quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Rotações 15 Dezembro 2010

6 Horas Clássicos de Braga José Fafiães triunfa na 13ª edição


A 13ª edição das 6 Horas de Clássicos de Braga, consagrou a equipa de José Fafiães, Manuel Valente e Cristiano Sá Fernandes (Datsun 1200), em mais uma organização do Clube Automóvel do Minho.Durante os 360 minutos de corrida a

incerteza quanto aos vencedores foi grande, isto porque foram várias as formações que passaram pelo comando, mas alguns por problemas mecânicos foram atrasando-se ou desistindo. No final, foi a equipa de José Fafiães a vencer, depois de uma prova regular em que souberam gerir os acontecimentos da melhor forma, para além de um andamento muito consistente.Em condições semelhantes, a AMCO Racing I, com Albino Osório, Luis Sousa, João Pedro Sousa e Pedro Martins (Ford Escort) chegou ao segundo posto. Depois de terem começado por lugares mais baixos da classificação, a equipa foi ao longo do tempo subindo posições, rodando depois sempre de forma persistente nos lugares cimeiros, terminando folgados neste lugar.O derradeiro lugar do pódio foi parar às mãos de Auto Sueco Minho, que trouxe para esta corrida o Volvo 240 Turbo, que chegou a ser campeão nacional de velocidade. António Rodrigues, Lennart Westrin e Manuel Ramos dividiram o volante do carro sueco, tendo alguns problemas eléctricos na parte final, mas também um pouco de sorte, pois a Scirroco Team, com Fernando Xavier e António Santos (VW Sciroco), estava em terceiro com uma boa vantagem quando ficou pelo caminho a poucos minutos do final.


A lista dos cinco primeiros ficou completa com a AMCO Racing II, com José Carlos Magalhães, José Couceiro, Hugo Pereira, Hélder Oliveira e Francisco Pinto (BMW 323), e a Scirroco Team que mesmo depois de parar assim ainda foi quinta classificada.Grande dose de azar para a equipa dos Comissários do CAM, felizmente nada de grave se passou com Nuno Lima que ia ao volante, mas o Opel Manta ficou um pouco mal tratado. Com isto, o «Safety-Car» esteve em pista cerca de 20 minutos para que as condições de corrida fossem restabelecidas. Nuno Lima, ao volante, ele que fazia equipa com Paulo Silva e Ricardo Maia, o carro com as cores do Clube Automóvel do Minho fugiu de traseira à entrada para a parabólica do Circuito Vasco Sameiro e começou a capotar. Felizmente não passou de um susto para o piloto e alguns danos para o carro.Pelo caminho ficaram ainda a Fábrica Italiana Trsport 1, de Carlos Abreu, Rufino Fontes, José Pedro Fontes, Miguel Fontes e Rosário Sottomayor, que defendiam a vitória alcançada o ano passado. Ainda na volta de formação da grelha de partida partiu-se o motor do Alfa Romeo Giullia. O Team Stand Carvalho, com Manuel Ferreira, Silvino Pires e Carlos Pires (BMW 2002), foram outros que desistiram quando lideravam, depois de um problema de motor.


Nupel planos 2011


Nupel Global Racing Aposta no campeonato de Espanha de Asfalto e apresentou planos para 2011Na Corunha, a equipa galega Nupel Global Racing revelou os seus projectos para a próxima temporada.Representada ao mais alto nível, com entre outros, Jorge Dorribo, Luis Moya e o Campeão Mundial de S-WRC, Xevi Pons, o protagonista foi o Ford Fiesta S2000 que se apresentou com uma nova e bonita decoração!A Nupel fará do Campeonato de Espanha de Ralis de Asfalto a sua principal missão em 2011, com a dupla Xevi Pons/Alex Haro a lutar pelo título.Além do S2000, e mesmo se a projectada "Copa" com os Fiesta R2 - a Nupel possui 10 destas viaturas - não foi avante, a Nupel irá continuar a aposta em 2011, com nada menos do que quatro Fiesta R2 no "Nacional" espanhol de asfalto, um deles para Juan Dorribo, o filho do patrão da equipa.


Olavo Esteves Competições aposta forte em 2011


Praia da Vitória, Capital açoriana dos desportos motorizadosPara além do anúncio da continuidade de realização da Taça de Ralis Além Mar do Grupo Central, Olavo Esteves acaba de anunciar, na Gala de Ralis da Ilha Terceira, a criação do Centro de Desportos Motorizados da Praia da Vitória e de 5 novas competições.O Centro de Desportos Motorizados da Praia da Vitória assenta na construção (já em andamento) de uma pista em piso de terra nos terrenos anexos ao Estádio Municipal da Praia da Vitória. O traçado terá duas versões que poderão ser utilizadas para modalidades diversas e conta ainda com espaço para assistências, parques de estacionamento, acessos diferenciados, etc. A versão de pista maior tem aproximadamente 1700m de extensão e 12m de largura.A pista do Centro de Desportos Motorizados da Praia da Vitória vai permitir a disputa, já em 2011, do Troféu de Quad-Cross OEC/Motorlube (4 provas), do Troféu Kartcross (3 provas), do Troféu de Motocross OEC/Motorlube (4 provas), do Desafio Resistência TT (4 provas) e da Taça Ilha Terceira de Autocross(4 provas).Duas das provas da Taça de Ralis Além Mar do Grupo Central passam também a arrancar com super-especias duplas a correr na nova pista.


Superleague volta a anunciar prémios milionários em 2011


A Superleague Formula by Sonangol vai continuar a distribuir o maior prémio financeiro do desporto motorizado na próxima época Os pilotos vão continuar a lutar por 280.000€ em cada uma das 12 jornadas de 2011, com o vencedor da Super Final a levar para casa 100.000€.A juntar a estas maquias há ainda 1.750.000€ a distribuir pelos três primeiros classificados do campeonato no final do ano, com o campeão a reclamar 1.000.000€, o vice-campeão a ficar com 500.000€ e o terceiro a receber um cheque de 250.000€.A continuação do prize money reforça a posição da Superleague Formula como a única competição de desporto motorizado onde os pilotos podem ganhar prémios financeiros tendo por base apenas as suas prestações.Em 2010 o Campeão Davide Rigon (RSC Anderlecht) foi quem mais ganhou; ao milhão de euros pela conquista do ceptro o italiano juntou ainda 680.000€ conquistados ao longo do ano com um total de nove presenças em Super Finais, entre as quais três vitórias.Craig Dolby (Tottenham Hotspur) foi o nome que se seguiu na tabela com 860.000€ depois de ter terminado em segundo da geral, enquanto o terceiro na tabela foi Max Wissel (FC Basel) com 575.000€.Dos que não terminaram entre os três primeiros da geral, John Martin (Beijing Guoan) foi quem mais dinheiro ganhou com as presenças nas Super Finais. O australiano, que esteve fora da luta pelo ceptro no início, mas que depois rodou de forma brilhante na segunda metade do ano, venceu duas Super Finais e arrecadou um total de 365.000€, apenas mais 30.000€ que Yelmer Buurman (AC Milan), cuja época começou bem, mas acabou com azar.

Houve também dois neozelandeses que arrecadaram dinheiro, isto apesar de não terem levado a cabo a temporada completa.Chris van der Drift (Olympiacos) já tinha somado 325.000€ antes do impressionante acidente de Brands Hatch, enquanto Earl Bamber saltou da cabina de comentador para a pista, na China, para arrecadar 200.000€ em apenas sete dias ao correr pelo FC Porto e PSV Eindhoven.Os outros dois pilotos que viram os seus prémios financeiros chegar aos seis dígitos também não alinharam na temporada completa e podem ameaçar o topo da tabela caso regressem em 2011.Frederic Vervisch (Liverpool) causou impressão logo na estreia em Adria e o belga terminou o ano com 160.000€, em boa parte devido a brilhante vitória na Super Final de Portimão com pneus velhos.O gaulês Franck Perera começou a temporada pelo brasileiro Flamengo, mas também representou o Lyon e Bordeaux, arrecadando 125.000€."Actualmente é extremamente difícil os pilotos talentosos ganharem dinheiro nos monolugares – mas a Superleague Formula oferece-lhes agora essa oportunidade. Os nossos carros são todos iguais, pelo que os pilotos ganham o dinheiro tendo por base apenas as suas prestações e o árduo trabalho que levam a cabo com as suas equipas. Este ano atraímos alguns dos melhores pilotos profissionais do mundo e com a manutenção do prémio financeiro para o próximo ano esperamos ter a nossa melhor grelha de sempre em 2011", comentou Robin Webb, Director de Comunicação da Superleague Formula.


Salvador Cabral/ BandarraFm

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