A grande maioria dos pensionistas (93%) vai ter um aumento máximo de 18 euros no valor da reforma, em Janeiro de 2009, segundo dados da Segurança Social citados pelo Diário Económico esta terça-feira.
O aumento corresponde à actualização de 2,9%, que será aplicada a todos os reformados do escalão mais baixo de rendimentos – até 629 euros. Números da Segurança Social indicam que, em Junho deste ano, existiam quase 2,6 milhões de reformados no primeiro escalão de pensões de velhice, ou seja, cujo montante da pensão vai até 629 euros (1,5 vezes o Indexante de Apoios Sociais). Deste modo, quase todos os pensionistas terão acesso à actualização máxima prevista por lei – isto é, 2,9%, o valor da inflação (sem habitação) registada em Novembro deste ano.
Assim , com base nas regras definidas no final de 2009 entre o Governo de José Sócrates e os parceiros sociais, os quase 200 mil pensionistas com reformas entre 629 euros e 2.515 euros terão direito a um aumento de 2,4%, o que em termos absolutos representa entre 18 e 60 euros. As reformas acima dos 5.031 euros mantêm-se congeladas.
Feitas as contas, conclui o diário, há cerca de 209 mil reformados da Segurança Social que devem perder poder de compra, enquanto a grande maioria deverá ganhar.
Diário Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário