quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Rotações 16 Dezembro 2010

Assembleia-Geral da F.M.P. Decisões para enfrentar 2011


A Assembleia-Geral da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) aprovou hoje, por unanimidade, o Orçamento e Plano de Actividades para 2011, principal ponto constante na agenda de trabalhos, avultando a aprovação dos calendários desportivos nacionais e alterações a regulamentos.Delegados de 23 clubes compareceram no Centro de Congressos do Estoril, ocupando a manhã nas reuniões sectoriais de comissões especializadas, e a tarde em sessão plenária. Atenta à conjuntura económica recessiva que o país atravessa, a Direcção da FMP apresentou um Orçamento para 2011 ajustado às necessidades, verificando-se uma redução global de 9,5% face ao executado este ano – em concreto, o total ascende a 1.377.775 euros, contra os 1.521.850 euros de 2010.


"Definimos um Orçamento centrado naquilo que é essencial," declarou Jorge Viegas, Presidente da FMP. "É um orçamento de rigor, para que o motociclismo continue bem num ano complicado." A redução das despesas foi obtida através de cortes nas verbas atribuídas a Comissões especializadas e apoios concedidos a pilotos, mas caso se concretizem alguns patrocínios em negociação, poderá haver mais investimento a nível de selecções e apoio a alguns pilotos.Quanto ao Plano de Actividades, o principal destaque vai para as provas internacionais a realizar em Portugal – ao todo, seis eventos pontuáveis para Campeonatos do Mundo e/ou da Europa.

Entre eles, saliência para a estreia de uma nova competição, o "Mundial" de Enduro Indoor, cuja última jornada terá lugar no Estádio do Restelo, em Lisboa, na noite de 5 de Março.


A nível do Mototurismo, são já conhecidas as datas e locais referentes aos dois eventos especiais, organizados directamente pela FMP. Assim, o Dia do Motociclista será comemorado no dia 17 de Abril em Coimbra, enquanto o "Portugal de Lés-a-Lés" acontece de 23 a 25 de Junho, entre Mogadouro/ Castelo de Vide/ Lagoa.Nesta Assembleia-Geral foi também aprovada a concessão de galardões da FMP, sendo distinguidos com o Diploma de Mérito Motociclista o piloto Gonçalo Reis e quatro colectividades – Motor Clube de Guimarães, Clube Seita TT, Grupo Motard da Vidigueira e Motoclube de Vila do Conde. Ainda ficou definido o local da Assembleia-Geral de Março de 2011, que terá por anfitrião o Ginásio Clube de Águeda.


Campeonato Nacional de Cross-Country – 2010


Luís Ferreira na categoria de motos, e Ricardo

Carvalho na de Quads, são os novos campeões nacionais de Cross-Country. Ambos os pilotos confirmaram o favoritismo para alcançar os títulos, terminando a competição só com vitórias no activo. Na derradeira jornada, em Castelo Branco, também Filipe Leal assegurou o triunfo entre os Quad no Troféu Goldspeed by Bpeters.Mais duas competições de 2010 terminaram neste Sábado – o Campeonato Nacional de Cross-Country e o Troféu TT Golspeed by Bpeters. A quarta e última prova disputou-se no Parque de Desportos Motorizados, em Castelo Branco, num traçado com 3,870 metros de perímetro e perfil variado, incluindo algumas zonas com lama e regos.


QUADS – Esta prova realizou-se à tarde, sendo válida para as duas competições já referidas, e durou hora e meia (mais uma volta), envolvendo 26 pilotos. Filipe Leal liderou durante cerca de uma hora, até ao reabastecimento, quando foi superado por Ricardo Carvalho. Entre os homens da frente, Carvalho foi o único que não precisou de reabastecer e explorou bem esse factor para ganhar, embora com curta vantagem sobre os perseguidores: Filipe Leal ficou apenas a 3,5s, e Toni Cunha em 3.º lugar a 4,6s, diferenças que testemunham o animado confronto pela vitória. O 4.º classificado, Rafael Acúrcio, ficou já a 2m31s do vencedor.Na discussão dos primeiros lugares esteve também envolvido João Vale, mas um problema mecânico forçou o abandono na segunda metade da prova. Ao invés, motivos de satisfação tinham Firmino Salazar, 8.º absoluto e vitorioso na classe de Troféu do "Nacional" de Cross-Country, enquanto Dário Alves (11.º da "geral") levou a melhor na classe Q Zero do Troféu TT. Entre as duas Senhoras presentes, Vera Anselmo impôs-se a Ana Ribeiro.


