Tiago Almeida fez um tempo canhão e subiu para o lugar atrás de Antunes. Problemas na 3ª PE para o homem do Lancer Evo III e boa ponta final de Júlio Bastos que colocou o BMW no lugar mais baixo do pódio. No extra campeonato, Nuno Cardoso a estrear com o Mitsubishi Carima GT foi o melhor.
Classificação final (CRRN):
1º Manuel Pinto / Francisco Martins - Mitsubishi Evo VI
2º Gil Antunes / Daniel Amaral - Opel Astra GSI
3º Julio Bastos / Anibal Pereira - BMW M3
4º César Resende / Paulo Lapa - Ford Escort Cosworth
5º Miguel Barroso / Ricardo Faria - VW Golf G60
6º Tiago Almeida / Ricardo Matos - Mitsubishi Lancer Evo III
7º Hugo Sousa / Nuno Alves - Toyota Starlet Cup
8º Luis Bastos / Paulo Marques - BMW M3
9º Firmino Peixoto / Isaac Pedroso - Citroen AX GTI
10º Sérgio Paiva / Frederico Carvalho - Peugeot 106
1º Manuel Pinto / Francisco Martins - Mitsubishi Evo VI
2º Gil Antunes / Daniel Amaral - Opel Astra GSI
3º Julio Bastos / Anibal Pereira - BMW M3
4º César Resende / Paulo Lapa - Ford Escort Cosworth
5º Miguel Barroso / Ricardo Faria - VW Golf G60
6º Tiago Almeida / Ricardo Matos - Mitsubishi Lancer Evo III
7º Hugo Sousa / Nuno Alves - Toyota Starlet Cup
8º Luis Bastos / Paulo Marques - BMW M3
9º Firmino Peixoto / Isaac Pedroso - Citroen AX GTI
10º Sérgio Paiva / Frederico Carvalho - Peugeot 106
Bugatti 16C Galibier em Genebra
A Bugatti apresenta-se no Salão Automóvel de Genebra com o 16C Galibier. O motor que equipa este quatro portas é um 8.0 de 16 cilindros sobrealimentado, que apresenta a particularidade de poder funcionar não só a gasolina mas também a etanol. Conta com tracção integral, travões de cerâmica desenvolvidos especialmente para o efeito e uma nova suspensão. O interior deste Bugatti encontra-se em conformidade com o desenho minimalista do exterior, como o atestam os únicos dois mostradores no painel de instrumentos. A Parmigiani, fabricante de relógios suíços, criou um relógio propositadamente para o Galibier, o qual também pode ser usado no pulso. «Galibier» era o nome de uma versão do Bugatti Type 57 e é, também, uma das passagens mais difíceis da Volta a França, devido à sua altitude.
Lotus revela Evora Carbon
Uma das apostas da Lotus para o Salão de Genebra é o Evora Carbon Concept que, tal como o nome sugere, recorre ao uso extensivo da fibra de carbono. A sua carroçaria apresenta-se num tom branco, que contrasta com os painéis de fibra da carbono do seu tejadilho e os usados no interior. «O Evora Carbon tem várias características que expressam a nossa herança no desporto automóvel e o desenho marcante das propostas da Lotus, ao longo dos tempos» - referiu Donato Coco, director da Lotus Design.
Citroën revela Survolt
A Citroën reservou para o Salão de Genebra a apresentação do protótipo eléctrico Survolt. Trata-se de um desportivo com 3,85 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,20 metros de altura, cujo design é uma mescla entre o Gtb by Citroën e o Revolte. Não são conhecidas as especificações da motorização eléctrica que integra o protótipo, mas crê-se que seja uma evolução da já utilizada justamente no Revolte, apresentado em Frankfurt.
Salvador Cabral / BandarraFm
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