MOTOS – As "duas rodas" iniciaram a função às 18h15, portanto com iluminação artificial na pista – facto inédito no Cross-Country lusitano – para uma prova de hora e meia mais uma volta. Alinharam à partida 15 concorrentes, com Paulo Gonçalves a comandar durante a primeira metade da corrida, até conhecer problemas mecânicos que implicaram a desistência após onze voltas. Assim, Luís Ferreira acabou mesmo por comemorar o título com mais um triunfo folgado, pois o 2.º classificado ficou a três voltas. Essa posição foi ocupada por Elias Rodrigues até quatro voltas do fim, quando a sua moto deixou de funcionar. Depois, este piloto seria desclassificado por ter reabastecido no percurso, facto que lhe custou perder a vitória no Troféu da classe Nacional, ganho por Adelino Sousa. Assim, o 2.º lugar na prova albicastrense pertenceu a André Ruano, melhor representante da classe Promoção, na qual Filipe Saúde celebrou o êxito global no respectivo Troféu com a 3.ª posição absoluta nesta jornada.


UTV/ Buggy – Estranhamente, apenas quatro pilotos fizeram a deslocação a Castelo Branco, para a última ronda do Troféu Goldspeed By Bpeters nestas classes. Pior ainda, o único Buggy presente, o de Luís Ramalho, partiu a transmissão nos treinos, restando assim três UTV para uma hora de corrida. Marco Grilo foi o vencedor, com 13s sobre Carlos Miranda, enquanto Tiago Gomes completou o elenco, mas já a quatro voltas do vencedor.


MotoGP: Mercedes AMG oficialmente confirmada


Conforme já tinha dado conta há algum tempo atrás, a Ducati estava à procura de novos patrocinadores para a sua equipa de fábrica em MotoGP, nomeadamente, os especialistas em tornar os automóveis da marca Mercedes em verdadeiras máquinas de competição, a AMG.Durante a apresentação da nova Ducati Diavel ao público americano, no Salão de Los Angeles, foi o próprio presidente da AMG, Ola Kallanius a confirmar os rumores e a garantir apoio à equipa Ducati.Durante o discurso em que confirmou ser o novo patrocinador da equipa Ducati, a AMG apresentou também a sua nova “bomba”, o Mercedes CLS 63 AMG, o que imediatamente levou a que Nicky Hayden, piloto da equipa em MotoGP, revelasse a sua felicidade por poder trabalhar para a Ducati agora com novo patrocínio“Bem, se a minha moto de trabalho é esta (Desmosedici GP11) e o meu carro de trabalho é este, então posso dizer que me estou a sair bastante bem!”


Airoh Aviator chega a Portugal


O novo capacete topo de gama off-road da Airoh chega território nacional. A marca AIROH na sua constante busca de novas soluções e evoluções apresenta o novo modelo Aviator, uma das propostas da marca italiana para a colecção 2010/2011. No que diz respeito a modelos off-road, o produto mais revolucionário de todos é o ''AVIATOR'', o topo de gama da marca. Este capacete é produzido essencialmente em carbono e Kevlar, com um peso aproximado de 950gr. Possui um forro destacável e almofadas de rápida remoção, com uma calota composta por várias entradas de ar, destacando-se as superiores, que contam com umas tampas para a chuva e uma extensão extra na pala. Este modelo tem 3 calotas disponíveis, oferecendo assim um melhor conforto no tamanho. Para além disso, conta com uma forma ergonómica e preparada para o uso de Leat brace. Para mais informações pode contactar o importador da Airoh em Portugal, a Salgados Moto, através do telefone 214 691 484, ou através do e-mail bbsalgado@salgadosmoto.pt


Salvador Cabral / BandarraFm.

Sem comentários: